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quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

E.E.Professor Roque Bastos realiza em 14 de fevereiro de 2018, a primeira reunião de Pais do ano letivo. Releia o contéudo da Carta aos Pais- Regimento Escolar e Esclarecimentos, documento amplamente debatido com todos os alunos no retorno às aulas em 01 de fevereiro de 2018.

Aconteceu em 14 de fevereiro de 2018, às 15h30, a primeira Reunião de Pais do ano letivo. As Equipes Gestora e Docente se apresentaram aos pais e na sequência a Diretora de Escola- Ana Zolaide Alves da Silva ,Cida Santos-Vice-Diretora de Escola, Cida Godinho, Vice-Diretora do Programa Escola da Família em parceria com o Prof.Coordenador Fábio Ap.de Oliveira, leram e debateram com os pais os itens presentes no documento lido aos alunos no início das aulas pelos professores. Confira na íntegra o teor do documento e releia-o quantas vezes for necessário, para o bom andamento das aulas em nossa querida escola.
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E.E.PROF.ROQUE BASTOS-IBIÚNA-SP
TELEFONE: 3241-1586
CARTA AOS PAIS- Regimento escolar -Esclarecimentos
Normas Disciplinares formam um instrumento que auxilia o bom andamento da escola e que tem como princípio básico o processo educativo, como forma de assegurar a integridade de seus diretores, professores, funcionários e alunos.

DE ACORDO COM O REGIMENTO ESCOLAR DA E.E.PROF.ROQUE BASTOS, ALÉM DO QUE DISPÕE A LEGISLAÇÃO, OS ALUNOS TÊM O DEVER DE :

- Comparrecer pontualmente às aulas, sem atraso. A entrada na unidade escolarr fora dos horários estabelecidos em cada turno somente será permitida mediante justificativa escrita da direção, permitindo assim a entrada. O aluno levará para cada professor um papel carimbado e assinado pela Direção, com a hora em que ele (aluno) foi atendido e autorizado a entrar pela mesma.
- Comparecer à escola munidos do material básico e dos livros didáticos necessários para acompanhamento das aulas.
- No término de cada aula, permanecer dentro da sala de aula, aguardando a troca do professor. 
- Cooperar com a boa conservação dos móveis e equipamentos escolares; zelar pela limpeza dos mesmos.
- Não portar material que represente perigo à saúde, segurança e integridade física e moral para si ou a outras pessoas.
- Levar ao conhecimento dos professores ou inspetores os problemas eventualmente ocorridos na escola.
- Entregar aos seus pais ou responsáveis todos os comunicados.
- Em caso de convocações, é obrigatória a presença do pai ou responsável.
- Justificar sua ausência, quando houver impedimento de seu comparecimento às aulas, apresentar atestado médico, quando faltar por motivos de saúde, à Coordenação Pedagógica da escola e aos professores, solicitando aos mesmos que assinem no verso do atestado médico e, que marquem no diário de classe a data do afastamento do aluno.
- Manter-se informado, lendo comunicados nos murais dos corredores e pátio da escola.
- Não vir à escola doentes e ter sempre em mãos um telefone para contato.
- Entregar os documentos requeridos pela Escola nos prazos estabelecidos.

* NÃO É PERMITIDO :
1- O porte de materiais eletrõnicos (mini-game, aparelhos sonoros, telefones celulares e afins) ou objetos que representem perigo para a saúde, segurança e integridade física e moral de si próprio ou de outros ( objetos cortantes, revistas pornográficas, produtos tóxicos e ou alcoólicos). A não observância desta norma acarretará em apreensão dos citados materiais, os quais serão devolvidos somente ao responsável pelo aluno.
OBSERVAÇÃO: O uso do aparelho celular para fins pedagógicos nas aulas será permitido aos alunos mediante a ordem expressa dos professores em sala. O uso indevido dos celulares, isto é, para fins de jogos, entretenimento e comunicação entre amigos e familiares, acarretará ao aluno prejuízos nos conteúdos das matérias ,podendo ser recolhido pela escola  e entregue aos pais, após aconselhamento da Direção/Mediação/Coordenação aos alunos e aos seus responsáveis.
2- Fumar no recinto escolar, isto é lei federal.
3- Deixar pratos,canecas e talheres espalhados pela escola.
4- Pegar objetos dos colegas e da escola sem permissão.
5- Entrar nas dependências da Unidade Escolar ou sair fora do horário regular das aulas , somente se for autorizado pela Direção de Escola.
6- Cabular aulas.
7- Sair da sala sem autorização do professor.
8- Praticar atos de desrespeito a colegas, professores e funcionários da escola.
9- Lanchar em salas de aulas.
10- Atrapalhar a aula de outro professor para falar com colegas.
11- Sair da sala junto com outro colega para ir ao banheiro ou realizar algo que prejudique o desempenho nas aulas, sem a devida autorização do professor.

O NÃO CUMPRIMENTO DOS DEVERES E A INCIDÊNCIA EM FALTAS DISCIPLINARES PODERÃO ACARRETAR AO ALUNO MEDIDAS DISCIPLINARES DE ACORDO A CADA CASO:
1- Advertência Verbal,
2- Retirada do aluno de sala de aula ou atividades em curso  e encaminhamento à Diretoria para orientação.
3- Comunicação escrita dirigida aos pais ou responsáveis.
4- Suspensão temporária de participação em visitas ou demais programas extracurriculares.
5- Suspensão por até 5 dias.
6- Suspensão pelo período de 06 a 10 dias letivos.

OBSERVAÇÕES:
* O aluno deverá permanecer no recinto escolar exclusivamente dentro do horário de seu turno. As exceções serão tratadas pela Direção, no caso de trabalhos escolares que exigirem pesquisa.
* Atividades de iniciativas pessoais e coletivas somente podem ser realizadasno âmbito da escola quando submetidas à aprovação da Direção.
* Não haverá dispensa de alunos por telefone. Qualquer aluno com necessidade de se retirar antes do término do período,somente será dispensado com a presença dos pais.
* Os banheiros serão fechados 10 minutos antes e dez minutos após cada aula.
* Solicitamos aos pais que sempre encaminhem seus filhos à escola usando a camiseta da escola ou branca, pois, é mais segurança para seus filhos.
* Na 4ª aula, os banheiros serão fechados para limpeza.

ATENCIOSAMENTE/ EQUIPES GESTORA E DOCENTE
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A FAMÍLIA ROQUE BASTOS agradece imensamente a presença e colaboração dos pais, professores e Equipe Gestora na primeira reunião de Pais do ano letivo de 2018.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

A Origem do Carnaval (Subsídios aos alunos dos 8ºAnos B e C-Ensino Fundamental , Prof.Sérgio )

O_Galo_da_Madrugada_Carnaval_do_Recife
Fonte: https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/qual-e-a-origem-do-carnaval/

Ele é uma herança de várias comemorações realizadas na Antiguidade por povos como os egípcios, hebreus, gregos e romanos. Esses festejos pagãos serviam para celebrar grandes colheitas e principalmente louvar divindades. É provável que as mais importantes festas ancestrais do Carnaval tenham sido as “saturnais”, realizadas na Roma antiga em exaltação a Saturno, deus da agricultura. Na época dessa celebração, as escolas fechavam, os escravos eram soltos e os romanos dançavam pelas ruas. Havia até mesmo uma espécie de “bisavô” dos atuais carros alegóricos. Eles levavam homens e mulheres nus e eram chamados de carrum navalis, algo como “carro naval”, pois tinham formato semelhante a navios. Alguns pesquisadores enxergam aí a origem da palavra “carnaval”. A maior parte dos especialistas, porém, acha que o termo vem de outra expressão latina: carnem levare, que significa “retirar ou ficar livre da carne”.
Isso porque, já na Idade Média, essas velhas festividades pagãs foram incorporadas pela Igreja Católica, passando a marcar os últimos dias de “liberdade” antes das restrições impostas pela quaresma. Nesse período de penitência para os cristãos (durante os 40 dias antes da Páscoa), o consumo de carne era proibido. A variação da data do Carnaval no calendário se deve justamente à ligação direta com a Páscoa – que, no Hemisfério Sul, sempre acontece no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia do outono. Determinada a data do feriado cristão, basta retroceder 46 dias no calendário (40 da Quaresma mais seis da Semana Santa) para se chegar à Quarta-Feira de Cinzas. A comemoração do Carnaval adquiriu diferentes formas nos países católicos que mantiveram a celebração. No Brasil, foi grande a influência do “entrudo”, uma folia feita em Portugal, onde eram comuns as brincadeiras com água.
Folia globalizada

A festa brasileira mistura brincadeiras e costumes de outros países com criações nacionais
Brincadeira portuguesa, com certeza

Em seus primórdios, no século 17, o Carnaval daqui não tinha música nem dança, brincava-se o entrudo, herança da colonização portuguesa. É daí que veio o costume das “guerras de água”. Mas a artilharia daqueles tempos muitas vezes era mais pesada, com direito não só a baldes e latas d’água, como também a lama, laranjas, ovos e limões-de-cheiro — pequenas bolinhas de cera fina recheadas com água e outras substâncias Loucura

Outra tradição do Carnaval é o hábito de homens se vestirem com trajes femininos. Há registros disso na folia de rua desde o início do século 20. “A explicação está na própria psicologia da festa, um espaço de inversão, em que se busca ser exatamente o que não se é no resto do ano”, diz a filóloga Rachel Valença, diretora do Centro de Pesquisas da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio.

Abram alas para um ritmo carioca

As marchinhas carnavalescas deram o tom da festa entre as décadas de 1930 e 1950. Mas o ritmo surgiu ainda no final do século 19. “Ó Abre Alas” é considerada a primeira canção escrita especialmente para um bloco de Carnaval. A “música para dançar” foi composta pela maestrina Chiquinha Gonzaga, em 1899, para o bloco carnavalesco Rosa de Ouro, do Andaraí, no Rio de Janeiro

Com o bloco na rua (do Rio)

Os blocos carnavalescos surgiram em meados do século 19. O primeiro de que se tem notícia é creditado ao sapateiro português José Nogueira de Azevedo Prates, o Zé Pereira. Em 1846, ele saiu pelas ruas do Rio de Janeiro tocando um bumbo. A balbúrdia atraiu a atenção de outros foliões, que foram se juntando ao músico solitário

Fantasias à italiana

Os bailes de máscara eram tradicionais em alguns países da Europa, como a Itália, já no século 13. No entanto, tais festas eram restritas à nobreza. Foi a partir do século 19 que máscaras e fantasias começaram a se tornar mais populares. Nessa época, os personagens de maior sucesso eram o Pierrô, o Arlequim e a Colombina (da Commedia Dell’Arte Italiana), além de trajes de caveiras, burros e diabos

Eletricidade baiana

O trio-elétrico é a “criação” mais nova do Carnaval brasileiro. Ele surgiu em 1950, quando os músicos baianos Dodô e Osmar, conhecidos como “dupla elétrica”, equiparam um capenga Ford 29 com dois alto-falantes e saíram tocando pelas ruas de Salvador. Foi um sucesso. No ano seguinte, o Ford foi trocado por uma picape e a dupla convidou Themístocles Aragão para compor, agora sim, um “trio elétrico”

Fonte: https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/qual-e-a-origem-do-carnaval/
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A FAMÍLIA ROQUE BASTOS parabeniza aos seus alunos pela busca do conhecimento!!

Primeira Reunião de Pais do Ano de 2018 !!

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Fonte: http://escolamalheiro.blogspot.com.br/2011/06/reuniao-de-pais-e-mestres.html

E.E.PROFESSOR ROQUE BASTOS
Aos senhores Pais e/ ou Responsáveis

No dia 14/02/18, quarta-feira, às 15h30,  esperamos vocês na nossa escola para a realização da Reunião com os Pais e/ou responsáveis pelos alunos. Entendemos ser de suma importância, a participação dos senhores, como uma forma de estabelecermos a relação entre escola e família, tão fundamental para o desenvolvimento dos nossos alunos. Pretendemos desenvolver os seguintes temas:
- Apresentação dos profissionais.
- Horário de entrada e saída dos alunos,
- Uniforme,
- Eleição de membros para Conselho de Escola,
- Eleição de membros para a A.P.M. (Associação de Pais e Mestres)
- Calendário Escolar.

* Na semana de 12 a 16 de fevereiro, não haverá aulas.
*Retorno dos alunos: 19 de fevereiro de 2018.

Atenciosamente
Equipe Gestora
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A FAMÍLIA ROQUE BASTOS  agradece desde já a participação de todos em nossa primeira Reunião de Pais, do ano de 2018. Forte abraço a todos e até o dia 14 de fevereiro!!


sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

AVISO IMPORTANTE PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR- SEMANA DE 12 a 16 DE FEVEREIRO DE 2018.


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A FAMÍLIA ROQUE BASTOS comunica aos seus alunos e seus responsáveis a programação da Semana de 12 a 16 de fevereiro de 2018:
CARNAVAL: 12 e 13/02
CINZAS: 14 de Fevereiro
PLANEJAMENTO ESCOLAR: 14/02 (após as 12h), 15 e 16 de fevereiro.
AULAS NORMAIS : a partir  de 19 de fevereiro de 2018.
A FAMÍLIA ROQUE BASTOS ainda salienta a importância daqueles que cairão na folia, a necessidade de cuidados de prevenção às drogas e outras coisas que venham oferecer riscos à vida! Forte abraço a todos!!

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Alunos das 3ª Séries do Ensino Médio- 2018 têm importante palestra com universitários da UNICAMP e UNESP, em 06 de fevereiro de 2018.


Alunos da 3ª Série B e os universítários José e Felipe

Nossa escola pela segunda vez consecutiva foi agraciada com a palestra sobre carreiras, ministrada pelos universitários José Ruivo (UNICAMP) e Felipe (UNESP), em 06 de fevereiro de 2018.
Nessa palestra, os nossos queridos formandos puderam conhecer o universo das universidades, os cursos e os processos de seleção das mesmas, a exemplo do ENEM, do Sisu, do ProUni, do Fies e dos vestibulares tradicionais.
Os universitários José e Felipe em forma descontraída e jovial explicaram passo a passo como é possível aos alunos das escolas públicas ingressarem nos cursos de formação superior. Árduos caminhos são apresentados a todos, mas com foco e persistência, é possível percorrê-los.
Foi salientado também a importância das rotinas de estudo diárias, além da atenção integral nas aulas regulares, já que existem muitas pessoas que prestam o ENEM com o objetivo de conquistarem vagas nas universidades públicas federais, estaduais e particulares.
A FAMÍLIA ROQUE BASTOS agradece imensamente aos nossos parceiros, os universitários José e Felipe, pelo carinho como realizam esse magnífico projeto em prol dos nossos queridos alunos e das demais escolas da Rede Estadual de Ensino em nosso município.







domingo, 4 de fevereiro de 2018

Sugestão de trabalho: Semana de 05 a 09 de fevereiro de 2018. Sequência Didática para séries finais do Ensino Fundamental, especificamente aos alunos dos 8ºAnos -EF e também Ensino Médio. Do Documento Orientador - CGEB, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Língua Portuguesa, PLANEJAMENTO 2018.


ATIVIDADES - 1º MOMENTO
(A propaganda e o anúncio publicitário)

1- Que texto é esse?
2- De que lugar ele deve ter sido retirado?
3- Em que época foi produzido?
4- O que está sendo divulgado: um produto ou uma ideia?
5- Quais são as funções daquilo que está sendo anunciado? Para quem se destina? Para que serve?

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ATIVIDADES -2º MOMENTO

1- Quais são as expressões do texto que buscam convencer o leitor (criar empatia) de que o produto é ideal?
2- Você compraria para si, tal produto?

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ATIVIDADES -3º MOMENTO

1- Como é  a linguagem usada  no texto? O que mudou em relação à linguagem atual?
2- O referido anúncio é adequado para qual público? O antigo ou o atual?
3- Qual é a marca do produto? É marca famosa?

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ATIVIDADE - 4º MOMENTO

Criar slogans que poderiam ser usados naquela época, para a mesma campanha do rádio Philco.

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A FAMÍLIA ROQUE BASTOS desde já parabeniza aos seus alunos e professores que utilizarão a referida proposta de trabalho, indicada no material Documento Orientador- Sequência Didática- Língua Portuguesa- Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio, da CGEB, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Sugestão de trabalho- Semana de 05 a 09 de fevereiro de 2018, Séries Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, CGEB/SEE-SP,Língua Portuguesa e Literatura:Marcelo D2 - 1967 (Ao Vivo) / Canto de Ossanha


