Pesquisar este blog

domingo, 19 de maio de 2019

EXEMPLOS DE TEXTOS NOTA 1000- REDAÇÃO DO ENEM 2018.

Resultado de imagem para ENEM
EXEMPLOS DE TEXTOS NOTA 1000- ENEM 2018
TEMA: "Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na Internet"

Em 2018, o tema da Redação do ENEM foi bem conectado ao dia a dia das pessoas modernas, ou seja, o uso da Internet e as suas implicâncias na vida dos usuários. Mesmo sendo um tema considerado adequado, apenas 55 estudantes - de mais de 4 milhões - obtiveram nota 1000 em seus textos, de acordo com o site: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/conheca-as-redacoes-nota-mil-enem-2018/345063.html
Não existem fórmulas mágicas para que os candidatos consigam escrever grandes textos, mas sim, muita leitura, muito treino de escrita, conexão com os fatos históricos e da atualidade, enfim, determinação para alcançar notas superiores a 700 pontos na Redação.
Os modelos de redação abaixo, servirão para termos uma base de escrita e contrução do texto dissertativo-argumentativo. Não é aconselhado retirar trechos dos mesmos e inserir na redação desse ano, pois, pode-se cometer o crime de plágio. O importante é entender que todos que possuem determinação e foco nos estudos podem merecidamente conseguir notas altas na redação.




Aprenda mais dicas valiosas para escrever uma boa redação em: https://blogdoenem.com.br

A FAMÍLIA ROQUE BASTOS  parabeniza os candidatos dos textos acima e aos demais que conseguiram tirar nota 1000 na Redação de 2018 e, incentiva aos seus alunos a se dedicarem a aprimorarem a escrita de bons textos. Desejando ainda sucesso no ENEM 2019.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

ENEM 2019: PROPOSTA DE REDAÇÃO Nº01/2019: Tema Movimentos Sociais (Alunos das 3ª séries-EM, com ênfase da 3ª série C, Prof.Sérgio Luiz de Mello)

Resultado de imagem para Redação ENEM

PROPOSTA DE REDAÇÃO Nº01/2019
Tema:Movimentos Sociais

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de suas formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema: O papel dos movimentos sociais no Brasil, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e realize, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

INSTRUÇÕES  PARA  A  REDAÇÃO:

-  O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado,
-  O texto definitivo deve ser escrito à tinta , na folha própria , em até 30 linhas,
-  A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero , em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
- tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente",
- fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
- apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos,
- apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposta.

Resultado de imagem para logotipo pequeno do ENEM

_____________________________________________________________

TEXTOS MOTIVADORES

Texto 1

Movimentos Sociais

Juliana Bezerra

Os Movimentos Sociais podem ser definidos como um ato combativo dos agentes das classes sociais ou como fruto de práticas sociais incoerentes com a ordem social.
Esses movimentos são capazes de alterar a estrutura do sistema do poder estatal, seja por meio de intervenções revolucionárias ou pacíficas.
Via de regra, os movimentos surgem da iniciativa pública, tendo sua motivação e origem nas inúmeras injustiças sociais.
A ação coletiva de um grupo organizado tem como finalidade conseguir transformações sociais a partir da luta política.
Devemos destacar que os movimentos sociais possuem uma relação conflituosa com oEstado. Isto porque eles desejam alterar a própria composição do mesmo.O objetivo é alcançar alguma melhoria social e alterar o "status quo" que favorece as elites estabelecidas.
São o modo como os cidadãos encontram para protestar ou reivindicar direitos que lhes são garantidos por lei. Assim, eles tendem a surgir quando um determinado grupo nota que faz parte de um agrupamento comum, levando-os a defenderem politicamente as causas que acham pertinentes e essenciais.
Outro ponto a ser destacado é o fato de que as marchas, paradas ou ocupações podem ser percebidas como formas de comunicação simbólica. Elas utilizam metáforas para quebrarem provisoriamente a rotina e reconstruírem a ordem social com suas identidades e papéis sociais.
TEXTO 2

Movimentos Sociais no Brasil

No Brasil, os movimentos sociais ganharam destaque a partir da década de 1960. Uma parcela muito grande da sociedade tinha sido contra o regime militar.
No Brasil, merecem destaque o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS), os movimentos em defesa dos índios e os movimentos negros.
Note ainda que fazem parte dos movimentos sociais no Brasil os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).

