Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de outubro de 2017

HOMENAGEM AO PROFESSOR: CONHEÇAM AS HISTÓRIAS DOS PROFESSORES DA ROQUE BASTOS- (PARTE 3)


                   Resultado de imagem para Homenagem aos professores
1-PROF. FÁBIO APARECIDO DE OLIVEIRA- PROFESSOR COORDENADOR  PEDAGÓGICO (ENSINO FUNDAMENTAL II e MÉDIO)

O Prof.Fábio Ap. de Oliveira é formado em  Educação Física e atualmente é Professor Coordenador Pedagógico da E.E.Prof. Roque Bastos. As palavras e ideias contidas nesse relato, foram transcritas da mesma forma que o Prof.Coordenador Fábio as escreveu.
Minha maior inspiração foi um professor que tive na 5ª série (na época) e que mais tarde, por coincidência, veio a ser meu professor na FREA/Escola Superior de Educação Física de Avaré/SP.
“Ser professor é fomentar uma transformação que leve o aluno a entender o seu papel na sociedade, como engrenagem fundamental das mudanças que ocorrerão na sua vida e por consequência, na vida de outras pessoas.”
Nascido em Itaí/SP, mas criado desde os 2 anos de idade em Cerqueira César/SP. Assim que terminei o Magistério, em 1986 fui morar em Curitiba, onde trabalhei em uma loja de departamentos a Hermes Macedo. O convívio com outros funcionários da loja me fez ver que a necessidade de estudar para ter um emprego melhor. Porém, na época e em Curitiba, isso não seria possível, então no ano seguinte voltei para Cerqueira César e iniciei a Faculdade de Educação Física em Avaré, me formando em 1990.
Em 1991 um colega da faculdade abriu uma academia de musculação, fui trabalhar com ele, ficando até o final do ano. No início de 1992 houve a chance de começar a dar aulas em escolas da zona rural de Ibiúna, foi quando comecei a trabalhar na educação.
Com passar do tempo as coisas foram melhorando e em 1993 peguei algumas aulas no Roque Bastos e foi o início de toda uma estória que já está em 19 anos. Nesse meio tempo me formei em Pedagogia em 1998, assumindo esporadicamente os cargos de diretor ou vice diretor de algumas escolas em Ibiúna. Resumindo tudo, já conto com 25 anos como professor à serviço da educação na cidade de Ibiúna.
“Infelizmente a profissão de professor, assim como de todos que trabalham na educação, não vai bem, por culpa exclusiva de governos que ano após ano, deixam de fazer investimentos essenciais à um trabalho decente, bem remunerado e de qualidade para nossos filhos. Sucateando a escola pública, como se esta fosse um “depósito” de pessoas que são submetidas a condições indignas de trabalho e de formação.
Mesmo com essa perspectiva, uma das palavras mais usadas por nós professores é “esperança”, portanto, tenho certeza que todos nós (professores) temos esperança de que a educação no Brasil terá sensível melhora na sua qualidade e investimento cada vez maiores para que possamos ser um país de primeiro mundo.”
Por fim deixo aqui, meu elogio a todos os integrantes da Equipe/Família Roque Bastos, certamente as pessoas mais profissionais com as quais já trabalhei.
É um grande prazer conviver com todos que lá trabalham, pois para nós não é somente uma escola, é a “Nossa Escola”, lugar onde passamos grande parte do nosso dia, e onde realizamos a nossa... missão de ensinar.
A FAMÍLIA ROQUE BASTOS parabeniza o Professor Coordenador Fábio pela linda história de vida e de carreira, pois, a mesma inspira outras pessoas, orientando os caminhos que levam ao sucesso. FELIZ DIA DOS PROFESSORES, QUERIDO PROFESSOR!!

2- PROFª MARISA MARIKO ARIZONO BERTIN- MATEMÁTICA (ENSINO FUNDAMENTAL II e MÉDIO)

A Profª Marisa Mariko Arizono Bertin sempre sonhou em ser professora e bancária, desde a infância.Bricanva com a sua irmã de escolinha, o que fez que aumentasse ainda mais o desejo que tinha em ser professora.
Mais tarde, a tendência pelo magistério aumentou quando viu suas irmãs trilhararem esse caminho. Durante o curso, foi motivada pelos seus professores de Matemática e Física a graduar-se em Matemática.
Profª Marisa no início achava muito importante e era o que lhe bastasse que os seus alunos aprendessem os conteúdos da disciplina. Com o passar dos tempos, percebeu as mudanças pelos quais os seus alunos estavam atravessando e, percebeu que além disso tudo, eles precisam aprender ou reaprender valores triviais para o exercício da cidadania, como dizer um "Muito obrigado", "Bom dia", "Por favor", enfim, boas palavras para um ambiente harmonioso.
Tendo ciência da complexidade que a disciplina oferece a todos os seus alunos, a Profª Marisa consegue por meio de um tratamento especial cativar os estudantes, ganhando-os para si, o que segundo ela, faz com que possam aprender e melhorar cada vez mais seus desempenhos. Segundo a professora, cada aula é uma "batalha"para a conquista da atenção.
A Profª Marisa já tem 30 anos e 8 meses de docência na E.E.Prof.Roque Bastos. Menciona que quando criança e adolescente já trabalhou na roça  no Paruru, ajudando seus pais.principalmente nas férias, o que a ensinou a valorizar as coisas. Ao terminar o magistério em Piedade, veio morar na casa de uma de suas irmãs em Ibiúna, objetivando estudar em Sorocaba.
Ela ficou procurando emprego por seis meses, até conseguir no antigo Banco Bamerindus. Mesmo depois de formada,a Profª Marisa não teve coragem de abandonar o emprego no banco. Conseguiu duas salas de aulas à noite e com o passar do tempo, foi ampliando a sua jornada.
Muito dedicada aos seus trabalhos, logo foi promovida no banco, porém obteve a notícia que poderia ser transferida de agência, pois, seria Chefe de Serviços. Nesse posto, não poderia ficar mais do que três anos, foi aí que começou a prestar outros concursos e foi aprovada para trabalhar no Nossa Caixa-Nosso Banco S/A.
Quando foi chamada no Nossa Caixa- Nosso Banco, a Profª Marisa teve que decidir em 24 hs o emprego. Mesmo sabendo que teria uma redução de 1/3 em seu salário, ela vislumbrou a possibilidade de continuar lecionando, já que era também uma de suas paixões.No entanto, depois, de 5 anos teve 15 dias para descidir se ficaria no banco ou continuaria na Educação.
Optando pela Educação, a Profª Marisa ainda teve duas outras grande propostas de emprego: na Flora e na Concessionária de Veículos. Segundo ela, para não magoar ninguém, entregou-se de corpo e alma para a Educação.
Nesse ínterim, recebeu a proposta de lecionar na Escola Cooperativa de Ibíúna, onde trabalhou por aproximadamente 3 anos, deixando somente para assumir o seu segundo cargo na Rede Estadual de Ensino de São Paulo, em 2004.
Nascida em Piedade, a Profª Marisa foi registrada em Ibiúna. Sente que cada vez mais os professores são cobrados e responsabilizados pela sociedade, que não nos valoriza. Enfatiza também o descrédito com que a Secretaria da Educação trata os professores, pois, já não exite aumento por 4 anos consecutivos, promovendo ainda a retirada da prova do mérito, corte de verbas de material de papelaria, retirada de equipamentos de cópias e etc.
Ainda destaca a precariedade que ora a Educação enfrenta, pois, se o professor quiser trabalhar outras atividades, é necessário ainda que o professor ajude na compra do toner, enfrentar ainda crianças e adolescentes com sérios problemas familiares e sociais.
Além da violência presente nas salas, a Profª Marisa destaca ainda: " Procuro pesquisar, ler, fazer cursos e observar os colegas e filtrar as estratégias que funcionam, acho que somos eternos aprendizes e com alguns alunos aprendo o uso de alguns aplicativos."
ProfªMarisa tem o antigo Magistério com especialização em pré-escola.Graduou-se  na Faculdade Dom Aguirre, atual UNISO-Sorocaba. Possui licenciatura curta em Ciências e Plena em Matemática. É Pós Graduada pela UNICAMP pelo Redefor/SEE-SP, tornando-se especialista em Matemática.
Em nossa escola, a Profª Marisa iniciou a sua carreira em fevereiro de 1987, lecionou durante 1 ano, duas aulas de desenho geométrico, na E.E.Profª Laurinda Vieira Pinto.
Salienta também que a Educação precisa de mudanças urgentes, pois, a escassez de professores aumentará e implicará ainda mais na queda na qualidade de ensino.
Manda um recado aos seus alunos: "Peço desculpas se peguei no pé de muitos, mas lembrem o que ei sempre disse: Se preocupem se ninguém se importar com vocês", se me importo, é porque eu os amo e amo o que faço. Espero que vocês façam a diferença, tornando a sociedade melhor. Sei que fiz a di-
ferença na vida de muitos e não existe coisa mais gostosa de ouvir de um ex-aluno o seu agradecimento e é isso que me faz acreditar que cada dia tem valido a pena."
A FAMÍLIA ROQUE BASTOS parabeniza a Profª Marisa pela sua comovente e linda história de vida e de amor à profissão, o que serve de inspiração para futuras gerações! FELIZ DIA DO PROFESSOR, QUERIDA PROFESSORA!!

3- PROFª EUSTÁQUIA APARECIDA  SABINO -EDUCAÇÃO FÍSICA (ENSINO FUNDAMENTAL II e MÉDIO)
A ProfªEustáquia Aparecida Sabino, a tão popular Takinha é natural de São Pedro dos Terroz-MG formada em Técnico em Contabilidade.
Trabalhou por muitos anos no Grupo Votorantim (CBA) como aprendiz, auxiliar de escritório e recepcionista. Devido às dificuldades financeiras da família, em primeiro lugar se dedicou à família, deixando assim seus sonhos de de lado. Um desses sonhos seria ser profissional na área de Fisioterapia, Educação Física ou Dança, fez com muita dificuldade algumas aulas de Dança  e fez diversos cursos na área Fitnes, mas teve que optar por uma dessas vertentes, sendo a Educação Física.
No entanto, Profª Eustáquia nutria uma paixão pela Dança, mas devido a uma lesão no tendão de Aquiles ao descer de um ônibus.
Mesmo tendo escolhido a Educação Física, pairava uma certa dúvida na cabeça de nossa professora.chegando a pensar em cursar Administração. Porém, pensando na liberdade da linguagem corporal, investiu na primeira opção. Com o advento da Inclusão, a Profª Eustáquia fez Pós Graduação em Educação Especial.
Nessa época, ela já trabalhava com alunos deficientes visuais e intelectuais, conforme surgiram mais necessidades, Profª Eustáquia fez mais uma Pós Graduação, agora em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Nesse momento, surgiu o Currículo Oficial de Ensino do Estado de São Paulo.
Em 2015, iniciou os trabalhos na E.E.Professor Roque Bastos e continua até hoje a frente de turmas do Ensino Fundamental II e Médio. Com seu jeito especial de tratar os alunos, já fez com que muitas equipes fossem coroadas com a vitória nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, pela Diretoria de Ensino da Região de São Roque.
A FAMÍLIA ROQUE BASTOS orgulhosamente parabeniza a Profª Eustáquia pela linda história de conquistas, coragem e persisntência na Educação, pois, somente através do conhecimento é que podemos fazer de fato a diferença. FELIZ DIA DO PROFESSOR, GUERREIRA PROFª EUSTÁQUIA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário