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sexta-feira, 18 de março de 2016

Alunos da 1ª série C- Ensino Médio começam as atividades da Olimpíada de Língua Portuguesa - 5ª Edição com leitura de crônica de Luis Fernando Veríssimo.


Prof.Sérgio contou com a ajuda da aluna Isabela que leu a crônica: Regininha e os três dias do condor- da obra "O melhor das comédias da vida privada"- do grande escritor Luis Fernando Veríssimo.





















Unindo a boa vontade de ensinar e de aprender, o Professor Sérgio Luiz de Mello, começou a sua participação da 5ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa- Escrevendo o Futuro, com os alunos da 1ª série C- Ensino Médio com as orientações do Caderno do Professor e com uma conceituada obra literária "O melhor das comédias da vida privada"- de Luis Fernando Veríssimo.
Na aula de 16 de março, a aluna Isabela ajudou o professor ao fazer a leitura da crônica "Regininha e os três dias do condor". 
O texto ressalta a questão do adultério praticado por um cidadão de 40 ano, mas que acaba perdoado pela mulher, no entanto, fica lembrado por todos pelo infrutífero caso amoroso.
Confira logo abaixo o texto e... boa leitura!!
E viva o conhecimento!!
Abração!!
FAMÍLIA ROQUE BASTOS
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Regininha e os três dias do condor
Luis Fernando Verissimo

Nenhum homem com mais de 40 está livre de aparecer uma Regininha em sua vida. Aconteceu com o Dr. Arnon. O Veiga, que normalmente atendia no balcão, tinha ido tomar um café e o Dr. Arnon, apesar de ser chefe da repartição, se vira obrigado a atender a moça. Ela se atrapalhara no preenchimento do formulário e o Dr. Arnon se vira obrigado a dar a volta no balcão, postar-se atrás dela e guiar sua mão pelo labirinto burocrático, sentindo o perfume da sua nuca. É sabido que depois dos 40 os homens ficam indefesos contra perfume de nuca.
Durante os três dias seguintes o Dr. Arnon não apareceu em casa e nem telefonou. Quando apareceu foi para contar tudo e dizer "Aconteceu. Pronto". A mulher que fizesse o que quisesse. SE decidisse expulsá-lo de casa, ele iria. Se decidisse aceitá-lo de volta, ele voltava. A Regininha fora uma loucura passageira. Um acesso. Isso: um acesso de três dias.
A mulher aceitou-o de volta e a família voltou à rotina. Mas na primeira vez que reclamou de alguma coisa dentro de casa, o Dr. Arnon ouviu o desafio da mulher:
- E a Regininha?
E dali em diante, toda vez que ameaçava uma queixa de qualquer membro da família, ouvia a mesma resposta. Até nas coisas mais banais.
- A sopa está com pouco sal.
- E a Regininha?
No outro dia o Dr. Arnon estava tentando dormir a sesta e começou uma algazarra no corredor do seu andar. Abriu a porta e viu os garotos do 604 chutando uma bola contra as paredes e as portas.
- Vocês estão incomodando todo o prédio! - disse o Dr. Arnon.
E o garoto menor respondeu, com sua voz fina:
- Ah, é? E a Regininha?
O Dr. Arnon fechou a porta, voltou para o sofá e tentou dormir, mesmo com o barulho. Sem saber quanto tempo passaria até que a Regininha fosse esquecida. Talvez anos, talvez décadas. Talvez nunca esquecessem, e a Regininha fosse o único assunto no seu velório. Talvez a Regininha reinasse na sua posteridade. Talvez a Regininha fosse a referência da sua vida. O Dr. Arnon dormiu, resignado. E sorriu enquanto dormia, sonhando com os três dias.
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quinta-feira, 17 de março de 2016

Momento Poético: Poema - Sensações


Valiosíssima construção do nosso querido aluno Bruno Aparecido Giponi França- 16 anos, da 1ª série C- Ensino Médio- Roque Bastos-2016.

Salvador Dali
Fonte da imagem:https://skrautskrift.wordpress.com/category/arte/

Sensações
                                                por Bruno Ap. Giponi França          
                                                
A vida, a tão duvidosa vida
Há tantas perguntas sem respostas
Tantos atos sem explicações
Tantas escolhas mau feitas
Tantas frases, palavras
jogadas ao vento...
Sofrimento,
alegria,
paixões.
Amigos,
inimigos,
catástrofes, 
fenômenos!
Tragédias,
milagres,
ações, reações!

A vida é tão
complicada!!
Será mesmo?
A vida é
complicada ou 
o Homem  que 
não sabe viver?
Será que em vez
do Homem estar
reclamando da vida, 
ele não deveria ...
Estar vivendo?
Será que o
Homem é 
ingrato?

Perguntas sem
razões, ações
sem reações...

IMPOSSÍVEL!!

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A Família Roque Bastos parabeniza o aluno Bruno pelo brilhantíssimo poético e sensibilidade contagiante dos seus versos inquietos e recheados de sensações, tal como a tela do grande pintor surrealista Salvador Dali.


quarta-feira, 9 de março de 2016

Projeto Resgatando Valores- Música Pra minha mãe- Cone Crew Diretoria (Aos meus queridos alunos do 9ºAno A-2016, Prof.Sérgio)





Projeto Resgatando Valores-Roque Bastos-2016
Prof. Sérgio Luiz de Mello- Língua Portuguesa
Música sugerida pelo aluno Josiel Silva da Paz- 9ºAno A- EF.

Pra Minha Mãe
Compositor: Batoré, Maomé, Rany Money, Ari, Cert

Introdução
Nenhum de nós é filho de chocadeira
Todos nós tivemos como primeira morada, o ventre materno
E de lá quando saimos para esse mundo
E cortam o nosso cordão umbilical
Separam os nossos corpos, mas as nossas almas não
Essas continuam unidas e ligadas para todo o sempre
Vocês vão se encontrar de alguma forma, em algum pedaço
Em algum verso deste poema

Rany Money

Enquanto uns lutam pra sair de casa eu to naquela
lutando pra ter o poder de dar uma moral nela (é nós)
tamo junto mermo e não é trela
numa mansão de patrão ou num barraco lá na favela (me lembro)
Me lembro quando eu fiz cara feia (porque)
mais um Natal e eu só ia ganhar meia (tu me disse)
Tu me disse pensa um pouco e respeita
Imagina você sem ceia ao invés dessa mesa cheia...
Me desculpa ter te dado preocupação
quando tava zuando atrás de mais diversão
Me desculpa se um dia eu espancar na rua
um filha da...que me chame de filha da...

Desculpa mãe eu sei não sou perfeito
me desculpa eu ter ficado desse jeito
sempre vou guardar esse amor no lado esquerdo do peito
graças a você hoje eu sou um homem feito

sample: "to my mother"

Maomé

Minha mãe ja me puniu e até já me expulsou de casa
Não me levou pra Disney, Praia Rasa ou Barra Brasa
Me deu uma bicicleta, um Nintendo e um computador
Dinheiro me deu pouco, mas me deu muito amor
Gastou o que não podia pra assistir eu virar Doutor
Desculpa mãe... eu não entendi o professor...
Porém do que eu entendi, foi a sua real necessidade
De assistir seu filho louco hoje ser um homem de verdade

Eu queria dar uma rosa e improvisar uma prosa
Pra coroa mais bonita, elegante e charmosa
Mesmo sendo ela a dona da comida mais gostosa
Sempre que eu faço besteira ela ainda fica furiosa

Desculpa mãe, por cada situação
Ana Maria, é o nome do meu coração

Sou filho de uma heroina, guerreira e trabalhadora
ainda te boto num castelo e aposento a tua vassoura

Ari

Por ter me feito quem eu sou
Sem você eu não sou metade
Independente de onde eu vou
O sentimento é de verdade
Ela me fez nascer me viu chorar
Me fez crescer me deu um lar
Quero que saiba que sempre estive ao seu lado
Mesmo errado eu nunca fui mal criado

Cert

Eu lembro do tempo tenso, que sempre ficou do lado
Única visita minha que tinha quando internado
Fim de semana te vi, feliz dividia um quarto
Momento bom o de hoje quando penso no passado
Eu sei que é forte mãe a nossa historia sim
Merece até champanhe, porque tem glória no fim
Hoje tá bom e você pode até dizer
O filho que bateu no chão, traz orgulho pra você
Então eu canto pra dizer o quanto te amo minha mãe
Pra você meu coração to lhe entregando
Ele tem mais poder contigo, me protege do perigo
Que fico, se rico um dia, te trago o merecido
O mundo inteiro não se compra com dinheiro
mas um terreno maneiro, de presente de um herdeiro...
quando tava preso,voce segurou primeiro minha vida
quando tiver no topo você vai estar acima!

Batoré

Minha coroa minha rainha eu sempre vou tá contigo
Papai saiu de casa só voce fico comigo
foi guerreira quase ninja, sozinha com 5 filhos
domingo era maneiro porque eu sei que tinha sucrilhos

Quando o Bruno morreu, minha casa ficou de luto
Voltava de madrugada foda-se eu tava puto
Quem esconde um sentimento, por dentro tá tendo surto
Mãe... deixa eu dormi mais 10 minutos

Porque o tempo tá passando a gente já passou por tudo
Voce é minha proteçao é a minha espada meu escudo
Eu ainda vou te dar uma casa, pra voce fazer uma festa
Calar a boca das velha que falava "ele nao presta"

Nunca acreditei em supersticao, mas sempre desvirei chinelo
Voce me criou tão bem, com todo seu amor materno
Sua energia contagia igual magia, tão agradável
Eu juro que hoje em dia... Rafael tá responsável

Rany
Essa é pra minha mãe, minha mãe
E essa é pra minha mãe, minha mãe
E essa é pra minha mãe, minha mãe
E essa essa é pra minha mãe, minha mãe
E essa essa é pra minha mamamamamãe
E essa essa é pra minha mamamamamãe
E essa essa é pra minha mamamamamãe
E essa essa é pra minha mamamamamãe

Não foi o tempo, que tornou cinzentos os teus cabelos
Muito, muito além do tempo
Ainda posso vê-los como sempre foram
Não foi o tempo que te fez madura
Ainda te vejo na infantil procura a esperar por mim, tu
Muito jovem, a imitar senhoras
Cada segundo parecendo horas
Não, não foi o tempo que te fez assim, foi o vento
O sopro de Deus, o eterno momento
Sim, foi ele que te fez assim

Questões

1- Que tema é abordado na música?

2- Que sentimentos ela desperta em nós?

3- Na primeira estrofe, podemos entender que:
a- Alguns têm mãe
b- Muitos têm uma mãe
c-Que todos nós temos uma mãe, uma origem
d- Que todos nós somos  filhos de chocadeira

4-Na segunda estrofe, o filho tem consciência do trabalho dado à sua mãe. Retire do poema, alguns versos que ilustrem isso.

5- Segundo o poema, a mãe deu ao filho;
a- Muito dinheiro e presentes
b- Poucos presentes e castigos
c- Poucos presentes e surras diárias
d- Poucos presentes e muito amor.

6- Que desejos o poeta manifesta para realizar para a sua mãe, de acordo às estrofes 5, 6 e 7?

7- Destaque do poema uma outra parte que seja mais interessante e faça um pequeno comentário. Destacar também aquilo que de bom você quer para a sua mãe.




segunda-feira, 7 de março de 2016

E.E.Professor Roque Bastos realiza em 07 de março, a primeira reunião de Pais e Mestres de 2016.




Aconteceu no  dia 07 de março do presente ano, a primeira Reunião de Pais de Mestres na E.E.Professor Roque Bastos, com uma quantia razoável de pais ou responsáveis, mesmo num tempo chuvoso.
A Equipe Gestora apresentou aos pais os professores da escola e depois fez uma leitura comentada do Regimento Escolar, que limita certas ações dos estudantes, para um bom andamento da Unidade de Ensino.
Entre tantos assuntos, destaca-se a importância dos estudantes se prepararem para as aulas, munidos de materiais necessários  como as apostilas de todas as disciplinas, livros didáticos e itens básicos como lápis, canetas, cadernos e  etc.
Durante o ano outras reuniões serão feitas e, assim , ressalta-se a importância da presença de todos os pais dos alunos do Ensino Fundamental e Médio para a melhoria do ensino.
Precisamos então, unirmos forças para garantir aos alunos uma Educação Pública de qualidade, cumprindo assim, a função social da escola.
Prezados alunos, durante as aulas desliguem os celulares e aproveitem ao máximo os seus professores,
Senhores Pais, a função de Educar compete à família, a Escola tem somente a função de transmitir e compartilhar conhecimentos. Se cada um fizer a sua parte, a sociedade terá grandes Homens.
Um abraço a todos!!
FAMÍLIA ROQUE BASTOS







Resenha do filme "O doador de memórias", sessão cinema para os alunos da 1ª série C-EM, no dia 04 de março.


Aos meus alunos da 1ª série C- Ensino Médio-2016


Resenha do filme “O Doador de Memórias”
Sinopse:
Num mundo dividido em comunidades, habitantes vivem uma realidade ideal. Sem doenças nem guerras, sem preconceitos nem relações afetivas, sem cores e também sem sentimentos. Dentre eles apenas uma pessoa (Jeff Bridges) é encarregada de armazenar todas as memórias para que o passado não os influencie. De tempos em tempos essa tarefa muda de mãos e agora o escolhido é o jovem Jonas (Brenton Thwaites.”
Baseado no livro O Doador, de Lois Lowry, o filme trata de um futuro que remete a Jogos Vorazes e Divergente. Comunidades, jovens revoltados e situações não previstas pelo governo.
O passado é oculto da população, de forma a poupá-los de qualquer sofrimento e também para que o doador possa guiá-los com sua sabedoria. E é o que tem feito o “Doador” até que novo receptor seja escolhido.
Embora sem muita ação o filme é pura reflexão. Filosofia, questionamento em relação ao poder do governo, de certa forma, uma réplica das intenções nazistas de Hitler. Afinal, ele adoraria ter vivido num mundo em que apenas sua voz fosse ouvida sem questionamentos.
E por essa falta de ânimo, de contraposição, de paixão e ardor é que se torna um mundo de mesmice, em preto e branco. E é também pelo mesmo motivo que você verá a primeira parte apenas em preto e branco.
Os casais existem para cuidar das crianças criadas artificialmente. Pois não há toque entre eles, muito menos sexo. As profissões são escolhidas pelos mais velhos, os Anciões. Todos têm horário para dormir e acordar e quando saem de casa passam o pulso por um mecanismo que neles injeta uma substância que lhes inibe as emoções. Mas é claro que eles não sabem disso, apenas obedecem.
Jonas então atinge a idade de ter sua profissão escolhida. E diferente de seus amigos, não é chamado para nenhuma. Ele, que já tem um espírito rebelde e contrário ao sistema é escolhido para receber todas as memórias e ser o próximo Doador.
Incompreensível de início, afinal Jonas é muito contestador, percebemos que logo haverá um grande envolvimento entre o guardião de memórias e ele. Afinal o doador está desejoso demais em divulgar tudo o que sabe.
Brenton, de 25 anos, convence no papel de um adolescente de 15. Katie Holmes (sua “mãe”) e Taylor Swift (a filha do doador) se saem bem em seus papeis secundários. Jeff parece carrancudo, mas logo a cara de mau se desfaz. Meryl Streep mais uma vez interpreta uma mulher decidida, mas dissimulada.
Jonas fica feliz com as primeiras memórias que recebe. E quando descobre a cor tudo ganha sentido a seu redor. Até conhecer os ataques à natureza e as guerras. Aí então ele decide que não vai ficar com essas memórias só para si e o filme ganha um pouquinho mais de ação.
Essa pouca ação, porém, faz com que muitos jovens que foram ao cinema atrás de mais um livro que se tornou filme para adolescentes, se desiludam. Muitos saem reclamando da falta de romance, de tiroteios e perseguições. Muitos sequer percebem o porquê das cenas serem em preto e branco. Gostam muito é de colorido e em 3D.
Portanto, é um filme para adultos que, erroneamente, foi descoberto por adolescentes. Tem como lema que “quando as pessoas têm liberdade de escolher, escolhem errado”

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Os alunos da 1ª série C- EM  assistiram ao filme durante as aulas do Professor Sérgio Luiz de Mello- L.P.L.B. em 04 de março de 2016. A sessão de cinema foi deliciosamente apreciada com pipocas e refrigerantes. Para que isso acontecesse foi necessária a cooperação das agentes de organização escolar  Niúva e Gabriele e merendeiras da nossa escola na preparação das mesmas.
A Família Roque Bastos agradece imensamente às agentes Niúva, Gabriele e as nossas merendeiras pelo apoio dado aos nossos alunos.
Valeu Galera!!
Abração!!
FAMÍLIA ROQUE BASTOS 






domingo, 6 de março de 2016

Poema de Sete Faces- Carlos Drummond de Andrade, versão comentada pela Profª Marlucy Santos

Aos meus queridos alunos das 3ª séries A  e B- EM-2016
                                                                                               Prof.Sérgio Luiz de Mello
Resultado de imagem para poema de sete faces

Créditos da imagem: http://nelsonsouzza.blogspot.com.br/2011/04/poema-de-sete-faces-carlos-drummond-de.html
ANÁLISE: POEMA DE SETE FACES
Carlos Drummond de Andrade
por Profª Marlucy Santos

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.

O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos não perguntam nada.

O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode,

Meu Deus, por que me abandonastes se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.

Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.

Eu não devia te dizer
mas essa lua mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.

De Alguma poesia (1930) Carlos Drummond de Andrade



Análise


Chama-se Poema de sete faces, por ser uma composição de sete estrofes e, em cada uma delas, o eu-lírico vai revelando seus sentimentos ou jeito de ser. 
Na 1ª estrofe, o anjo torto que existe na vida dele pode simbolizar um mau conselheiro, que o encaminhou de forma errada proporcionando a ele uma existência infeliz. Este anjo o manipula a ponto de determinar-lhe o destino. Drummond se utiliza de um estrangeirismo francês a palavra "gauche", que corresponde a esquerdo em português e nesse caso adquire o sentido de desajustado. O eu-lírico se via "torto", "canhestro", gauche diante de si e do mundo.
Na 2ª estrofe, ele faz referência ao desejo sexual dos homens, questiona com isso o seu próprio eu. Se não tivesse essa busca sexual desenfreada, talvez não fosse tão só. Talvez tivesse conhecido o amor...
Na 3ª estrofe, o eu - lírico sente-se sozinho, apesar da multidão que o cerca, alheio, indiferente aos fatos e às pessoas que parecem incomodá-lo com tanta agitação, ele distancia-se da realidade.
Na 4ª, ele é o homem que está atrás do bigode e dos óculos, por sua seriedade e isolamento, parece esconder-se atrás desses adereços para evitar a convivência com as outras pessoas, o que o assusta.
Na 5ª, Deus é questionado pelo eu - lírico, o qual julga que o Todo- Poderoso o deixou em um caminho errante e que por isso ele é um fracassado, diante da vida.
Já na 6ª estrofe, o coração dele é mais vasto que o mundo, tal qual é a grandeza de sua solidão. A tristeza dele parece não caber no mundo, ao qual não se adapta. Ele afirma que apesar de se chamar Raimundo que significa protetor, poderoso, sábio, é uma pessoa que tende a se isolar, pois é muito rigorosa consigo mesma e supervaloriza as virtudes dos outros. Mas, quando se conscientiza da sua própria importância, torna-se capaz de dar apoio e conselhos valiosos a todo o mundo, só serviria para rimar com o mundo, não para solucionar os seus problemas.
E na última, o eu - lírico confessa que fez tais revelações sobre si mesmo devido ter-se embriagado. Isto teria o encorajado a confessar sua própria miséria, coisa que seria incapaz de fazer se estivesse em sã consciência. Nem isso... Deus o esquecera dele e ele acabara comovido como o diabo, ou seja, acabara sem nenhuma dignidade.
Assim, neste poema, Drummond, de modo metafórico , transmite uma visão negativa do homem, uma visão desesperançada em relação à vida. O eu - lírico se vê injustiçado diante do mundo e do abandono de Deus. O seu referencial é o seu próprio eu insatisfeito, buscando , desejando, retraindo-se, bebendo.... O destino é o fracasso, a concretização da previsão do anjo: " vai ser gauche na vida".
 Profª. Marlucy Santos




domingo, 28 de fevereiro de 2016

Projeto Resgatando Valores-Roque Bastos-2016

Iniciando o Projeto: Resgatando Valores- 8ºAno A- Ensino Fundamental 
Atividades sobre a Data Comemorativa VALENTINE'S DAY
Língua Inglesa - Profª Juraci Venâncio