Contexto histórico, autores e obras do Pré-Modernismo
O final do século XIX e o início do século XX foi marcado pela ascensão do regime republicano e por diversas manifestações populares que se opunham ao sistema político, bem como combatiam as injustiças sociais, que foram deixadas de lado pelas oligarquias cafeeiras que controlavam a máquina eleitoral.
Nesse contexto marcado por modificações nas cidades e, ao mesmo tempo, abatidas por crises sociais que se estenderam também ao campo, resquícios de um processo de abolição tardio e mal-executado, nasce o Pré-Modernismo. Um período transitório na produção literária, no qual alguns autores, ainda não modernos, buscavam inovar e romper com o passado. Nesse momento efervescente de ideias, com estilos variados, destacam-se alguns autores que, embora com individualidades marcantes, mantêm alguns pontos em comum com relação às obras. Os Sertões e Canaã, publicados em 1902, marcam o início do período pré-modernista.
Os Sertões - Obra dividida em três partes: A terra; o homem; a luta.
Os cinco autores que se destacaram nesse período foram:
Lima Barreto, Monteiro Lobato, Augusto do Anjos, Euclides da Cunha e Graça Aranha.
Lima Barreto, Monteiro Lobato, Augusto do Anjos, Euclides da Cunha e Graça Aranha.
Filme instrucional- O que foi a Guerra de Canudos?
Fonte: www.youtube.com.br
Filme: Policarpo Quaresma, O Herói do Brasil- adaptação da obra literária de Lima Barreto, "Triste fim de Policarpo Quaresma".
Fonte: www.youtube.com.br