fonte: www.dnadacriacao.com.br/servicos/cursos/professores-nota-10
Nesse dia 15 de outubro, comemora-se mais um Dia do Professor, que é considerado por toda a sociedade como aquele que ensina e transmite conhecimentos. Em sociedades mais evoluidas, a exemplo do Japão, é a única pessoa que não precisa ser curvar perante o imperador, pois o mesmo reconhece que ele não existiria se não fosse o professor.
Já no Brasil vivemos uma crise moral e ética sem precedentes, onde muitos dos nossos colegas professores sofrem agressões por parte de alguns alunos e, acuados face à violência, desistem do sonho de ensinar. Nesse ponto, perde aluno, professor e a sociedade como um todo.
Antigamente, o professor comparecia à escola somente para ensinar o conteúdo que o aluno precisava aprender, hoje a realidade é outra. Além dos conteúdos das disciplinas, o professor se divide em várias outras pessoas, em pai,psicólogo, em terapeuta, em amigo, em aspirante a médico, a conselheiro,enfim, na modernidade, assumimos papéis múltiplos para que crianças e jovens do Brasil afora ser formem em homens de bem.
A tarefa não é nada fácil, muitos adoecem nesse percurso e outros se vão sem ver o produto final de seu trabalho. Nesses quase vinte anos de profissão, já vi muita coisa acontecer, alguém que se inspirou em mim e se formou professor, outros que seguiram outras carreiras, mas agradecidos vieram me cumprimentar, outros, que não reconheceram meu valor, nem ao pouco me cumprimentam nas ruas, mas está tudo certo, pois, procurei e sempre procuro ser eu mesmo. Tratei e sempre trato todos com respeito e educação, não uso de artifícios para agradar ninguém, o que faço em sala é o suficiente para ter o reconhecimento que a profissão exige.
O verdadeiro professor para mim é aquele que acima de tudo tem a humildade de reconhecer que não é o melhor, que não é o mais popular entre os alunos, que não sabe tudo e que sempre está aprendendo com todos e inclusive com os seus alunos. É aquele que semeia em terrenos incertos e que com fé espera a colheita. É o guerreiro que usa o giz , o livro para atacar e proteger os homens.
Governos entram e saem e não conseguem elevar o prestígio dos professores. Professor é o profissional que não trabalha por amor, precisa de condições dígnas de trabalho, de respeito, de salário e de carinho, porque afinal é um ser humano que precisa ser abraçado.
O professor às vezes, assim como os seus alunos, desanima e perde até mesmo as forças para se levantar do leito e ir ao seu trabalho por múltiplos motivos. Problemas de saúde, pessoais, financeiros e até mesmo profissionais, fazem com que muitos mestres adoeçam e deixem de lecionar. Quem de fato se preocupa com isso?
A União não se preocupa em reconhecer muitos dos direitos que a docência possui, a sociedade muitas vezes não compreende o seu papel, alguns alunos e até mesmo outras pessoas que trabalham na escola, fazem muitos colegas professores sofrerem As escolas, em muitas vezes se transformam em uma grande panela de pressão, que está prestes a explodir.
Nesse dia, peço a todos mais amor e respeito uns com os outros, um professor não se faz sozinho, precisa de alunos, de parceiros e principalmente da ajuda de outros professores. Governos podem não nos reconhecer, mas nós, poderemos nos amar e respeitar mais, fortalecendo assim uns aos outros para continuarmos a nossa caminhada.
Sendo assim, mais solidários e carinhosos uns com os outros, nos tornaremos mais felizes e atrairemos para a docência mais candidatos. Uma geração vai e outra precisa chegar, não se importando tanto com as condições oferecidas aos professores hoje.
Não existe pagamento melhor ao professor do que alguém o abraçar e agradecer pela importância que ele teve em sua vida. Por ver alguém formado e exercendo a sua profissão. Por ter sido um vencedor ao trilhar os caminhos da escola pública, pois ela (escola pública) tem os seus méritos e valores. No dia a dia, ser respeitado por seus alunos e seus pares, entrar e sair em todos os lugares de cabeça erguida.
Termino por aqui a minha reflexão e desejo que o dia nosso seja todo o dia e momento, porque o respeito e valorização se dá em todos os tempos da vida!
Feliz Dia do Professor a todos!!
Prof.Sérgio Luiz de Mello
Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental e Médio
E.E.Professor Roque Bastos
Ao mestre com carinho
*Publicação do Prof.Sérgio em parceria com a Profª Juraci
A FAMÍLIA ROQUE BASTOS parabeniza aos seus Mestres a aos demais Professores de todo o nosso Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário