Pesquisar este blog

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Sugestão de trabalho: Semana de 05 a 09 de fevereiro de 2018. Sequência Didática para séries finais do Ensino Fundamental, especificamente aos alunos dos 8ºAnos -EF e também Ensino Médio. Do Documento Orientador - CGEB, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Língua Portuguesa, PLANEJAMENTO 2018.


ATIVIDADES - 1º MOMENTO
(A propaganda e o anúncio publicitário)

1- Que texto é esse?
2- De que lugar ele deve ter sido retirado?
3- Em que época foi produzido?
4- O que está sendo divulgado: um produto ou uma ideia?
5- Quais são as funções daquilo que está sendo anunciado? Para quem se destina? Para que serve?

________________________________________________________________________________

ATIVIDADES -2º MOMENTO

1- Quais são as expressões do texto que buscam convencer o leitor (criar empatia) de que o produto é ideal?
2- Você compraria para si, tal produto?

_________________________________________________________________________________

ATIVIDADES -3º MOMENTO

1- Como é  a linguagem usada  no texto? O que mudou em relação à linguagem atual?
2- O referido anúncio é adequado para qual público? O antigo ou o atual?
3- Qual é a marca do produto? É marca famosa?

_________________________________________________________________________________

ATIVIDADE - 4º MOMENTO

Criar slogans que poderiam ser usados naquela época, para a mesma campanha do rádio Philco.

_________________________________________________________________________________





A FAMÍLIA ROQUE BASTOS desde já parabeniza aos seus alunos e professores que utilizarão a referida proposta de trabalho, indicada no material Documento Orientador- Sequência Didática- Língua Portuguesa- Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio, da CGEB, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Sugestão de trabalho- Semana de 05 a 09 de fevereiro de 2018, Séries Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, CGEB/SEE-SP,Língua Portuguesa e Literatura:Marcelo D2 - 1967 (Ao Vivo) / Canto de Ossanha


1967-
Marcelo D2

1967, o mundo começou
Pelo menos pra mim
E a minha história reduzida
É mais ou menos assim:chora chora
Nascido em São Cristóvão
Morador de Madureira
Desde pequeno acostumado a
subir ladeira
me lembro muito bem
dos meus tempos de moleque
que sempre passava as férias
no final do 77
Padre Miguel sempre 10 na bateria
saudoso Mestre André
sempre soube o que queria
futebol na rua F ou no campo de baixo
Você sabe
Meu tio gentil era um esculacho
Eu andava pelas ruas vestindo o meu bate bola
Se tu passasse em minha frente
Era melhor tu sair fora
Carnaval de rua perigoso e divertido
Mas passei por tudo isso
Entre mortos e feridos
Graças ao meu pai
O pessoal da tramela
Sérgio Cabrito meu padrinho
Não dava trégua
Lembra do Cassino Bangu
De vez em quando eu ia lá
Curtir um funk, ver a mulherada rebolar
Kool and the gang, gap band,
outro mestre, James Brown
Era só alegria
Não tinha pau

Eu quero ver

Se tu é homem mané
Do jeito que eu fui
E que eu sou
Eu quero ver
Se tu é homem mané
Que nem a parteira falou

No Andaraí, Grajaú o bicho pegava mais

Quando pichava muro
Sempre tinha um correndo atrás
Carlos Peixe, meu camarada
De vez em quando no piche
Outras na baforada
Vida de moleque sempre sangue bom
Calote no ônibus
Pra ir à praia no verão
Pra ficar um pouco mais
Roubava no supermercado
Foda-se pra mim isso nunca foi pecado
Sempre no Maraca vendo o Mengão jogar
Zico, Adílio, Júnior, fazendo a bola rolar
Como já diz o hino, vou repetir com vocês
Uma vez Flamengo
Flamengo até morrer
Meu avô Peixoto deixou meu sangue rubro-negro
Me orgulho de ser carioca
Me orgulho de ser brasileiro
skate na veia, só quem tem
sabe como é que é a sensação
e o poder de dar um ollie-air
Campo Grande, Norte Shopping
Street no Meier
À noite Circo Voador
Show do De Falla e um Domec
Vender Camisa na 13 de Maio
Na situação show no Garage
Skank, diversão de irmão
Grandmaster Flash, Afrika Bambaata
Planet Rock,
Rap, break, graffiti
Chegou o hip hop
Cantando a vida
Mas vista por outro lado
Não é apologia cumpadi
Não adianta ficar bolado
Entenda se a minha rima
Não te faz rir
É apologia parceiro
Dá licença, sai daqui
Eu vim pra zoar
Fazer barulho
Falar um pouco de mulher
Skate, som e bagulho
Sempre ligado, sempre sabendo o que quer
Sempre bom da cabeça, nunca doente do pé
Eu vou levando a vida
Juro que vou
Só no sapato, sempre sendo o que sou

Eu quero ver

Se tu é homem mané
Do jeito que eu fui
E que eu sou
Eu quero ver
Se tu é homem mané
Que nem a parteira falou

Agora saiu o flow

Brasileiro, Carioca
Marcelo D2 na área
Se derrubar, é pênalti
Valeu!!



ATIVIDADES - 1ºMOMENTO

1- Como esse rap foi construído?
2- Para que público?
3- É o relato de quem ?
4- Como é eese jovem ? De onde vem?
5- Como são as pessoas e quem se refere?

_________________________________________________________________________________
ATIVIDADES -2º MOMENTO

1- Como é o narrador da música? Descreva-o quanto à sua família, escolaridade, idade, comunidades que frequenta, forma de resolver alguns problemas do cotidiano,como por exemplo: a falta de dinheiro.

2- Apresentar a descrição ao professor e aos amigos.

_________________________________________________________________________________
ATIVIDADES -3º MOMENTO

1-  Quais são as expressões usadas no rap que revelam a identidade social do narrador?
2- Que gírias aparecem no texto? Quais são os possíveis significados?

_________________________________________________________________________________
ATIVIDADES - 4º MOMENTO

1- Em grupo de até 4 pessoas, escrever uma letra de rap, podendo usar o recurso da paródia,
2- Ensaiar o rap com acompanhamento musical e apresentar ao professor em data a ser por ele definida.

_________________________________________________________________________________


* OBSERVAÇÃO:

As letras de rap produzidas pelos alunos e os vídeos das apresentações serão posteriormente publicadas nesse espaço.




A FAMÍLIA ROQUE BASTOS parabeniza desde já aos seus alunos e aos professores de Língua Portuguesa que desenvolverão esse trabalho em sala de aula. Lembrando que essa atividade se baseia no Documento Orientador da CGEB- Secretaria de Educação do Estado de São Paulo- Sequência de Atividades- Língua Portuguesa, PLANEJAMENTO 2018.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Dia 01/02/2018- VOLTA ÀS AULAS!!

Resultado de imagem para Poema de retorno às aulas

Fonte da imagem :http://www.canal-educar.net/2014/07/poema-volta-as-aulas.html

A FAMÍLIA ROQUE BASTOS deseja um ótimo início de ano letivo a todos os seus alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Recomenda-se não faltar sem justificativa nas primeiras semanas de aula e, quando for necessário, justifique junto aos professores e Direção as suas faltas! Sucesso a todos!!

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Ótima sugestão de livro e filme: "Extraordinário".

Resultado de imagem para Livro e filme Extraordinário

SINOPSE E DETALHES

Não recomendado para menores de 10 anos
Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.
Data de lançamento 7 de dezembro de 2017 (1h 51min)
Direção: 
Gêneros DramaFamília
Nacionalidade EUA
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-232132/

Seleção de cenas do filme
Resultado de imagem para Livro e filme Extraordinário
Resultado de imagem para Livro e filme Extraordinário
Resultado de imagem para Livro e filme Extraordinário
Resultado de imagem para Livro e filme Extraordinário
Resultado de imagem para Livro e filme Extraordinário
Resultado de imagem para Livro e filme Extraordinário
Resultado de imagem para Livro e filme Extraordinário


terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Família Roque Bastos divulga calendário de atribuição de aulas para 2018.

A FAMÍLIA ROQUE BASTOS deseja sucesso a todos os professores na atribuição de aulas em 2018.

Ano de 2018: Dicas para mudanças de hábitos quanto ao uso da Tecnologia.

Resultado de imagem para Celulares e tabletes
fonte: https://www.tecmundo.com.br/tablet/60112-entenda-declinio-mercado-tablets-volta-pcs-2014.htm

Está previsto para esse ano pelo Governo do Estado de São Paulo a instalação de Rede WI-fi em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino, com reformulação da Sala do Acessa Escola e com envio de notebooks para uso com os alunos. Esse projeto, vem de encontro também com a liberação do celular em sala de aula, segundo a Secretaria de Estado de Educação, para fins pedagógicos.
No entanto, salientamos que ainda não temos uma cultura digital disciplinada, o que pode ser na verdade um tiro no pé da Educação, pois, os nossos jovens e demais membros da comunidade escolar, podem não aproveitar tão bem a Tecnologia, se antes não forem devidamente instruídos para que o conhecimento seja privilegiado e, não somente as redes sociais e outras formas de entretenimento dentro de nossas escolas.
Abaixo seguem algumas dicas retiradas do site da Educação de São Paulo, que devem e podem ser observadas por todos.