1967-
Marcelo D2

1967, o mundo começou
Pelo menos pra mim
E a minha história reduzida
É mais ou menos assim:chora chora
Nascido em São Cristóvão
Morador de Madureira
Desde pequeno acostumado a
subir ladeira
me lembro muito bem
dos meus tempos de moleque
que sempre passava as férias
no final do 77
Padre Miguel sempre 10 na bateria
saudoso Mestre André
sempre soube o que queria
futebol na rua F ou no campo de baixo
Você sabe
Meu tio gentil era um esculacho
Eu andava pelas ruas vestindo o meu bate bola
Se tu passasse em minha frente
Era melhor tu sair fora
Carnaval de rua perigoso e divertido
Mas passei por tudo isso
Entre mortos e feridos
Graças ao meu pai
O pessoal da tramela
Sérgio Cabrito meu padrinho
Não dava trégua
Lembra do Cassino Bangu
De vez em quando eu ia lá
Curtir um funk, ver a mulherada rebolar
Kool and the gang, gap band,
outro mestre, James Brown
Era só alegria
Não tinha pau

Eu quero ver

Se tu é homem mané
Do jeito que eu fui
E que eu sou
Eu quero ver
Se tu é homem mané
Que nem a parteira falou

No Andaraí, Grajaú o bicho pegava mais

Quando pichava muro
Sempre tinha um correndo atrás
Carlos Peixe, meu camarada
De vez em quando no piche
Outras na baforada
Vida de moleque sempre sangue bom
Calote no ônibus
Pra ir à praia no verão
Pra ficar um pouco mais
Roubava no supermercado
Foda-se pra mim isso nunca foi pecado
Sempre no Maraca vendo o Mengão jogar
Zico, Adílio, Júnior, fazendo a bola rolar
Como já diz o hino, vou repetir com vocês
Uma vez Flamengo
Flamengo até morrer
Meu avô Peixoto deixou meu sangue rubro-negro
Me orgulho de ser carioca
Me orgulho de ser brasileiro
skate na veia, só quem tem
sabe como é que é a sensação
e o poder de dar um ollie-air
Campo Grande, Norte Shopping
Street no Meier
À noite Circo Voador
Show do De Falla e um Domec
Vender Camisa na 13 de Maio
Na situação show no Garage
Skank, diversão de irmão
Grandmaster Flash, Afrika Bambaata
Planet Rock,
Rap, break, graffiti
Chegou o hip hop
Cantando a vida
Mas vista por outro lado
Não é apologia cumpadi
Não adianta ficar bolado
Entenda se a minha rima
Não te faz rir
É apologia parceiro
Dá licença, sai daqui
Eu vim pra zoar
Fazer barulho
Falar um pouco de mulher
Skate, som e bagulho
Sempre ligado, sempre sabendo o que quer
Sempre bom da cabeça, nunca doente do pé
Eu vou levando a vida
Juro que vou
Só no sapato, sempre sendo o que sou

Eu quero ver

Se tu é homem mané
Do jeito que eu fui
E que eu sou
Eu quero ver
Se tu é homem mané
Que nem a parteira falou

Agora saiu o flow

Brasileiro, Carioca
Marcelo D2 na área
Se derrubar, é pênalti
Valeu!!



ATIVIDADES - 1ºMOMENTO

1- Como esse rap foi construído?
2- Para que público?
3- É o relato de quem ?
4- Como é eese jovem ? De onde vem?
5- Como são as pessoas e quem se refere?

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ATIVIDADES -2º MOMENTO

1- Como é o narrador da música? Descreva-o quanto à sua família, escolaridade, idade, comunidades que frequenta, forma de resolver alguns problemas do cotidiano,como por exemplo: a falta de dinheiro.

2- Apresentar a descrição ao professor e aos amigos.

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ATIVIDADES -3º MOMENTO

1-  Quais são as expressões usadas no rap que revelam a identidade social do narrador?
2- Que gírias aparecem no texto? Quais são os possíveis significados?

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ATIVIDADES - 4º MOMENTO

1- Em grupo de até 4 pessoas, escrever uma letra de rap, podendo usar o recurso da paródia,
2- Ensaiar o rap com acompanhamento musical e apresentar ao professor em data a ser por ele definida.

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* OBSERVAÇÃO:

As letras de rap produzidas pelos alunos e os vídeos das apresentações serão posteriormente publicadas nesse espaço.




A FAMÍLIA ROQUE BASTOS parabeniza desde já aos seus alunos e aos professores de Língua Portuguesa que desenvolverão esse trabalho em sala de aula. Lembrando que essa atividade se baseia no Documento Orientador da CGEB- Secretaria de Educação do Estado de São Paulo- Sequência de Atividades- Língua Portuguesa, PLANEJAMENTO 2018.