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domingo, 25 de fevereiro de 2018

MOMENTO LITERÁRIO POEMA: ALMAS PERFUMADAS - AUTORA ANA CLAUDIA SALDANHA JÁCOMO .

PARA REFLETIR:


ALMAS PERFUMADAS

Tem gente que tem cheiro
de passarinho quando canta,

de sol quando acorda,

de flor quando ri.



Ao lado delas,

a gente se sente no balanço de uma rede

que dança gostoso numa tarde grande,

sem relógio e sem agenda.



Ao lado delas,

a gente se sente comendo pipoca na praça,

lambuzando o queixo de sorvete,

melando os dedos com algodão doce

da cor mais doce que tem pra escolher.

O tempo é outro.

E a vida fica com a cara que ela tem de verdade,
mas que a gente desaprende de ver.

Tem gente que tem cheiro
de colo de Deus,
de banho de mar
quando a água é quente e o céu é azul.

Ao lado delas,
a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis.

Ao lado delas,
a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo,
sonhando a maior tolice do mundo
com o gozo de quem não liga pra isso.

Ao lado delas,
pode ser abril,
mas parece manhã de Natal,
do tempo em que a gente acordava
e encontrava o presente do Papai Noel.

Tem gente que tem cheiro
das estrelas que Deus acendeu no céu
e daquelas que conseguimos acender na Terra.

Ao lado delas,
a gente não acha que o amor é possível,
a gente tem certeza.

Ao lado delas,
a gente se sente visitando um lugar feito de alegria,
recebendo um buquê de carinhos,
abraçando um filhote de urso panda,
tocando com os olhos os olhos da paz.

Ao lado delas,
saboreamos a delícia do toque suave
que sua presença sopra no nosso coração.

Tem gente que tem cheiro
de cafuné sem pressa,
do brinquedo que a gente não largava,
do acalanto que o silêncio canta,
de passeio no jardim.

Ao lado delas,
a gente percebe que a sensualidade
é um perfume que vem de dentro
e que a atração que realmente nos move
não passa só pelo corpo.
Corre em outras veias.
Pulsa em outro lugar.

Ao lado delas,
a gente lembra que no instante em que rimos
Deus está conosco, juntinho, ao nosso lado.
E a gente ri grande que nem menino arteiro.

Tem gente como você,
que nem percebe como tem a alma perfumada
e que esse perfume é dom de Deus. 


(Ana Claudia Saldanha Jácomo)

http://www.bilibio.com.br/poema/239/Almas+Perfumadas.htm



A FAMÍLIA ROQUE BASTOS incentivando mais e mais a Literatura!!

sábado, 24 de fevereiro de 2018

MOMENTO LITERÁRIO: POEMA "PALAVRAS SEM TETO" -AMONS PERILAT

Resultado de imagem para Palavras

PALAVRAS SEM TETO

Amons Perilat

As palavras no papel nos servem,
Em todas medidas se ajeitam,
Toda casa pode as abrigar 
Exceto aquelas que as rejeitam,
Porém, as podem salvar 
E a verdade é que devem!

Pois nosso mundo já é mudo 
Resta apenas o som dos pássaros a cantar
Nos implorando que voltemos a ouvir
Não os brados, sempre a matar
Mas o silêncio do luto 

E enchê-lo com palavras de paz 
Tornando os pequenos pontos negros da história 
Belas poesias pra se ler;
Fugir das guerras e encontrar a vitória 
Uma luz pra se viver 
Nas nuvens de escuridão já tão tenaz

Só resta, então, pedir ao leitor
Que haja espaço em seu lar
Pra aceitar tal salvação,
E que não negue no altar
Essa maravilhosa união:
As palavras e seu escritor.

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A FAMÍLIA ROQUE BASTOS parabeniza o seu grande poeta Amons Perilat por mais esse lindo poema, o que nos engradece com o tamanho talento literário que possui.


terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Sequência Didática para os alunos dos 8ºAnos A,B,C-EF, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Língua Portuguesa, Adaptação feita pelo Prof.Sérgio Luiz de Mello


AULA 1


Música: Esperando na janela
              Gilberto Gil


Ainda me lembro do seu caminhar
Seu jeito de olhar, eu me lembro bem
Fico querendo sentir o seu cheiro
É daquele jeito que ela tem

O tempo todo eu fico feito tonto
Sempre procurando, mas ela não vem
E esse aperto no fundo do peito
Desses que o sujeito não pode aguentar, ah
E esse aperto aumenta meu desejo
Eu não vejo a hora de poder lhe falar

Por isso eu vou na casa dela, ai, ai
Falar do meu amor pra ela, vai
Tá me esperando na janela, ai, ai
Não sei se vou me segurar

Composição: Targino Gondim / Manuca Almeida / Raimundinho do Acordeon
Disponível em: . Acesso em: 05 de janeiro de 2018.

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ATIVIDADES -AULA 1

Responder com atenção as seguintes questões:
Questões Bloco 1
1- Do que o eu lírico se lembra?

2- Como ele se sente ao lembrar?

3-Apesar de procurar, a amada não vem. Como ele se sente por causa disso?

4-De que problema se queixa o eu lírico?

5- Para ele, qual a solução?

6-Qual o tema da canção?


Questões do Bloco 2

1- Essa música é um grande sucesso, por quê?

2-Muito tocada nas rádios, é um forró3, dançante. É agradável de ouvir?

3- Como é retratada a mulher?

4- É comum a mulher ficar na janela esperando?

5- Você conhece por filmes, novelas ou por experiência de vida, lugares em que as mulheres esperam os namorados na janela de casa?


SE EXPRESSANDO COM CRIATIVIDADE:

Desenhar ou colar uma imagem da Internet que represente a história do conto. Os trabalhos serão compartilhados com a classe e professor e posteriormente divulgados no Blog.

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AULA 2

1- Releia a estrofe 2 da música e identifique palavras que sozinhas podem exprimir um sentimento ou emoção do eu lírico, elas são chamadas de interjeições.

2- Releia o refrão ou a 3ª estrofe para identificar as interjeições presentes. Anote-as em seu caderno.

3- Contruir frases com as interjeições abaixo:
Interjeição                                           Exemplo                                           Efeito
Ah!______________________________________________________________
Ih!_______________________________________________________________
Credo!____________________________________________________________
Ui!_______________________________________________________________
Ei!_______________________________________________________________
Oba!_____________________________________________________________
Ai!_______________________________________________________________
Oh!_______________________________________________________________

4- Fazer uma pesquisa apurada a respeito da origem do forró. Não esquecer de por as fontes de sua pesquisa.
O que é forró? Qual é a sua origem? Segundo Câmara Cascudo, a palavra forró é uma redução de forrobodó. O que significa forrobodó? Por que tantas pessoas gostam de forró em São Paulo? Explique: por que o forró representa um vínculo com as raízes populares do sertão nordestino?

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AULA 3

1- Reler a letra da música e retirar todos os substantivos.
PARA RELEMBRAR: Substantivo é a palavra que nomeia seres animados e inanimados, ações e sentimentos.

2- Retirar da letra os verbos presentes.
PARA RELEMBRAR: Verbos são palavras que indicam ação, estado ou fenômeno meteriológico e pode ser conjugado em tempos verbais (presente, passado, futuro) e alocado em modos: Indicativo: (indica certeza da ação verbal), Subjuntivo (Indica incerteza da ação verbal) e Imperativo ( que indica ordem, aconselhamento).
Pelo verbos utilizados, o narrador se refere ao tempo presente da amada ou no passado ou até memo no futuro? Retirar três verbos que comprovem a sua resposta.

3- Reescrever  a letra da música no caderno, transcrevendo aos verbos para o tempo perfeito ou imperfeito do Indicativo.Se possível, pesquisar em livros ou na Internet como seriam essas terminações verbais.
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AULA 4

1- Observando as características da linguagem usada pelo poeta, por representar a cultura popular nordestina, qual variedade linguística é utilizada? A vairiedade da norma culta ou da norma popular? Explique.

2- A forma utilizada pelo eu lírico é coerente? Comentar.

3- Reescrever os trechos em destaque de acordo à norma padrão da Língua Portuguesa:
 "Por isso, eu vou na casa dela, ai ai
   Falar do meu amor pra ela, vai
   Tá me esperando na janela,ai, ai
   Não sei se vou me segurar."

4- A locução verbal é uma expressão formada de dois ou mais verbos, mas que possui um siginificado único. Complete as formas verbais adequamente :
LOCUÇÃO VERBAL            FORMA SINTÉTICA: FUTURO       FORMA SINTÉTICA: FUTURO
(perífrase)                                DO PRESENTE                                    DO PRETÉRITO
Vou fazer/iria fazer                             farei                                                                      faria
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Vamos cantar/iríamos
cantar
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Vai falar/iria falar
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Vou viajar/iria viajar
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Vamos conhecer/iríamos
conhecer
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Vão resolver/iriam 
resolver
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AULA 5

1- Ler e cantar em única voz  a letra da música.

2-Compartilhar com os amigos, a pesquisa sobre o forró.

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A FAMÍLIA ROQUE BASTOS parabeniza os seus alunos e professores pelo empenho em aprender sempre mais.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Sequência Didática para os alunos das 1ª séries -EM, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Língua Portuguesa (Adaptação feita pelo Prof.Sérgio Luiz de Mello)


  AULA 1


Música: Polícia
              Tony Belloto

Dizem que ela existe pra ajudar!
Dizem que ela existe pra proteger!
 Eu sei que ela pode te parar!
 Eu sei que ela pode te prender!

 Polícia! Para quem precisa! Polícia!
 Para quem precisa de polícia! (2x)

Dizem pra você obedecer!
 Dizem pra você responder!
Dizem pra você cooperar!
 Dizem pra você respeitar!

 Polícia! Para quem precisa! Polícia!
 Para quem precisa de polícia! (2x)

 Dizem que ela existe pra ajudar!
 Dizem que ela existe pra proteger!
 Eu sei que ela pode te parar!
 Eu sei que ela pode te prender!

Polícia! Para quem precisa! Polícia!
 Para quem precisa de polícia! (2x)

 Dizem pra você obedecer!
 Dizem pra você responder!
 Dizem pra você cooperar!
 Dizem pra você respeitar! Polícia!

 Para quem precisa! Polícia!
 Para quem precisa de polícia! (2x)

 Disponível em: . Acesso em: 25 de janeiro de 2018

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ATIVIDADES - AULA 1

1- Você já conhecia essa música?

2- Qual é o tema abordado nela?

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Nessa sequência de atividades, estudaremos o gênero crônica e, para o início, o que se espera de uma crônica que tenha como nome: "Aprenda a chamar a Polícia" ?
HIPÓTESES:
3- Alguém conhece essa crônica?
4-Do que será que ela trata?
5- Por que é preciso chamar a polícia?
6- Por que será necessário que se aprenda a chamar a polícia? Não é fácil chamá-la? Não basta discar 190?
7- O que acontece nessa crônica, na opinião de vocês?
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MOMENTO DE LEITURA E COMPREENSÃO DA CRÔNICA:

Aprenda a Chamar a Polícia
Luís Fernando Veríssimo

Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa.
Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro.
Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando tranquilamente.
Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço.
Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa.
Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível.
Um minuto depois, liguei de novo e disse com a voz calma:
— Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro de escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa para estas situações. O tiro fez um estrago danado no cara!
Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo.
Eles prenderam o ladrão em flagrante, que ficava olhando tudo com cara de assombrado. Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do Comandante da Polícia.
No meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim e disse:
— Pensei que tivesse dito que tinha matado o ladrão.
Eu respondi:
— Pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível.

VERISSIMO, Luís Fernando. Aprenda a chamar a polícia. Disponível em: . Acesso em: 22


ANOTAR NO CADERNO A DEFINIÇÃO DE CRÔNICA:

Crônica é um gênero narrativo cujos fatos são expostos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". É uma narração curta sobre fatos do cotidiano que podem ser relacionados a outros assuntos: esporte, saúde, história, ciência e outros. A leitura de uma crônica é muito agradável; muitas vezes, o leitor se identifica com os personagens, uma vez que eles apresentam comportamentos e características semelhantes às suas. Geralmente elas são publicadas em jornais e revistas.


PROPOSTA DE PESQUISA

Você provavelmente deve ter lido algum texto de Luis Fernando Veríssimo, se sim ou não,faça uma pesquisa sobre o autor em livros ou na Internet,atentando para os seguintes ítens:
a- Nascimento 
b- Como foi a formação do autor?
c- Quais são as suas principais obras e qual delas deu mais popularidade ao autor?
* Realizar as anotações no caderno, apresentar ao professor e demais amigos da classe.

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AULA 2

Leia os resultados da pesquisa sobre Luis Fernando Veríssimo e depois responda as questões abaixo no seu caderno, com base na crônica: "Aprenda a chamar a Polícia".

1-Essa situação, vivida pelo personagem, poderia acontecer no nosso dia a dia?

2-O que vocês acham da solução encontrada para que a polícia atendesse prontamente?

3- Quem é o narrador da história?

4- Ele participa do enredo?

5- Em que pessoa é feita a narrativa?

6-Por que vocês acham que o autor escolheu narrar em primeira pessoa?

7- Se fosse escrito em 3ª pessoa, como ficaria o texto? Reescreva os parágrafos do texto abaixo em seu caderno e explique a diferença entre o narrador em 1ª pessoa e a narração em 3ª pessoa:

“Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa.
Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro.
Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando tranquilamente.”

*Agora responder com atenção as questões a seguir:

1) O que acontece nessa narrativa?
2) Em que época os fatos narrados se passam? Eles se verificam em um tempo cronológico? O espaço de tempo em que os fatos se passam é longo, ou é curto?
3) Onde acontecem? Esse local contribui para o desenrolar das ações?
4) Por que acontecem?
5) Com quem acontecem? Qual é o personagem principal? E os secundários (ou coadjuvantes)?
6) Descreva em forma de  quadro as características de cada personagem:
Personagens  - Características

Narrador                                                                     Personagens secundários/coadjuvantes


7) Como acontece o desfecho da história?
8) Que sentimentos esta leitura desperta?   

ANOTAR NO CADERNO AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

Como fazer uma crônica narrativa?
Para produzir uma crônica narrativa primeiramente temos de considerar os principais elementos que compõem uma narração. São eles:

a- Enredo: história da trama, no qual temos o tema ou o assunto que será narrado.
b- Personagens: pessoas presentes na história e que podem ser principais ou secundários.
c- Tempo: indica o tempo no qual a história está inserida.
d- Espaço: determina o local (ou locais) onde se desenvolve a história.
e- Foco narrativo: é o tipo de narrador que pode ser um personagem da trama, um observador ou ainda onisciente.                                                                  
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AULA 3

- Apresentar ao professor as atividades da aula anterior.
Responder as questões a seguir:
1- Como é a linguagem nessa crônica? Há palavras difíceis de serem compreendidas?

2- Por ser uma linguagem simples, coloquial, que tipo de leitor aprecia essa leitura? São só os adultos?

3- Quais são outras características de linguagem que fazem com que as pessoas apreciem essa crônica?


SUGESTÃO DE PESQUISA DE OUTRA CRÔNICA

Pesquisar em livros ou na Internet uma outra crõnica. Se possível, traga o livro ou o texto impresso que poderá ser colado no caderno de Língua Portuguesa para a realização de uma roda de leituras. Abaixo seguem alguns links que poderão ajudar nessa busca:

SABINO, Fernando. A ultima crônica. Disponível em: . Acesso em: 25 de janeiro de 2018.
SCLIAR, Moacyr. A noite em que os hotéis estavam cheios. Disponível em: . Acesso em: 25 de janeiro de 2018.
LISPECTOR, Clarice. Das vantagens de ser bobo. Disponível em: . Acesso em: 25 de janeiro de 2018.
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AULA 4

1-Leia com atenção as manchetes abaixo, e escolha uma delas para você escrever uma crônica;
Observar  as seguintes manchetes, retiradas dos sites Planeta Bizarro3 e Notícias Bizarras4
 1. Carta de amor de 1944 é achada em parede durante reforma de casa nos EUA Carta era de Walter para Betty, que já morreu. Eles nunca se casaram.

 2. 'Papai Noel do crime' fica entalado em chaminé em tentativa de assalto nos EUA Ele não tinha as mesmas habilidades do Papai Noel real', brincou a polícia.

3. Jovem embriagado pega táxi em Mato Grosso do Sul e vai parar no Paraná Depois de bebedeira, Lucas revela que pegou táxi e foi parar em Londrina pagando 1,5 mil.

 4. Cansada de lavar a louça, mãe quebra tudo e deixa um prato pra cada filho Sabe aquele momento em que o pessoal usa todos os pratos da casa, mas ninguém lava a louça suja? Cansada de toda essa bagunça, mãe deu o seu próprio jeito.

5. ... Novinha posta selfie provocante, mas bagunça de quarto ‘rouba a cena’ Uma bela jovem americana postou no Twitter um selfie provocante com um vestido decotado, mas a bagunça do quarto dela foi que chamou a atenção dos internautas


* Realizar primeiramente no caderno, depois, passar em folha à parte e entregue ao professor na data por ele estipulada.


ORIENTAÇÕES PARA A ESCRITA DA CRÕNICA

Você deve redigir uma crônica a partir da manchete escolhida.
Por mais absurda que a notícia pareça, você deve relatar os fatos como se fossem reais e verdadeiros, para que seu leitor acredite neles. A crônica deve ser:
- em 1ª. pessoa do singular;
- no tempo passado;
- em local adequado ao assunto;
- as ações devem ser bem detalhadas;

- os personagens devem ser verossímeis

Recomendações:
1. Faça rascunho.
2. Verifique se o leitor de seu texto compreenderá o que você quis dizer.
3. Passe o rascunho a limpo, utilizando caneta azul ou preta.
4. Capriche na letra!
5. Não se esqueça do título.
6. Seu texto deve ter mais de 7 linhas.
7 Verifique se escreveu seu nome, número e série.
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AULA 5

1- Ao receber a sua crônica devidamente lida e revisada pelo professor, passe-a a limpo no seu caderno,  fazendo as modificações necessárias sugeridas pelo professor. Reescreva-a com uma letra bonita e com a máxima boa vontade.

2- Consultar o trabalho da escola E.E. Salvador de Leone que fez uma novela radiofônica, inspirada na crônica “Aprenda a Chamar a Polícia”, e que está postada no blog “Mediação e linguagem 2016”, disponível em: . Acesso em: 25 de janeiro de 2018.



* Material adaptado para o Blog Família Roque Bastos, pelo Prof.Sérgio Luiz de Mello, do material produzido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo



A FAMÍLIA ROQUE BASTOS parabeniza aos seus alunos e professores na luta incessante da busca aos saberes!!

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Sequência Didática para alunos dos 9ºAnos -EF, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Língua Portuguesa, Prof.Sérgio Luiz de Mello.

Resultado de imagem para Pessoas se observando

Fonte da imagem: http://adoraveispequenices.blogspot.com.br
AULA 1
Leitura do Conto: Para que ninguém a quisesse
                               Marina Colasanti
Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as jóias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.
Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.
Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras.
Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.
Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos.
Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido em uma gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.
 COLASANTI, Marina. “Para que ninguém a quisesse”.
In: Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. P. 111-2.
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ATIVIDADES -AULA 1

1- O que sugere o título:" Para que ninguém a quisesse" ?

2- Alguém já leu uma história com esse título?

3- O que o título do conto quer dizer?  Dá para imaginar?

4- Refere-se a quem, homem ou mulher? Por quê?

5- Do que será que se trata?

6- Para que ninguém a quisesse, alguém deve ter tomado algumas atitudes como:
a-Quem tomou as atitudes com essa finalidade?
b- Quais serão as consequências?
c- A leitura do conto trará respostas as essas questões?

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VAMOS CONHECER UM POUCO A RESPEITO DA AUTORA MARINA COLASANTI

Marina Colasanti lança o livro 'Minha Tia me Contou', baseado nas histórias que ouviu da cantora lírica Gabrielle Lage

Marina Colasanti nasceu em 1937 na cidade de Asmara, capital da Eritreia. Residiu posteriormente em Trípoli, na Líbia, mudou-se para Itália e, em 1948, transferiu-se com a família para o Brasil, onde vive até hoje na cidade do Rio de Janeiro. É casada com o também escritor Affonso Romano de Sant'Anna e tem duas filhas, Fabiana e Alessandra Colasanti. De formação artista plástica, ingressou no Jornal do Brasil, dando início à sua carreira de jornalista. Desenvolveu atividades em televisão, editando e apresentando programas culturais.
 Foi publicitária. Traduziu importantes autores da literatura universal. Seu primeiro livro data de 1968. Hoje são mais de cinquenta títulos publicados no Brasil e no exterior, entre os quais livros de poesia, contos, crônicas, livros para crianças e jovens e ensaios sobre os temas literatura, o feminino, a arte, os problemas sociais e o amor. Por meio da literatura, teve a oportunidade de retomar sua atividade de artista plástica, tornando-se sua própria ilustradora. Sua obra tem sido tem de numerosas teses universitárias. É uma das mais premiadas escritoras brasileiras, detentora de vários prêmios Jabutis, do Grande Prêmio da Crítica da APCA, do Melhor Livro do Ana da Câmara Brasileira do Livro, do prêmio da Biblioteca Nacional para poesia, de dois prêmios latino-americanos. Foi o terceiro prêmio no Portugal Telecom de Literatura 2011. Tornou-se hors-concours da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), após ter sido várias vezes premiada. Participa ativamente de congressos, simpósios, cursos e feiras literárias no Brasil e em outros países.
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RETOMANDO A LEITURA DO CONTO

 Reler o primeiro parágrafo do conto, e responda as questões a seguir:
1-Já descobriram que o marido está tomando certas atitudes. Será que o homem ficará feliz com o resultado?

2- E a mulher, como estará se sentindo?

3-Por que o homem mandou que a mulher usasse vestidos mais compridos?

4- Por que proibiu que ela se pintasse e que usasse roupas decotadas?

5-Por que o homem cortou os cabelos dela?

6- Os alunos conseguem imaginar as cenas? Conseguem imaginar a mudança na aparência da mulher?

7- Só pela leitura deste parágrafo, o leitor sabe como a mulher se sentiu com tais atitudes do homem?

8- Alguém se habilita a contar o que entendeu do primeiro parágrafo?
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ESCRITA DE OPINIÃO: Quais foram as consequências das ações do homem? Registrar no caderno e depois, leia para os seus amigos e professor o que você escreveu.
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AULA 2

Relcione os fatos narrados no primeiro parágrafo do conto com os acontecimentos do segundo parágrafo.
1- Por que o homem agora vivia descansado? Descobriram a causa?

2-O fato de que agora o homem vivia descansado, é consequência de quê?

3-A narrativa é constituída de elementos e o narrador é um deles, assim como, os personagens, o lugar onde acontecem os fatos narrados, o tempo e o enredo. Identificar esses elementos, a partir da leitura do conto é uma habilidade que precisa ser desenvolvida pelo leitor:
a-Quando o narrador diz “esquiva2 como um gato”, a quem se refere?
b- Como o narrador chega à conclusão de que a mulher era esquiva?
c- Por que ele a compara a um gato?
d- Quais os fatos ele narra, que o levam a essa conclusão?
e- Essa conclusão é uma opinião?
f- Que outra opinião é possível sobre a mulher, de acordo com os fatos narrados?

4- Identifique no texto aquilo que é fato e aquilo que é uma opinião:
Fato                                                                    Opiniões
A mulher evitava sair.                                        Esquiva como um gato.

                                                                          Silenciosa como uma cobra. (exemplo)

*Organizar as ideias alocando-as nessas duas colunas.

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AULA 3

Vamos relembrar algumas informações do conto lido:
1- Por que motivo o homem resolveu tomar certas atitudes?
2- Com que finalidade?
3- Quais foram as consequências?
4- A mulher reagiu? Como?
5- O narrador emite opinião sobre algum fato narrado? Qual?
6-Leia os dois últimos parágrafos do conto de forma silenciosa e observe como a autora escolheu encerrar a história. E antes de encerrar, o que acontece para surpreender o leitor?

7- Elabore perguntas sobre o conteúdo do penúltimo parágrafo, começando com: O que...? Quando...? Para que...? São questionamentos cujas respostas estão explícitas no trecho. 

8- Essa atitude do homem era prevista?
9- O que se pode dizer desse personagem?
10- O que se pode dizer do comportamento dele em relação à mulher?

11- Leia o último parágrafo do conto e responda:
a-Que transformações podem ser notadas na mulher? O que aconteceu com ela?
b- A autora pode ter se baseado na vida real para escrever o conto? Por quê?
c- Como cada um descreveria o comportamento dos personagens?