Dicas ajudam pais a cuidar da segurança dos filhos na internet

Esquecer um pouco a tecnologia e resgatar o momento família é importante na educação das crianças

A cada ano que passa as crianças crescem mais conectadas com a tecnologia. Aparelhos que para os adultos são difíceis de manusear, para seus filhos e netos se tornam quase que parte do corpo humano, tamanha é a destreza das gerações que vêm chegando. Mas, é preciso ficar atento para que algo simples, como interagir em redes sociais, não se torne um futuro problema. Siga algumas dicas que vão aumentar a segurança de seu filho na internet.
1 – Defina o tempo/período de uso do aparelho de celular e computador
É preciso ter disciplina quanto ao tempo de uso do equipamento eletrônico. Claro que isso vai depender da idade da criança, e para decidir é simples: durante as refeições é a hora de evitar; o celular não pode substituir o contato pessoal entre vocês; o celular não pode atrapalhar programas de família, nem o dever de casa; tempo ao ar livre, sem eletrônicos, é importante para todos.
2 – Selecione quais as redes sociais são mais adequadas para seu filho
O Instagram, por exemplo, não é um aplicativo tão inocente quanto parece. Apesar da criança ou adolescente achar que os vídeos e/ou fotos postados podem ser deletados, isso pode não acontecer. Qualquer pessoa má intencionada pode fazer um “screenshot”, tirar foto da imagem que você acha que vai deletar em seguida. Portanto, muito cuidado com as fotos que são divulgadas.
3 – Trabalhe a consciência do que é errado publicar
A conversa aberta sempre será grande aliada dos pais. Por isso é necessário explicar que a internet não dá superpoderes. Não se pode falar na internet tudo aquilo que não se tem coragem de falar pessoalmente. Muitas vezes, o que eles não têm coragem de falar pessoalmente, acabam usando as mensagens de texto para serem críticos e duros demais e assim ofendem ou machucam o colega. O bullying cibernético precisa ser inibido, e a consciência dos pais faz grande diferença nessa luta.
4 – Fique atento aos emojis: os ícones podem ser usados como códigos
Alguns emojis tem conotação sexual. Os pais precisam ter noção do que parece não fazer sentido ou ser ingênuo, mas que é, na verdade, um convite de cunho sexual para os filhos.
5 – O celular deve ser retirado do quarto e desligado na hora de dormir
Nunca, jamais, deixe o celular do seu filho junto com ele na hora de dormir. Mesmo que argumente que vai deixar carregando. O celular deve ser carregado fora do quarto de dormir. Tenha certeza de que se você mantiver o celular no quarto, quando der boa noite e a mensagem pipocar, ele vai mexer no celular, igualmente como acontece com os adultos.
6 – Os pais devem ter conhecimento da senha do celular
Seu filho é menor de idade e, com certeza, foi você quem comprou o smartphone dele, ou algum outro adulto, como um tio ou tia. Não há hipótese de você não saber a senha dele, e a questão de privacidade não se aplica aqui. Você tanto precisa ter acesso a tudo o que ele faz no celular dele, quanto ser responsável por qual aplicativo baixar e não ele.
7 – Redes sociais com “mensagem privada”: o conteúdo deve ser acompanhado
Alguns aplicativos possuem “mensagem privada”, ou seja, nossos filhos podem receber mensagens de estranhos. Esclareça que eles jamais devem responder mensagem de quem não conhecem. Amigos são pessoas na vida real e não virtual.
8 – Crie uma semana de atividades livres de aparelhos telefônicos
Algo que se perdeu, por conta da tecnologia que cerca o mundo, são os momentos de diversão com brincadeiras de roda, jogos de tabuleiro, pipas, passeios de bicicleta e outras coisas mais. É super importante que os pais façam o exercício de resgate da união da família sem a presença de aparelhos tecnológicos. Pode até ser difícil começar, mas com o tempo as próprias crianças vão pedir mais momentos com “as brincadeiras do papai e da mamãe”.
A FAMÍLIA ROQUE BASTOS deseja a todos os seus alunos um 2018  repleto de grandes realizações por meio do conhecimento.