A Referida Sequência Didática se destina em primeiro lugar aos alunos do Professor Sérgio Luiz de Mello- L.P.L.B (1ª Série C, 2ª Séries B e C, 3ª Séries A e B- Ensino Médio). Outros professores poderão utilizar com os seus respectivos alunos.
Projeto
Resgatando Valores- Roque Bastos-2016
Música: Pais
e Filhos
Renato Russo
(Aulas iniciais – Ensino
Médio, de 15 a 19 de fevereiro de 2016-Prof Sérgio Luiz de Mello, Língua
Portuguesa)
Sequência Didática
Estátuas e cofres e paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender
Dorme agora
É só o vento lá fora
Quero colo! Vou fugir de casa
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo, tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três
Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito
É
preciso amar as pessoas
Como
se não houvesse amanhã
Porque
se você parar pra pensar
Na
verdade não há
Me diz, por que que o céu é azul?
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos
Que tomam conta de mim
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar
Já morei em tanta casa
Que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há
Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não te entendem
Mas você não entende seus pais
Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer ?
A-Conversando sobre o tema;
1- Em poucas
palavras, comente o que você compreendeu da história contada pelo poeta.
2- O que você acha que o título da música sugere?
3- Quais sentimentos se podem notar pela narração
dos fatos?
4- Que fato citado na poesia que se aproxima mais da
vida real? Comentar.
5- A música fala da incompreensão de pais com seus
filhos e vice-versa. Como você pode classificar a sua relação com seus pais e
até mesmo com os professores que você teve até o momento?
6- Destacar alguns versos da música que mais lhe
tenham chamado a atenção e teça um comentário.
B-Cruzando linguagens
A partir da letra dessa música faça um paralelo com
um filme ou personagens. Anotar a relação no caderno e comente com os seus
colegas e com o professor.
C-Transpondo linguagens
Produzir uma tirinha ou uma HQ a partir da história
da música. Construir em folha de papel sulfite e depois entregar ao professor
para montagem de painéis em nossa escola.
D-Proposta de Pesquisa
Realizar uma pesquisa a respeito da vida e obra de
Renato Russo. Realizar no caderno e compartilhar com o professor e amigos em
data a ser combinada. A melhor pesquisa poderá ser publicada pelo professor em
blog da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário