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quarta-feira, 9 de novembro de 2016

SIMPLE PRESENT TENSE

Suporte aos alunos dos 7ºs, 8ºs e 9ºs Anos - Ensino Fundamental . Aulas sobre conteúdo aplicado em sala de aula, para que os alunos tenham um reforço e consigam tirar suas dúvidas com uma explanação diferenciada. 

                                       SIMPLE PRESENT  TENSE- (Presente Simples)


terça-feira, 8 de novembro de 2016

Suporte aos alunos do 9º Ano A-Ensino Fundamental e 1ª série C-EM - Informações adicionais do filme: Gran Torino- do Cultura é Currículo- Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e questões de análise.


por Francisco Russo





Resenha do filme : Gran Torino



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Um cachorro, ao se sentir incomodado, rosna. Não se trata de atacar algo ou alguém, mas demonstrar o seu descontentamento perante algo e, de certa forma, alertar quem está por perto do perigo que corre. Walt Kowalski, personagem de Clint Eastwood em Gran Torino, é assim. Seu rosnado não é só uma marca registrada, deliciosamente usada no decorrer do filme, mas uma mostra do quanto o mundo à sua volta o incomoda. De parentes a vizinhos, são poucos os que escapam de sua fúria irascível. Seu modo de ser e a vivência o transformaram em alguém preconceituoso e materialista, que afugenta os demais pela sua própria postura. Walt é solitário por opção, vítima e algoz de sua própria intolerância.
À primeira vista um personagem do tipo pode ser considerado recorrente na carreira de Clint Eastwood. Um tipo durão, estilo Dirty Harry ou o protagonista da trilogia que fez com o diretor Sergio Leone, só que com mais idade. Ele é isto, mas não apenas isto. A beleza de Gran Torino está justamente na subversão do clichê que apresenta de início. A arrogância de Walt passa a ser encarada sob outro enfoque quando ele toma uma atitude absolutamente normal para alguém com seus princípios morais, ao enfrentar uma gangue. Seu espanto não é propriamente pela consequência de seu ato, mas por ter gerado alguma consequência. Afinal de contas, sob sua ótica, não fizera nada de mais, nada além de sua obrigação como ser humano. E neste ponto entra uma importante questão, válida especialmente nos dias atuais: o que você faz é tão especial assim ou apenas ganha esta importância pelo fato de que ninguém mais faz? Independente da resposta, fato é que Walt passa a ser endeusado pela comunidade, o que não lhe agrada nem um pouco.
O personagem carrancudo torna-se agora prisioneiro de seu ato, sendo obrigado a lidar com situações às quais sempre buscou se afastar. Seu rosnado não mais afugenta, pelo contrário, é visto como traço de personalidade. Forçado a conviver com o oposto, pouco a pouco aprende a respeitá-lo. Aquele personagem durão de início não amolece, mas passa a se importar com aqueles os quais antes desprezava. Uma mudança de postura que traz à tona outro tema fundamental: a tolerância. Numa época em que o diferente é rejeitado de imediato, Gran Torino mostra que é possível mudar quando se tenta, nem que seja por obrigação.
Em uma história como esta, repleta de mensagens subliminares, o final mantém o nível. E é este o ponto que melhor o diferencia dos filmes anteriores em que Clint interpreta personagens durões, pelo uso da razão em detrimento de um desfecho apoteótico. Não que isto deixe de ocorrer, mas de uma maneira inesperada. Muito bom filme, que mantém a qualidade demonstrada pelo Eastwood diretor nos últimos anos.


http://www.adorocinema.com/filmes/filme-135063/

Questões de análise do filme
(Adaptação da Sequência Didática- Cultura é Currículo)

1- Determine as características das seguintes personagens:
a- Walt  Kowalsky;
b- Thao (vizinho da etnia hmong);
c- Sue (irmã de Thao),
d- Ashley (neta de Kowalsky)

2-  Por que o filme se chama Gran Torino ?