12- Anotar em duas colunas as características do Homem e da Mulher.
      HOMEM                                                                             MULHER

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AULA 4

Os dois personagens do conto são elementos da narrativa que já foram analisados na aula anterior. Vamos ver outros elementos nesta aula.Vamos começar pelo lugar em que acontecem os fatos narrados.
1-Onde se passa a história? Em que cidade? Isso aparece no texto?

2- O que o leitor pode deduzir sobre o espaço nessa narrativa? Quais são as pistas para isso?

3- O narrador traz descrições minuciosas do ambiente? Isso é importante para o desenrolar dos acontecimentos nesse conto?

4-E o tempo na narrativa?

5- Pela leitura, é possível saber quando se passa a história, em que época? Há pistas sobre isso?

6- Quanto tempo leva? Isso é importante para o desenvolvimento do enredo?

7-E o enredo na narrativa?

8- Se o enredo se organiza em torno de um conflito, afinal, qual é o enredo nesse conto?

9- Podemos identificar as partes desse enredo?

ANÁLISE DO ENREDO

Localizar nos parágrafos, os trechos que correspondem a elas: Introdução (feita para despertar a atenção do leitor e situá-lo diante do conto); desenvolvimento (traz o desenrolar dos fatos que estão gerando o conflito); clímax (momento culminante da história, em que há maior tensão) e desfecho (a conclusão do conflito).
Enumerar as linhas do texto e complete adequamente as partes que constituem a obra literária;
Enredo
Introdução:_______________________________________________________________________
Desenvolvimento:__________________________________________________________________
Clímax :__________________________________________________________________________
Desfecho:_________________________________________________________________________


ANÁLISE DO NARRADOR:

1- É personagem nessa história? Participa das ações? Ou está do lado de fora dela, contando ao leitor o que aconteceu?

2- A história está contada a partir do ponto de vista do narrador, em 3ª pessoa?


3-Que partes do texto podemos marcar como exemplos do foco narrativo?

4- Reconte a história, mudando o ponto de vista do narrador e depois apresente ao professor e amigos em outra aula.

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AULA 5

1- Ilustre o seu conto e entregue ao professor.

2- Espere que o professor leia o seu texto e corrija aquilo que for indicado.

* Os melhores trabalhos serão posteriormente divulgados nesse espaço.

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VÍDEO ADAPTAÇÃO DO CONTO: PARA QUE NINGUÉM A QUISESSE



* Adaptação do material da SEE-SP pelo Prof.Sérgio Luiz de Mello

Sequência Didática para os alunos das 3ª séries A,B,C-EM- Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Prof.Sérgio Luiz de Mello)

AULA 1

Música: Paciência
Composição: Lenine, Dudu Falcão

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
 Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
 A vida não para

 Enquanto o tempo acelera e pede pressa
 Eu me recuso faço hora vou na valsa
 A vida é tão rara

 Enquanto todo mundo espera a cura do mal
 E a loucura finge que isso tudo é normal
 Eu finjo ter paciência
 E o mundo vai girando cada vez mais veloz
 A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
 Um pouco mais de paciência

 Será que é tempo que lhe falta pra perceber
 Será que temos esse tempo pra perder
 E quem quer saber
 A vida é tão rara (tão rara)

 Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
 Até quando o corpo pede um pouco mais de alma 
Eu sei, a vida não para (a vida não para não)

 Será que é tempo que lhe falta pra perceber
 Será que temos esse tempo pra perder
 E quem quer saber
 A vida é tão rara (tão rara)

 Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
 Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
 Eu sei, a vida é tão rara (a vida não para não)
 (a vida é tão rara)

Disponível em: . Acesso em: 22 de janeiro de 2018.

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ATIVIDADES- AULA 1
1- De acordo com o eu lírico, o que acontece quando tudo pede um pouco mais de calma?
2- O que o eu lírico faz, enquanto o tempo pede pressa?
3- Enquanto todos esperam a cura do mal, o que acontece?
4- O mundo gira veloz e o que faz o eu lírico?
5- Como é a vida para o eu lírico?

QUESTÃO DISSERTATIVA: Escrever um parágrafo para responder a seguinte pergunta:
* Em que essa canção faz pensar?

- Mostrar ao professor e aos demais amigos a sua resposta dissertativa.

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AULA 2

1- Substituir por uma palavra sinônima os termos em destaque nos versos da música:
a- Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma : _______________________
b- Até quando o corpo pede um pouco mais de alma :    _______________________
c- A vida é tão rara :                                                        _______________________
d- Enquanto todo mundo espera a cura do mal :             _______________________
e- Um pouco mais de paciência :                                  _______________________

2- É notório que as letras de músicas e poemas em geral, utilizam-se de linguagem conotativa, isto é, sentidos figurados, servindo-se muito de Figuras de Linguagem. Vamos relembrar algumas delas, e depois, realizar uma pequisa mais apurada de outras figuras que serão apresentadas depois da relembrança de três principais

Metáfora: ampliação de significado de uma palavra/expressão por comparação subentendida com outra.
Metonímia: substituição de uma palavra/expressão por outra de significado diferente, mas que representa o todo de uma parte; a parte de um todo, por exemplo.
Antítese: apresentação de uma série de pensamentos opostos e contraditórios.

* Achar no texto um exemplo de cada Figura de Linguagem acima relacionada.
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AULA 3
1-Sendo assim, pesquisar em livros didáticos, gramáticas e na Internet as seguintes Figuras de Linguagem com um exemplo respectivo:
a- gradação; 
b- eufemismo:
c- ironia;
d- paradoxo;
e-personificação;
f- comparação;
g- catacrese;

* Apresentar ao professor em sala de aula e aos colegas, a pesquisa das figuras acima.

2-Reler a letra da canção para reconhecer palavras ou expressões que se aproximam mais da linguagem informal. Responder o que se pede:
a-  O que se entende por “fazer hora” e “ir na valsa”?
b- A que expressões formais elas correspondem?
c- "Pra" é o mesmo que "para". São variações para a mesma preposição: "pra" é uma forma reduzida de "para". Qual dessas variações é a mais usada em uma notícia de jornal, por exemplo?

3-Reler a terceira estrofe da música e analise com atenção o seguinte verso:
" E a loucura finge que isso tudo é normal"
a- A que se refere isso tudo?
b- O que a loucura finge o que é normal?

4- Reler as primeiras estrofes da música e responda:
a- Em que circunstâncias a vida não para?
b- Essas circunstâncias apontadas, de algum modo, contradizem o que se afirma em: " a vida não para?"
c- A vida não para apesar de tudo pedir um pouco mais de calma?
d- A vida não para embora o corpo peça um pouco mais de alma?

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AULA 4

1- Leia com atenção a tirinha a seguir para responder atentamente o que se pede;
a-Entre que personagens acontece o diálogo nessa tirinha?
b- Quem são?
c- Quem os criou?
d-Conversam sobre o quê?
e- Por que motivo os personagens estão desenhados sem a boca? (Mafalda no 1º e último quadrinhos e Miguelito no 3º e no 4º)

2- É possível estabelecer alguma relação entre o tema da canção “Paciência” e o assunto tratado na tirinha da Mafalda?

3- O que ambas têm em comum?

4- Há diferenças? Quais são?

5- Elas se complementam? Por quê?

PROJETO DE PESQUISA

A classe se dividirá em dois blocos para realizar o que se pede;
A- GRUPO A: Pesquisar o que foi o movimento Hip Hop e o estilo musical Hap. Esse grupo poderá preparar slides ou apresentar um trabalho escrito ou video para expor as informações ao grupo e ao professor.

B- GRUPO B: Reler a letra da música "Paciência" e estudar a mudança da mesma para o rap. Ensaiar e apresentar à sala essa mudança, no tempo determinado pelo professor.

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AULA 5

1- Ouça novamente a música   "Paciência"- cantada por Lenine.

2-  Apresentar em dois momentos, a pesquisa e o rap produzidos.

* A  apresentação dos trabalhos poderão ser filmados e apresentados nesse espaço para apreciação de toda a equipe escolar.

*Sequência Didática elaborada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e, devidamente adaptada para o uso do Blog Família Roque Bastos, pelo Prof.Sérgio Luiz de Mello.
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A FAMILIA ROQUE BASTOS parabeniza a todos os seus alunos e professores na luta incessante da busca aos saberes.