Pesquisar este blog

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Atividade inicial do Projeto Resgatando Valores-2016, para alunos do Ensino Médio, Professor Sérgio Luiz de Mello


A Referida Sequência Didática  se destina em primeiro lugar aos alunos do Professor Sérgio Luiz de Mello- L.P.L.B (1ª Série C, 2ª Séries B e C, 3ª Séries A e B- Ensino Médio). Outros professores poderão utilizar com os seus respectivos alunos.




Projeto Resgatando Valores- Roque Bastos-2016
Música: Pais e Filhos
Renato Russo
(Aulas iniciais – Ensino Médio, de 15 a 19 de fevereiro de 2016-Prof Sérgio Luiz de Mello, Língua Portuguesa)
Sequência Didática

Estátuas e cofres e paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender
Dorme agora
É só o vento lá fora

Quero colo! Vou fugir de casa
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo, tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três

Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Me diz, por que  que o céu é azul?
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos
Que tomam conta de mim
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar

Já morei em tanta casa
Que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não te entendem
Mas você não entende seus pais
Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer ?



A-Conversando sobre o tema;
1- Em  poucas palavras, comente o que você compreendeu da história contada pelo poeta.
2- O que você acha que o título da música sugere?
3- Quais sentimentos se podem notar pela narração dos fatos?
4- Que fato citado na poesia que se aproxima mais da vida real? Comentar.
5- A música fala da incompreensão de pais com seus filhos e vice-versa. Como você pode classificar a sua relação com seus pais e até mesmo com os professores que você teve até o momento?
6- Destacar alguns versos da música que mais lhe tenham chamado a atenção e teça um comentário.




B-Cruzando linguagens
A partir da letra dessa música faça um paralelo com um filme ou personagens. Anotar a relação no caderno e comente com os seus colegas e com o professor.



C-Transpondo linguagens
Produzir uma tirinha ou uma HQ a partir da história da música. Construir em folha de papel sulfite e depois entregar ao professor para montagem de painéis em nossa escola.



D-Proposta de Pesquisa
Realizar uma pesquisa a respeito da vida e obra de Renato Russo. Realizar no caderno e compartilhar com o professor e amigos em data a ser combinada. A melhor pesquisa poderá ser publicada pelo professor em blog da escola.




Nenhum comentário:

Postar um comentário