3- O filme aborda a questão da xenofobia, intolerância e preconceito racial. Quais partes do filme foram observadas essas questões com mais destaque?

4- Fazer uma pesquisa sobre a etnia hmong atualmente.

5- Fazer uma pesquisa sintética das guerras do Vietnã e da Coréia, citadas no filme.O quê aconteceu?Onde ? Quando ? Quais são as principais características desses acontecimentos?

6- Escreva uma pequena crítica do filme, assim como a mensagem principal transmitida por ele.

Suporte aos alunos dos 8º Anos A,B e C- Ensino Fundamental- Caderno 2- Págs. 17 e 18, Preenchimento de Fichas de Análises.


Resenha informativa do filme: O último caçador de Bruxas
                                                  por   Lucas Salgado

Vin Diesel ficou mundialmente conhecido pelo desempenho em filmes de ação, principalmente pelo trabalho em Triplo X e na franquia Velozes & Furiosos. Ao longo dos anos, chegou a se arriscar em comédias como Operação Babá, mas sempre que possível retornava para a ação. O que era recomendável, afinal o ator já demonstrou ter um potencial físico muito mais relevante que seu talento artístico. Sempre que lhe foi pedida uma sequência dramática, como em Sob Suspeita, ele criou um momento constrangedor. Ali, o espectador se sentia constrangido pelo astro, que tinha que cobrir todo o rosto para esconder o fato de que não conseguia chorar em cena.

O Último Caçador de Bruxas - Foto
Em O Último Caçador de Bruxas, o ator continua contando com cenas de ação para mostrar sua força. Mas toda trama de fantasia do filme acaba prejudicada não apenas pela história frágil, mas também pela pobre performance de Diesel. Ele interpreta um caçador de bruxas que é amaldiçoado a viver eternamente. Diante disso, se une a uma instituição religiosa e passa os séculos lutando para combater o mal.

Chegando aos dias de hoje, o sujeito, chamado Kaulder, investiga o surgimento de uma grande ameaça, contando com a ajuda de um jovem padre (Elijah Wood) e uma bruxa que passa por seu caminho (Rose Leslie). O elenco conta ainda com as presenças de Michael CaineÓlafur Darri ÓlafssonJoseph Gilgun e Julie Engelbrecht.

Conhecida pelo papel de Ygritte em Game of Thrones, Rose Leslie não chega a comprometer, mas sua personagem é tão superficial e desinteressante que tampouco empolga. O mesmo pode se dizer de Elijah Wood, que tem uma participação pouco envolvente.

Já Michael Caine deixa aquela dúvida de sempre: como uma produção dessas consegue um ator cultuado? Algo parecido com Julianne Moore em O Sétimo Filho. Por sinal, em termos de qualidade, O Último Caçador de Bruxas não é muito superior a esta bomba da fantasia que foi O Sétimo Filho.

O novo longa não empolga nem tecnicamente. As cenas no passado são mal desenvolvidas, com um CGI muito artificial. A fotografia é muito escura em alguns momentos e a trilha sonora segue a trama, investindo em uma sucessão de repetições, sempre previsível.

The Last Witch Hunter (no original) oferece uma imensidão de clichês e conceitos pouco criativos, como navegador de sonhos e outros. Uma das poucas coisas que funciona é a brincadeira com elementos da atualidade, como a pessoa que tenta tirar uma selfie em um momento inapropriado ou a referência a um grupo no WhatsApp de bruxas. Mas é muito pouco para muita firula.

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-191904/criticas-adorocinema/


Suporte aos alunos dos 8ºAnos do Ensino Fundamental II- Caderno 2- Língua Portuguesa, Preenchimento de fichas de análises, págs.19,20


OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES


 Os antigos gregos cultivavam a beleza nas artes e nas letras tanto como apreciavam a força física natural. Por isso concederam a Hércules as mais altas honras entre todos os seus heróis e tornaram-no como símbolo da força. A frase "os trabalhos de Hércules" chegou a ser conhecida e empregada em todo o mundo, e alguns destes trabalhos citam-se isolados, muito frequentemente. Por exemplo: "limpar as cavalariças  de Augias" significa limpar alguma coisa quase impossível de ser limpa. 

Hércules, na sua juventude, despertou a inveja de Euristeo, rei de Argolis, ao qual os deuses tinham conferido poder para realizar uma serie de serviços. Euristeo encarregou Hércules de realizar as doze difíceis tarefas que veremos a seguir. 

A serpente de cem cabeças 
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                  Hidra era uma serpente aquática de sete ou de nove cabeças que cresciam instantaneamente quando as cortavam. Semelhante monstro causou estragos na província de Argolis devorando homens e animais que atraia ao pântano onde se refugiava. 
                  Hércules recebeu a ordem de matá-la e, ajudado pelo seu amigo Yolas, cortou a cabeça da fera e aplicou tochas acesas nas feridas; depois molhou as suas flechas no sangue venenoso, para que as suas feridas se tornassem incuráveis. 
A morte do leão 

                Na província de Argolis havia um terrível leão que chegou a ser o terror dos habitantes. Sempre que sentia fome saia da floresta e passava a devorar as pessoas que encontrava pelo caminho.  A fera era tão grande quanto temida e ninguém nunca teve coragem de enfrentá-la; não havia flechas  ou outras armas que conseguissem trespassar a sua pele. Apesar de todo o perigo, Hércules apanhou o leão com os seus poderosos braços, obrigou-o a deitar-se no chão sobre as espáduas e cainho de joelhos sobre ele estrangulou-o com as mãos. Em seguida o herói tirou-lhe a pele e passou a usá-lo sobre seus ombros.  
A prisão da corça sagrada. 
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                Nas montanhas Ceryneas vivia uma linda corsa que era consagrada a Diana, a deusa da caça. Tinha as hastes de ouro, e corria tão velozmente que ninguém conseguia apanhá-la. Hércules foi incumbido de capturá-la e levá-la viva à presença de Euristeo; e, depois de uma longa caçada, que durou mais de um ano,  o nosso herói conseguiu apanhá-la numa caçada nas florestas do sul da Grécia.  
                 Ao regressar vencedor, soube que Diana estava furiosa; mas a deusa ficou muito entusiasmada quando tomou conhecimento sobre a história do herói.
As cavalariças de Augias

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                Um dos trabalhos de Hércules, que chegou a ser conhecido em todo o mundo, foi a limpeza das cavalariças (currais) de Augias; pois essa era a forma que se chamava qualquer tarefa impossível de ser realizada. 
                Augias era o rei de Elida e proprietário de cerca de três mil cabeças de gado. As cavalariças onde ficavam os animais nunca eram limpas e, dessa forma, chegaram a ficar tão sujas que sua limpeza parecia impossível. 
                Hércules incumbiu-se dessa grande tarefa. Para executá-la derrubou um muro de forma a desviar o curso de um rio fazendo-o passar pelas cavalariças (currais). Com inteligência e fazendo uso da água do rio ele conseguiu essa grande façanha. 
O javali da Arcádia
                No monte de Erymantho mora um enorme javali que chegou a destruir toda a vizinhança da cidade. Sai sempre em excursões matando pessoas e animais que encontrava em seu caminho. 
                Hércules foi encarregado de capturá-lo. A fera já tinha resistido a todos os ataques astuciosos dos pastores e caçadores de Arcádia e sempre continuava suas destruições. Ao ver Hércules, a fera que já conhecia sua história, deu meia volta e fugiu rapidamente para as montanhas onde seu perseguidor consegui apanhá-la e finalmente levá-la à corte do rei Euristeo: Mas o soberano tinha tanto medo daquela fera que foi esconder-se dentro de um barril para não vê-la. 
Os pássaros com azas e metal

              O lago de Stymphale, na Arcádia, era cercado por florestas pantanosas que estavam  minadas por aves de rapina cujas azas, garras e cabeças eram de metal; e só se alimentavam com carne humana e de animais domésticos. 
               Ninguém mais estava seguro e por isso Hércules foi chamado pelo rei para destruí-las; mesmo o herói encontrou grandes dificuldades para tal tarefa pois seus ninhos era inacessíveis; lembrou-se então de Minerva, deusa dos heróis, e esta deu-lhe uma espécie de corneta de metal que fazia muito barulho e com som muito agudo. Hércules posicionou-se  ao lado do lago e começou a tocá-la com toda sua força; imediatamente os pássaros assustados com aquele enorme barulho, fugiram abandonando seus ninhos. Hércules, com suas flechas envenenadas, matava-as no momento em que atravessavam pela sua frente. 
O terrível touro de Creta.

               Minos, rei de Creta, ilha situada ao sul da Grécia. prometeu a Netuno, deus dos mares, sacrificar-lhe um touro; em vista do tamanho e beleza do animal, Minos achou que era preferível ficar com ele. Mas, em pouco tempo, o furioso animal começou a destruir as searas da ilha. Hércules foi chamado à presença do rei e incumbido de caçá-lo vivo. 
               Aconteceu, porém, que Euristeo deixou-o em liberdade. O touro, atravessou o istmo -(estreita faixa de terra)-de Corinto e foi devastar o vale de Marathon em Ática.
Os cavalos que comiam homens
 Diomedes, rei da Trácia, foi tão cruel que chegou a adquirir o hábito de jogar todos os forasteiros que chegavam à sua corte para seus animais devorá-los.
 Hércules, em companhia de alguns corajosos amigos, foi até Trácia e juntos atacaram o poderoso tirano e em seguida jogaram-no para seus próprios cavalos devorá-lo.  Em seguida Hércules afugentou os animais fazendo-os atravessar o mar e levando-os a Micenas, onde os obrigou a refugiarem-se nas montanhas que ali foram despedaçados por outras feras. 
O cinturão da rainha das amazonas.
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 O nono trabalho de Hércules obrigou-o a fazer uma longa viagem. Fora enviado à procura do cinturão de Hypólita, rainha das belicosas amazonas que viviam em Scythia, país que depois passou a ser a Rússia. 
Uns dizem que, depois de ferozes combates, conseguiu matá-la e outros afirmam que apenas a fez prisioneira, obrigando-a a casar-se com o seu amigo Tereno; o importante é que conseguiu o objetivo desejado e levou seu famoso cinturão a Euristeo. 

O combate com os gigantes. 
                            
   Longe da Grécia, no oceano denominado Oriental, havia uma ilha de gades.Uns viajantes vindos de lá deram a notícia da existência d'um gigante chamado Geryon, que possuía um belo rebanho e um cão para vigiar. Este cão tinha duas cabeças.
 Hércules foi mandado para apoderar-se do rebanho. Muitos poetas gregos escreveram sobre este assunto, destacando entre os feitos mais heroicos, aquele em que, extenuado, Hércules quis matar, com as duas flechas o deus sol, o qual admirado de tal audácia, deu-lhe uma grande jarra de ouro na qual ele foi, por mar, à ilhota, atravessando o estreito de Gibraltar. 
 Conseguiu matar o cão das duas cabeças e os guardas, mas no momento em que se dispunha a retirar-se, com o rebanho, apareceu Geryon, que o agarrou com força. 
 Depois dessa terrível luta o gigante ficou vencido, mas, mesmo assim, Hércules não conseguiu realizar seu intento pois apareceu outro gigante que cuspia fogo e roubou-lhe várias cabeças de gado, forçando-os a andar para traz, de marcha ré, de forma que suas pegadas não fosse vistas e escondeu-as num subterrâneo.  Mas, apesar de tudo, tal precaução não surtiu efeito e Hércules ouviu-lhes os passos e pode finalmente recuperar os animais e matar Caco. 
         As maçãs de ouro 
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 Num lindo país do Oeste da África viviam uma ninfas chamadas as Hespérides, cuja missão era vigiar a fruta que a mãe terra tinha oferecido à deusa Juno como prenda de casamento.
 Um dragão que nunca dormia guardava os pomares onde se produziam as maçãs de ouro e o caminho que para ali conduzia era cheio de enormes dificuldades. 
 Depois de muito caminhar e enfrentar cruéis luta com gigantes, todas com bom resultado, Hércules conseguiu apanhar Nereo, um dos deuses do mar, o qual se transformou de mil maneiras quando tentava livrar-se dos braços que o retinham; mas vendo a inutilidade dos seus esforços, recuperou a sua forma natural e enviou Hércules para buscar Atlas que o ajudou a procurar a fruta tão desejada com a condição de que este devia sustentar o peso do mundo enquanto ele estivesse ausente. 
O roubo de Cerbero 

À entrada de Hades, moradia dos mortos, estava de guarda um cão de três cabeças chamado Cerbero, e a sua missão era impedir a entada e vivos ou a saída dos mortos. 
 Plutão, o rei sombrio do país dos mortos, concedeu a Hércules o favor de levar o cão para a plena luz do dia com a condição de que não fizesse uso das suas armas. Hércules conseguiu o seu intento devido à sua força corporal e chegou a devolver o cão ao seu dono sem lhe ter causado nenhum mal. 
Já livre dos seus trabalhos, Hércules foi viajar pelo mundo, levando a cabo milhares de façanhas heroicas e nobres. 
                NOTA FINAL
Nestas histórias de Hércules devemos ver a representação poética  da humanidade, o símbolo dos homens generosos que combatem os males que afligem nosso planeta Terra. 
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Nicéas Romeo Zanchett


http://mitologiaparacriancas.blogspot.co.id/2016/04/os-doze-trabalhos-de-hercules.html


segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Informativo importante sobre a prova de Redação do ENEM-2016 do site G1.COM


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Veja o que pode tirar pontos em redação do Enem sobre intolerância religiosa

Falar só de intolerância sem apontar caminhos e manter discurso proselitista estão entre os erros que podem resultar em uma nota baixa na redação do Enem 2016.

Por Vanessa Fajardo e Ana Carolina Moreno, G1
06/11/2016 15h10  Atualizado há 5 horas

Quando a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aborda um tema com o qual os candidatos já têm contato próximo ou que já foi trabalhado nas salas de aula, um dos cuidados que os estudantes precisam ter para garantir uma nota alta é manter a objetividade para não fugir ao tema ou quebrar alguma regra. É o caso do tema "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, cobrado na edição 2016 do exame do MEC.

G1 ouviu professoras de redação do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Campinas (SP), que listaram dicas e estratégias para não perder pontos na prova de redação do Enem 2016.
Além disso, a colunista do G1, Andrea Ramal, produziu uma redação modelo sobre o tema do Enem 2016.

Nas redes sociais, internautas se dividiram entre elogios ao assunto e o apontamento da polêmica que ele pode criar entre os adeptos de diferentes credos.
Confira as principais dicas abaixo:
Não focar nos 'caminhos' de combate à intolerância
Quando os candidatos possuem uma grande bagagem em relação a um tema de redação, um dos "perigos" na hora de redigir o texto argumentativo-dissertativo é entregar aos examinadores exatamente o que o Enem pediu.
A professora Carla Garcia, do Rio de Janeiro, que mantém no YouTube o canal Enem em curso, dá a dica inicial: prestar muita atenção ao tema exato da prova. "É importante ressaltar que o texto deverá focar nas medidas viáveis para combater a intolerância, 'os caminhos' apontados no tema, e não apenas no fenômeno em si mesmo."
Saray Azenha, professora de redação da Oficina do Estudante, de Campinas (SP), lembra que o aluno não pode discorrer apenas sobre o que é intolerância religiosa, já que o tema pede um texto sobre os caminhos para o combate do problema. “Se a discussão ficar apenas em cima de intolerância pode configurar fuga ao tema. Esse é um grande perigo.”

Fazer proselitismo e não se manter neutro
Saray espera que os candidatos usem os direitos humanos como proposta de intervenção e defendam a aceitação de integrantes de todas as religiões nos mesmos espaços sociais. “O aluno não pode defender o próprio credo.”
Maria Aparecida Custódio, professora do laboratório de redação do Curso e Colégio Objetivo, em São Paulo, afirma que o candidato "não pode ser radical, fazer proselitismo e defender determinada religião. Tem que defender o respeito e a tolerância."
Segundo ela, o estudante "pode incorrer em risco se se posicionar religiosamente ou justificar que algumas religiões representam uma afronta às outras, ou, de alguma maneira, condenar alguns ritos religiosos, favorecendo o ponto de vista dele. Ele tem que apostar sempre na liberdade e no respeito."

Ficar só na superfície do tema
A professora da Oficina do Estudante avalia o tema como bom, mas acredita que exige que o aluno tenha uma base de conhecimento sociológica e repertório de leitura de mundo. Ela lembra que assim como no primeiro dia de provas, que houve ênfase nas perguntas de sociologia e filosofia, o fato se contrapõe à reforma do ensino médio que prevê que tais disciplinas deixem de ser obrigatórias.
Para a colunista do G1, Andrea Ramal, o tema vai fazer com que muitos candidatos mostrem o domínio da cultura geral. “O aluno terá de mostrar que na verdade o conflito religioso não tem razão só na religião, há uma questão econômica por trás. É preciso avaliar o conflito de maneira mais ampla e entender os interesses.”


Página do caderno azul do segundo dia de provas do Enem 2016 traz o tema da prova de redação (Foto: G1 )


sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Suporte aos alunos das 2ª séries B e C-Ensino Médio, música "Fora da ordem"- de Caetano Veloso


Música: Fora de ordem
              Caetano Veloso

Vapor barato, um mero serviçal do narcotráfico
Foi encontrado na ruína de uma escola em construção
Aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína
Tudo é menino e menina no olho da rua
O asfalto, a ponte o viaduto ganindo pra lua
Nada continua
E o cano da pistola que as crianças mordem
Reflete todas as cores da paisagem da cidade que é muito
Mais bonita e
Muito mais intensa do que no cartão postal
Alguma coisa está fora da ordem
Fora da nova ordem mundial...
Escuras coxas duras tuas duas de acrobata mulata
Tua batata da perna moderna, a trupe intrépida em que fluis
Te encontro em Sampa de onde mal se vê quem sobe ou desce a rampa
Alguma coisa em nossa transa é quase luz forte demais
Parece pôr tudo à prova, parece fogo, parece, parece paz
Parece paz
Pletora de alegria, um show de Jorge Benjor dentro de nós
É muito, é grande, é total
Alguma coisa está fora da ordem
Fora da nova ordem mundial...
Meu canto esconde-se como um bando de Ianomâmis na floresta
Na minha testa caem, vêm colocar-se plumas de um velho cocar
Estou de pé em cima do monte de imundo lixo baiano
Cuspo chicletes do ódio no esgoto exposto do Leblon
Mas retribuo a piscadela do garoto de frete do Trianon
Eu sei o que é bom
Eu não espero pelo dia em que todos os homens concordem
Apenas sei de diversas harmonias bonitas possíveis sem juízo final
Alguma coisa está fora da ordem
Fora da nova ordem mundial...







