PROPOSTA DE REDAÇÃO Nº01/2019
Tema:Movimentos Sociais
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de suas formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema: O papel dos movimentos sociais no Brasil, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e realize, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO:
- O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado,
- O texto definitivo deve ser escrito à tinta , na folha própria , em até 30 linhas,
- A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero , em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
- tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente",
- fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
- apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos,
- apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposta.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
TEXTOS MOTIVADORES
Texto 1
Movimentos Sociais
Os Movimentos Sociais podem ser definidos como um ato combativo dos agentes das classes sociais ou como fruto de práticas sociais incoerentes com a ordem social.
Esses movimentos são capazes de alterar a estrutura do sistema do poder estatal, seja por meio de intervenções revolucionárias ou pacíficas.
Via de regra, os movimentos surgem da iniciativa pública, tendo sua motivação e origem nas inúmeras injustiças sociais.
A ação coletiva de um grupo organizado tem como finalidade conseguir transformações sociais a partir da luta política.
Devemos destacar que os movimentos sociais possuem uma relação conflituosa com oEstado. Isto porque eles desejam alterar a própria composição do mesmo.O objetivo é alcançar alguma melhoria social e alterar o "status quo" que favorece as elites estabelecidas.
São o modo como os cidadãos encontram para protestar ou reivindicar direitos que lhes são garantidos por lei. Assim, eles tendem a surgir quando um determinado grupo nota que faz parte de um agrupamento comum, levando-os a defenderem politicamente as causas que acham pertinentes e essenciais.
Outro ponto a ser destacado é o fato de que as marchas, paradas ou ocupações podem ser percebidas como formas de comunicação simbólica. Elas utilizam metáforas para quebrarem provisoriamente a rotina e reconstruírem a ordem social com suas identidades e papéis sociais.
TEXTO 2
Movimentos Sociais no Brasil
No Brasil, os movimentos sociais ganharam destaque a partir da década de 1960. Uma parcela muito grande da sociedade tinha sido contra o regime militar.
No Brasil, merecem destaque o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS), os movimentos em defesa dos índios e os movimentos negros.
Note ainda que fazem parte dos movimentos sociais no Brasil os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).
Os Tipos de Movimentos
Em termos de classificação podemos dividir os movimentos sociais em:
- Movimentos reivindicatórios, os quais focam sua ação em exigências de questões imediatas. Utilizam-se da pressão pública para pressionar instituições que possam modificar os dispositivos legais que possam lhes favorecer.
- Movimentos políticos, os quais buscam influenciar a população na participação política direta enquanto garantia para transformações estruturais na sociedade.
- Movimentos de classe, os quais buscam subverter a ordem social e, consequentemente, alterar as relações entre distintos fatores na conjuntura nacional.
TEXTO 3
TEXTO 4
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontece
Somos todos iguais braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontece
( Pra não dizer que não falei das flores- Geraldo Vandré)
______________________________________________________________
AVISO AOS ALUNOS: A cada semana haverá uma proposta de redação preparatória para o ENEM no Blog Família Roque Bastos. Leia bastante antes de realizá-las, entregue-as aos professor, pois as mesmas serão corrigidas de acordo aos crítérios usados pelo MEC. As redações feitas no mês somarão 1 ponto a mais em cada bimestre.(Prof.Sérgio Luiz de Mello)
________________________________________________________
A FAMÍLIA ROQUE BASTOS incentiva mais e mais os seus alunos a realizarem um bom ENEM e conquistarem a tão esperada vaga na universidade.
Vamos trilhar esse árduo caminho com fé e empenho, lendo e escrevendo os nossos pontos de vista de forma coerente.Sucesso a todos os meus queridos alunos!
ResponderExcluir