Os Tipos de Movimentos

Em termos de classificação podemos dividir os movimentos sociais em:
  • Movimentos reivindicatórios, os quais focam sua ação em exigências de questões imediatas. Utilizam-se da pressão pública para pressionar instituições que possam modificar os dispositivos legais que possam lhes favorecer.
  • Movimentos políticos, os quais buscam influenciar a população na participação política direta enquanto garantia para transformações estruturais na sociedade.
  • Movimentos de classe, os quais buscam subverter a ordem social e, consequentemente, alterar as relações entre distintos fatores na conjuntura nacional.

TEXTO 3

Resultado de imagem para TIRINHAS SOBRE MOVIMENTOS SOCIAIS

TEXTO 4

Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção

Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontece

( Pra não dizer que não falei das flores- Geraldo Vandré)

______________________________________________________________

AVISO AOS ALUNOS: A cada semana haverá uma proposta de redação preparatória para o ENEM no Blog Família Roque Bastos. Leia bastante antes de realizá-las, entregue-as aos professor, pois as mesmas serão corrigidas de acordo aos crítérios usados pelo MEC. As redações feitas no mês somarão 1 ponto a mais em cada bimestre.(Prof.Sérgio Luiz de Mello)

________________________________________________________

A FAMÍLIA ROQUE BASTOS incentiva mais e mais os seus alunos a realizarem um bom ENEM e conquistarem a tão esperada vaga na universidade.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

AITIVIDADES DO GÊNERO DOCUMENTÁRIO- OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA-6ª Edição-2019, Alunos das 1ª Séries A e B, 2ª Série A e B- Ensino Médio.( Prof.Sérgio Luiz de Mello)

Resultado de imagem para olimpiada de lingua portuguesa 2019
ALUNOS DAS 1ª e 2ª Séries -EM
GÊNERO DOCUMENTÁRIO

Assista ao documentário, clicando no link:https://www.youtube.com/watch?v=naYnoLis1CI

Leia abaixo a descrição e a análise desse documentário: 
Observação: 
Nessa análise, por vezes, utilizamos uma linguagem técnica. O intuito é apontar quais são os efeitos causados pelo uso de certos recursos da linguagem audiovisual. Os termos técnicos estão assinalados. Acreditamos que, ao assistir o vídeo e ler a análise, não será difícil entender do que se trata. Mas, para saber a definição exata do(s) termo(s).

O curta-metragem Pescaria de Merda faz uma denúncia de cunho ambiental sobre o lixo descartado no Rio Pinheiros, na cidade de São Paulo. Ele inicia com a tela escura e o som de chuva. Da tela preta surge uma luz no canto superior esquerdo. No momento que troveja conseguimos perceber que a luz vem de um poste de rua. Visualizamos a luz do poste através de um vidro molhado. Lê-se o título Pescaria de Merda enquanto luzes desfocadas e em movimento são mostradas em segundo plano. Misturado ao som da chuva, o barulho de cidade. Uma câmera em movimento focaliza o que parece ser uma galeria pluvial. Uma voz diz algo, pouco compreensível. Na sequência , alternam-se imagens em primeiro plano da água da chuva escorrendo por calçadas e bueiros e, em plano médio , imagens desfocadas de lixo nas calçadas. Ao barulho da chuva se mistura um emaranhado de sons que remetem à atmosfera caótica da cidade. Num trecho seguinte, São Paulo é filmada em plano geral e um recurso de linguagem aplicado às imagens provoca a sensação de aceleração do tempo, o chamado “time-lapse”. Amanhece. A imagem de alguns prédios aparece refletida numa superfície opaca de rio. A câmera capta o sobrevoo de uma garça com a cidade ao fundo. Ouve-se a ave grasnir. A montagem alterna imagens de uma garça, de um cavalo e de uma vaca com a da cidade. Num determinado momento um grupo vestido de amarelo é avistado em plano geral caminhando num viaduto enquanto os carros passam. Depois, a câmera já está próxima do grupo, filmando-os num travelling frontal . Carros na pista abaixo do viaduto são filmados num ângulo estranho. O grupo de amarelo anda na contramão dos carros. Uma câmera subjetiva mostra os pés de um dos integrantes do grupo. Na sequência, planos distintos se alternam: a cidade filmada ao longe, o grupo que caminha, porcos comendo num descampado. O grupo é filmado ora por uma câmera mais afastada, ora por uma mais próxima. Mais uma vez uma câmera subjetiva mostra os pés de um dos integrantes caminhando. O grupo chega às margens do rio. De início, vemos a vegetação tomando a superfície da água; depois, garrafas e outros objetos aparecem boiando. As imagens mostram esses objetos/lixo e as pessoas do grupo se organizando para pescar. Enquanto os objetos/lixo são mostrados em primeiro plano, as pessoas do grupo são avistadas em plano médio. O grupo começa a pescar. Algumas cenas da pescaria. Um integrante do grupo bebe um copo de água. Essa cena não é gratuita. Evidencia o contraste entre a transparência da água do copo e a opacidade da água do rio. Em meio ao lixo, uma pessoa consegue pescar o que talvez um dia tenha sido a embalagem de algum produto. A imagem de uma flor aparece na tela, mas logo se vai. Voltamos ao rio poluído, e mais uma vez alguém pesca um objeto/lixo. Uma montagem paralela cria conexão entre o movimento de uma retroescavadeira que recolhe o lixo e o da vara de pescar que também fisga lixo. A câmera filma de perto uma tubulação despejando água no rio. Imagens do rio espumante. A câmera faz um movimento livre, meio descoordenado, e mostra o céu cortado por fios elétricos. Deixamos as margens do rio. Imagens de mãos com luvas amarelas aparecem lavando uma série de objetos, que inferimos terem sido tirados do rio. Essas imagens aparecem sobrepostas a outra, menos definida, mas que aparenta ser de espuma no chão. Agora vemos imagens do entardecer e do anoitecer na cidade. As placas de rua que indicam ser a esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação são filmadas em contra-plongée . Em seguida, do outro lado da rua, por trás do fluxo de carros, avistamos objetos pendurados acompanhados por uma faixa, cujos dizeres, no início, temos dificuldade de ler. Mas com algum esforço, conseguimos decifrar: “Achados e perdidos”. O fato de filmar os objetos e a faixa de longe reforça a dispersão do olhar do espectador, sensação similar ao descaso que os transeuntes demonstram em relação aos objetos expostos. Só quando uma senhora para e olha para os objetos é que conseguimos ler as palavras: “Achados e perdidos, objetos pescados no rio Pinheiros”. A câmera passeia por outros dizeres: “Alguns destes objetos lhe pertence?”. A pergunta interpela o espectador, sugerindo que ele, assim como os transeuntes, é também responsável pelo estado degradado do rio. Nesse momento, matamos a charada do filme. A pescaria ganha novo sentido: ela existiu para que esse momento da exposição dos objetos/lixo fosse possível. A câmera mostra vários objetos inusitados: cabeça de uma boneca Mônica, bola, restos de embalagens, pedaço de vassoura, sapato... Uma câmera fixa permanece filmando um amontoado de objetos/lixo enquanto a cidade se move ao fundo. Por sob essas imagens surgem os créditos. Depois corta para novas imagens dos realizadores, filmados um a um, com suas vestes amarelas e varas de pescar na mão. Percebe-se que na intenção de tornar a denúncia mais efetiva os realizadores, além de filmarem o estado degradante do rio, resolveram fazer e filmar uma performance que pudesse sensibilizar os transeuntes e o espectador. A esse recurso de criar uma situação para que um filme tenha possibilidade de existir damos o nome de “dispositivo”. Do ponto de vista da linguagem, é importante observar que os realizadores preferem enquadrar o lixo em primeiro plano e a ação do grupo em plano médio. Mas, quando precisam situar o ambiente, mudam para o plano geral. Acentuam a caminhada que realizam usando uma câmera subjetiva, que mostra os pés de alguém andando. Reforçam contrastes e similaridades através da montagem alternada. Para completar, misturam o som ambiente com uma trilha sonora que acentua a ideia de caos urbano. Assim, sem entrevista e sem narração em voz off , recursos que com certeza seriam usados por uma reportagem de TV, eles conseguem fazer a denúncia de maneira muito eficiente.  
______________________________________________________________

ATIVIDADES DE LEITURA 

 1. Você assisti ou já assistiu a um documentário? Anote os exemplos que surgirem para que você possa investigá-los em aulas subsequentes.

 2. Quais são  as mídias que vocês assistem  aos documentários mencionados? Televisão (em canais abertos ou por assinatura), cinema, internet (YouTube, Vimeo etc.), e qual  é a  percepção dos documentários adquirirem propriedades distintas de acordo com o veículo onde foram exibidos. Por exemplo, maior ou menor credibilidade, maior ou menor cuidado estético no tratamento das imagens, do som, da edição etc.

 3. Pesquise trechos de telejornal onde apareçam entrevistas no estilo “povo fala”, aquelas entrevistas de rua. Percebam  como as pessoas entrevistadas geralmente são apresentadas, não como sujeito singular, mas como representantes de uma categoria social (o pobre, o trabalhador, o desabrigado etc.). O que você acha disso?

4. Assista ao curta-metragem de caráter documental, Santos - ofício alfaiate (Dannyel Leite, Brasil, 2014, 8min36min) disponível em: http://curtadoc.tv/curta/biografia/santos-oficio-alfaiate/ Anote no caderno a sua percepção e compreensão desse vídeo.

Resultado de imagem para olimpiada de lingua portuguesa 2019

Resultado de imagem para olimpiada de lingua portuguesa 2019

A FAMÍLIA ROQUE BASTOS promove mais e mais a cultura entre os seus alunos.

domingo, 12 de maio de 2019

Atividades iniciais da Olimpiada de Língua Portuguesa- 6ªEdição-2019, (Alunos das 3ª Séries do Ensino Médio, em especial à turma da 3ªSérie C-EM, Prof.Sérgio Luiz de Mello)

Resultado de imagem para olimpiada de lingua portuguesa 2019
ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Gênero do Discurso: Artigo de Opinião

Oficina 1: Leia com atenção a Notícia a seguir:
Ciclistas denunciam agressão de motorista em discussão de trânsito no Bairro Aldeota
 Os ciclistas registraram BO relatando agressão.

 O motorista reconhece que se excedeu, após presenciar os ciclistas “furando” sinal vermelho Já passava das 22h30, quando um casal de ciclistas pedalava no Bairro Aldeota, em Fortaleza. Eles retornavam para casa e, ao passar pelo cruzamento das ruas José Lourenço com Dom Expedito, afirmam terem sido abordados por um motorista de carro na noite da última quinta-feira (15). Depois do episódio, a dupla se dirigiu ao 2º- Distrito Policial, para registrar um boletim de ocorrência contra o suposto agressor. “Estávamos em um grupo de quatro ciclistas, mas um de nós ficou no sinal da Avenida Padre Antônio Tomás. Resolvemos seguir, com uma de nós mais à frente. Para acompanhar o ritmo dessa amiga que ia mais à frente, passamos o sinal vermelho, virando à direita juntamente com o motorista que vinha. Mas, ainda enquanto fazíamos a conversão, ele já baixou o vidro e começou a falar de forma agressiva, puxando o carro para o lado, imprensando as bicicletas contras os carros estacionados”, conta uma das vítimas. O motorista, identificado como J. M. M,relatou a sua versão em sua página, em uma rede social, nesta sexta-feira (16). Ele cita que houve agressão mútua e apontou o mau comportamento dos ciclistas. “No meio do cruzamento, me deparei com um casal que vinha de bicicleta pelo meio da rua descendo a José Lourenço, cruzando o sinal que estava vermelho para eles. Diminuí, desviei e avisei aos dois que o sinal estava verde para mim. Eles me mandaram para merda (sic) com cara feia, como se eu estivesse errado. Eu, ainda calmo, perguntei se era assim que eles queriam ser respeitados no trânsito. Eles novamente me xingaram e mandaram eu me f... (sic), exigindo que eu saísse da frente deles, com palavras ostensivas: SAI FORA!!!”, declara o motorista. A mulher contradiz o relato e afirma que foi o motorista quem iniciou as agressões. “Pegou a bicicleta do meu amigo, jogou no chão e bateu nele. Eu, que consegui escapar da investida, pude ver a placa do carro e comecei a gritar para que alguém anotasse”, disse. 
Ela conta que, nesse momento, a atenção do motorista mudou. “Ele retornou ao carro e dirigiu em minha direção, jogando o veículo para cima de mim. Desceu novamente do carro e bateu com a mão na minha cabeça para tirar o boné que eu usava”, acrescenta. O motorista informa só ter agredido o rapaz e aponta que, quando se dirigiu à mulher para evitar a gravação, apenas tentou tomar o celular das mãos dela. “Fui novamente para cima do rapaz. Ia fazer uma besteira, Deus foi mais! O máximo que eu consegui foi dar um chute nele, porque ele corria. Em uma atitude impensada, joguei a bicicleta dele no chão e fui embora. Ela continuou gritando e me instigando, me filmando. Me irritei e tentei tomar o celular dela”, completa. De acordo com o relato da vítima, a dupla viu o motorista entrar novamente no carro e ir embora. “Mas ele parou na esquina da Rua Padre Valdevino. Peguei o celular para registrar o que estava acontecendo, ouvir as pessoas que estavam ali assistindo a tudo. Acho que ele viu que eu estava filmando e saiu do carro, correndo em direção a mim novamente, exigindo que eu parasse de filmar.” João conta que teve seu carro seguido por alguns metros e, por isso, parou o veículo para confrontar o ciclista. “Ele empurrou a bicicleta contra mim e, quando fui empurrá-lo, ele a usava de escudo. Enquanto isso, ela me cercava gritando um número de um artigo que não recordo qual, vindo para cima de mim como se estivesse me dando voz de prisão, se aproveitando de que era mulher, me incitando para ver se eu tinha coragem de agredi-la”, explica no texto. A mulher relata que sofreu mais agressões, que incluíram socos nas costas, e que teve sua bicicleta novamente arremessada ao chão. “Ainda não acredito no que aconteceu. Foi uma agressão arbitrária, já que não fizemos nada contra ele. Independente de termos atravessado o sinal vermelho, poderíamos compartilhar a pista, até porque já era tarde, o fluxo era pequeno”, comenta. Apesar do acontecido, a ciclista não pretende aposentar a magrela, e se diz ainda mais estimulada a lutar pelos direitos dos ciclistas urbanos. “Uso a bicicleta todos os dias, é meu meio de transporte e não vai ser isso que vai me fazer parar. Na verdade, estou ainda mais animada de continuar pedalando. É uma pena que ainda existem pessoas que não acreditam que possa existir uma convivência pacífica entre bicicletas e carros, mas acredito que isso vai acontecer em breve”, almeja. “Agredir gratuitamente uma pessoa na rua nunca pode se tornar algo banal, e existem aí questões mais profundas.” (ciclista vítima da agressão)
Quanto ao amigo que também foi agredido, ela tem poucas notícias. “Não consegui encontrá-lo ainda, mas pelo pouco que nos falamos, sei que ele está bem, o dano foi mais na bicicleta”, explica. O mesmo vale para ela, que ainda sofre com as dores de cabeça causadas pela agressão. “Fui ao médico e está tudo bem. Ainda sinto dores no corpo, mas o maior trauma é emocional e psicológico.” A vítima diz não se arrepender da denúncia e aponta a importância da discussão civilizada sobre temas sociais. “É preciso denunciar para que a nossa sociedade aprenda a discutir de forma civilizada essas questões. Agredir gratuitamente uma pessoa na rua nunca pode se tornar algo banal, e existem aí questões mais profundas, como a agressão contra a mulher, que deve, sim, ser apontada e discutida.” “Agi de cabeça quente! É muito complicado, mas só quem pode julgar é Deus e a Justiça!” (João Mário Martin) Em seu texto, João se desculpa e assume o erro cometido. “Estar indo para casa descansar e ser xingado sabendo que estava certo me subiu à cabeça. Se um chute caracteriza uma agressão, que me processem, assumo o que fiz e estou disposto a arcar com as consequências. Agora peço que entendam meu lado, cometi um erro, mas não fui o único agressor! Não justifico meu erro! Agi de cabeça quente! É muito complicado, mas só quem pode julgar é Deus e a Justiça.” João finaliza com o apelo. “Tomem as atitudes legais e parem de me crucificar e julgar meu trabalho! Por favor me deixem em paz!” O Tribuna do Ceará não conseguiu um contato com o motorista. 
Tribuna do Ceará. Fortaleza, 17 de outubro de 2015.

______________________________________________________________________________________________

QUESTÕES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO:

1-  Depois de lida a notícia,  responda  à pergunta inicial sobre a relação entre esse caso de agressão e os objetivos desta oficina.

2- De acordo com as informações fornecidas pela notícia, qual foi o motivo mais provável da agressão?

3- Segundo a ciclista que denunciou o motorista, "independente de termos atravessado o sinal vermelho, poderíamos compartilhar a pista, até porque já era tarde,o fluxo era pequeno".Considerando esse argumento e levando em conta ainda , a desigualdade de condições entre o motorista e os ciclistas, você acha que a reação do motorista foi a mais adequada? Por quê?

4- Todos sabemos do estresse cotidiano vivido pelas populações das grandes e médias cidades do País. Em que trechos da notícia se faz alusão a essas fortes tensões? Qual parece ser o papel desse dia a dia difícil, nos acontecimentos reportados?

5- No trânsito, é muito comum que o "mais forte" se valha de uma vantagem circunstancial para constranger e / ou colocar em risco o "mais fraco". Assim, motoristas se sentem, no volante, autorizados a intimidar e assustar pedestres, ciclistas e motoqueiros, enquanto motoristas de ônibus e caminhões desrespeitam e / ou ameaçam motoristas de veículos menores. Você reconhece nessas afirmativas um traço recorrente em nossas cidades e estradas? Exemplifique.

6- Quais são as (in)adequação e as consequências dessa atitude no trânsito?

7- Diante de fatos desse tipo, o que é possível fazer para evitar a violência?

___________________________________________________________

PESQUISA COMPLEMENTAR

1- Pesquisar o que é um Artigo de Opinião.

2- O que são articulistas?

3- Em quais veículos circulam esse tipo de gênero do discurso?

4- Em que áreas de trabalho se usam mais o poder da palavra para argumentar sobre um fato, convencer alguém sobre um ponto de vista? Comente.

Resultado de imagem para olimpiada de lingua portuguesa 2019
Resultado de imagem para olimpiada de lingua portuguesa 2019

A FAMÍLIA ROQUE  BASTOS apoia a participação de todos os seus alunos na 6ª Edição da Olímpíada de Língua Portuguesa- Escrevendo o Futuro- 2019.

Homenagem ao Dia das Mães - Eyshila - Exemplo de Mulher

A FAMÍLIA ROQUE BASTOS parabeniza a todas às mães do Mundo!!

sábado, 11 de maio de 2019

ALERTA SOCIAL: Vídeo Instrucional- A VERDADE DA QUAL ESTAMOS SENDO DISTRAÍDOS- (Sequência Didática para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, - de todas as disciplinas)


Valiosa contribuição do Prof.Luis Alberto Middendorf (Geografia)

Somos cidadãos do Século XXI, pessoas altamente tecnológicas e digitais. Vivemos e sabemos dos fatos em tempo real, o que faz com que sejamos bombardeados de informações. Tomados pelo frenesi da vida moderna, somos levados pela forte corrente, impulsionada pelos computadores, tabletes e smarthphones.
Em razão disso, estamos vivendo mais "virtualmente" do que humanamente normais. O vídeo acima e as questões a seguir, nos abrem uma valiosa oportunidade de tentarmos mudar o caminho e retornarmos a padrões de vida mais saudáveis e tecnicamente mais sociais.

Sequência Didática Tecnologia

Leia o texto a seguir e responda:

Oração do Internauta:

Satélite nosso que estais no céu, 

acelerado seja o vosso link,

 venha a nós o vosso host,

 seja feita vossa conexão, 

assim em casa como no trabalho.
O download nosso de cada dia nos dai hoje,

 perdoai nosso tempo perdido no Chat,

 assim como nós perdoamos os banners de nossos provedores.
Não deixeis cair a conexão e livrai-nos do Spam.
Amém!

_________________________________________________________________

1- O poema acima estabelece uma forte relação ou intertextualidade com um conhecido texto bíblico. Que texto é esse?

2- Mesmo usando o humor, o poema critica :
a- O comércio de equipamentos de informática.
b- A maneira das pessoas usarem as redes sociais.
c- Um pedido ao satélite para melhorar a conexão da internet.
d- Uma súplica aos provedores de internet para que facilitem a conexão.

3- Escrever uma crítica a respeito da mensagem explicitada na Oração do Internauta.

4- O poema se liga ao conteúdo do vídeo acima. Comente essa relação.

Leia a tirinha abaixo e responda às questões 5 e 6:

Resultado de imagem para tirinha sobre tecnologia

5-  A personagem acima tem muitas preocupações. Explique-as.

6- A tirinha destaca que:
a- Nos preocupamos com a nossa vida e lutamos para melhorá-la.
b- Que em tempos de modernidade, deixamos a vida real para depois.
c- Que em tempos de modernidade, devemos acompanhar as evoluções.
d- Devemos nos preocupar com o status social estabelecido pelas tecnologias.

Leia o gráfico abaixo e responda a questão 7:


Resultado de imagem para grafico das redes sociais

O sucesso das três primeiras redes sociais se dá a que fator? Exponha um ponto positivo e negativo de cada uma delas.

8- Leia atentamente a imagem abaixo e escrever um texto dissertativo que apresente ideias coerentes sobre o assunto.

Resultado de imagem para Gráfico do Tempo  de uso das tecnologias da comunicação no mundo

9- Qual recurso tecnológico que envolve comunicação tem atrapalhado mais a vida de seus usuários? Explique.

10- Leia a imagem a seguir e redija um parágrafo que busque a conscientização quanto ao uso inadequado da tecnologia;


Resultado de imagem para pessoas como zumbis olhando para o celular


    A FAMÍLIA ROQUE BASTOS destaca a importância do uso da tecnologia no cotidiano de nossas vidas, mas salienta que devemos usá-la para benefício. Quando ela (tecnologia) começa a nos causar danos, devemos rever os nossos conceitos de vida. 

Grammar of the English Language- Verb To be - Students of the 6th Year A- 2019, Teacher Sérgio

Resultado de imagem para bandeiras dos paises de lingua inglesa

Look at the pictures below and write down their contents in their notebooks.



















After the comments in the classroom, do the exercises proposed by the teacher.

The ROQUE BASTOS FAMILY encourages learning the English language.