terça-feira, 1 de novembro de 2016

ETEC- Extensão Roque Bastos realiza processo seletivo para o 1º Semestre de 2017

                                                                                        


Resultado de imagem para folheto  da etec EXTENSÃO ROQUE BASTOS
A ETEC-Extensão Roque Bastos está realizando as inscrições para o Processo Seletivo-1º semestre de 2017. Elas começaram no dia 17 de outubro e se encerrarão em 18 de novembro de 2016 às 15h.
São 40 vagas para o curso de Logística com duração de 18 meses. Os interessados deverão fazer suas inscrições no site da  https://www.vestibulinhoetec.com.br
A taxa de inscrição é de apenas R$ 30,00, pagável em qualquer agência bancária.
É uma excelente oportunidade oferecida aos nossos jovens e estudantes  de Ibiúna, pois, os cursos da ETEC têm excelência em qualidade, com corpo docente preparado e que objetiva inserir os alunos no mercado de trabalho.
Os alunos que cursarão a 2ª série do Ensino Médio em 2017 poderão fazer o curso da ETEC concomitante com o ensino regular. Alunos concluintes da 3ª série do Ensino Médio  também poderão aproveitar a chance que se qualificarem para a vida.
Outras datas importantes:
- 13/12/2016=> Divulgação dos locais de prova
- 18/12/2016=> Exame às 13h30

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:


No período de 17 de outubro a 18 de novembro de 2016, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza para o primeiro semestre de 2017. Ao todo, serão oferecidas 78.806 vagas para: Ensino Médio, Técnico (presencial, semi-presencial e online), Técnico integrado ao Médio, Técnico integrado ao Médio na modalidade EJA, Especialização Técnica e para acesso às vagas remanescentes de segundo módulo dos cursos Técnicos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30. O exame será no dia 18 de dezembro.
Para o Ensino Médio, serão 6.053 vagas. Das 50.417 vagas disponíveis para os cursos Técnicos, 40.145 são destinadas às 220 Etecs, e 10.272, às 221 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (CEUs) e com a Secretaria estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico em salas de escolas estaduais.

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado ao Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os que pretendem fazer o Ensino Técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de EJA ou o Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.
A inscrição para o processo seletivo deve ser feita exclusivamente pela internet, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 18 de novembro. Para efetivar a inscrição, é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 30 em dinheiro em qualquer agência bancária. O Manual do Candidato está disponível para download no site do Vestibulinho.

Ensino Técnico integrado ao Médio

Para o Ensino Técnico Integrado ao Médio, são oferecidas 22.176 vagas. Esse número inclui 1.351 vagas destinadas às escolas estaduais, por meio do Programa Vence, parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Nessa modalidade o candidato pode escolher entre:
* Ter aulas do Ensino Médio em uma escola estadual e as do curso técnico em uma Etec (modalidade interdependente) ou
* Optar pelas aulas do Ensino Médio e do curso técnico na mesma escola estadual.
As vagas para o Programa Vence são exclusivas para os alunos aprovados no processo e que sejam concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental em 2016 ou em anos anteriores, que ainda não tenham sido matriculados na primeira série do Ensino Médio.

Especialização de nível médio

Neste Vestibulinho, 160 vagas são destinadas aos 3 cursos de especialização técnica: Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra-Hospitalar, Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição e Logística Reversa.
Para fazer a inscrição, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização. Veja aqui a relação de cursos associados.

Certificação de Competência

O Vestibulinho também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para dez cursos técnicos: Administração, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Mecânica, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.
Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente e/ou oriundo da rede pública deve fazer a auto-declaração no ato da inscrição.
É imprescindível ler o Manual do Candidato antes de fazer a inscrição para saber se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.
Outras informações pela seção Dúvidas Frequentes ou pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades).
Fonte das Informações Complementares: https://www.vestibulinhoetec.com.br/inscricao-etec-2017/


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