Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Alunos dos 6ºanos- EF II realizam lindo trabalho a partir da leitura de "O Pequeno Príncipe"- de Antoine de Saint- Exupéry - nas aulas de Língua Portuguesa, sob orientação da Profª Jurema Bastos.

Resultado de imagem para autor de o pequeno principe

Os alunos dos 6ºAnos A,B e C -EF realizaram uma importantíssima leitura do clássico infanto-juvenil, "O Pequeno Príncipe"- do grande escritor francês, Antoine de Saint- Exupéry, nas aulas de Língua Portuguesa, ministradas pela Profª Jurema de Fátima Vieira Moraes Bastos.
Após a leitura, os alunos realizaram lindos cartazes que estão expostos em um dos murais da escola.
Assim, Profª Jurema nos explica:

"E assim encerramos a leitura do livro O Pequeno Príncipe
 Com objetivo de  mostrar ao aluno as  situações que o levem a desenvolver,valorizar relações de amizade , compreender a necessidade de conviver com as pessoas e, adotar atitudes de respeito.
O livro conta a história  da amizade entre o aviador, frustrado e o Pequeno Príncipe. Ao ouvir as aventuras do Pequeno Príncipe,  o protagonista vai percebendo como as pessoas deixam de dar valor às pequenas coisas da vida conforme vão crescendo.
"Se tu vens, por exemplo, as 4 da tarde, desde as 3 eu começarei a ser feliz". 
Com esta frase, a Raposa expressa o carinho que sente pelo Pequeno Príncipe. O mesmo acontece entre as pessoas que gostam e respeitam a outra."










CONHECENDO UM POUCO SOBRE O ESCRITOR ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY
Resultado de imagem para autor de o pequeno principe
Antoine de Saint Exupéry (1900-1944) foi um escritor, ilustrador e piloto francês, é o autor de um clássico da literatura “O Pequeno Príncipe”, escrito em 1943. Entre as suas diversas frases famosas estão: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos" e "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
Antoine-Marie-Roger de Saint-Exupéry nasceu em Lyon França, no dia 29 de junho de 1900. Era o terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Fascolombe, família aristocrática empobrecida. Estudou no colégio jesuíta Notre Dame de Saint Croix e no colégio dos Marianistas, em Friburgo, na Suíça.

Carreira de Piloto

Em 1921 ingressou no serviço militar, no Regimento de Aviação de Estrasburgo, após ter sido reprovado para a Escola Naval. Tornou-se piloto civil e subtenente da reserva. Em 1926 foi admitido na Aéropostale, onde começou sua carreira de piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar. Nessa época, publicou seu primeiro livro, “O Aviador” (1926)
Ajudou a implantar rotas de correio aéreo na África, América do Sul e Atlântico Sul, além de ter sido pioneiro nos voos Paris - Saigon e Nova Iorque - Terra do Fogo. Nessa época, publicou ”Correio do Sul” (1929).
Na década de 30, Exupéry trabalhou como piloto de provas para a Air-France e repórter do Paris- Soir. Em 1931, publicou voo noturno, onde exaltou os primeiros pilotos comerciais que enfrentavam a morte no cumprimento do dever. Registro suas próprias aventuras em “Terra dos Homens” (1939).
Com a invasão dos nazistas na França, Exupéry fugiu para os Estados Unidos. Nesse período, escreveu “Carta a Um Refém” (1943) e incentivado por editores americanos, que viram sua habilidade como desenhista amador, a fazer uma obra par crianças. Até ali, seus livros falavam de sua paixão profissional: a aviação. 

O Pequeno Príncipe

Em 1943, Antoine de Saint-Exupéry escreveu seu livro mais importante "O Pequeno Príncipe" (1943), uma fábula infantil para adultos, cuja obra é rica em simbolismo, com personagens como a serpente, a rosa, o adulto solitário e a raposa. O personagem principal do livro vivia sozinho num planeta pequeno, onde existiam três vulcões, dois ativos e um já extinto. Outro personagem representativo é a rosa, cujo orgulho, levou o pequeno príncipe a uma viagem pela terra. Na viagem, encontrou outros personagens que o levaram ao desvendamento do sentido da vida. A obra foi traduzida no mundo inteiro.

Morte

Em 1943, Antoine de Saint-Exupéry voltou para a força aérea no norte da África e tal como o Pequeno Príncipe no final do livro, Saint-Exupéry parece ter apenas desaparecido da terra, morreu em um acidente de avião, durante uma missão de reconhecimento, no dia 31 de julho de 1944, abatido por um caça alemão. Seu corpo nunca foi encontrado. Em 2004, foram encontrados os destroços do avião que pilotava, a poucos quilômetros da costa de Marselha, na França.
Fonte: https://www.ebiografia.com/antoine_de_saint_exupery/
A FAMÍLIA ROQUE BASTOS parabeniza aos alunos e à Prof.Jurema Bastos pelo belíssimo trabalho literário realizado!! 

Um comentário:

  1. Parabenizo a minha querida amiga Profª Jurema Bastos e a todos os alunos dos 6ºAnos A,B e C pelos lindos trabalhos realizados!!

    ResponderExcluir