Pesquisar este blog

sábado, 3 de março de 2018

MOMENTO LITERÁRIO-CRÔNICA: REAPRENDENDO A USAR AS TECNOLOGIAS (Prof.Sérgio Luiz de Mello)



Crônica: Reaprendendo a usar as tecnologias
Prof.Sérgio Luiz de Mello

Certo dia, passava perto da livraria da minha cidade e, como sou um amante nato da arte da palavra, observo  a vitrine quando não posso pelo menos entrar um pouquinho para folhear algum livro ou revista. O que vi e ouvi me atraiu muito, digno de se relatar dado a preciosidade da situação.
Uma senhora de mais ou menos 60 a 65 anos estava atendendo a um garotinho no balcão, que atônito observava com certa estranheza um livro, capa lilás e com uma linda ilustração.
Ao contrário de muitos que odeiam a leitura, o menino me fez petrificar diante da cena da vida real. A senhora vendedora falava-lhe com uma amabilidade muito grande- " Ao invés de lígá-lo, você pode simplesmente levantar a capa para iniciar. E ao invés de clicar em "próxima página", você só precisa virar a folha.Legal né?"
Achei hilário o que ela falara para ele e, pensei: Meu Deus!! São dois doidos!! Uma que fala com uma criança que nasceu na era da alta tecnologia, outro que agia como se aquilo tudo fosse coisa do outro mundo!
Entrei na livraria para ficar mais de perto do fato. O menino se convencera e pagou o livro sem muitas delongas. Ele saiu e eu me aproximei da senhora vendedora, que me disse:
-- Em que posso ajudá-lo, meu rapaz?
Eu respondi meio atordoado:
-- Minha senhora, como conseguiu convencer aquele garoto a levar o livro?
Ela me respondeu:
-- Ora ora!! Eu somente apresentei a ele uma das tecnologias que mais revolucionaram o conhecimento. Infelizmente essa geração não aprendeu a manusear os livros tão bem quanto mexem em seus celulares, tabletes e computadores. Preocupo-me com a velocidade dessa vida e, as consequências que ela nos trará se continuarmos assim. Precisamos ensinar a esses e a todos os que somente olham as maravilhosas telas, que existe algo muito melhor que ativa os nossos pensamentos e nos humaniza mais, as lindas histórias contidas e impressas nos livros!!
Fiquei ainda mais sem ação, sem teto e quase sem ar. Havia levado uma surra da senhora vendedora. Prometi a mim mesmo que faria o mesmo com os meus alunos e até mesmo com a minha família. Precisamos reaprender a usar as tecnologias, principalmente os livros, pois, eles não gastam energia, não precisam de carregadores de bateria, antes sim, recarregam as nossas mentes, os corações de ideias e esperanças para continuarmos os caminhos da vida moderna.

"Troquemos as nossas telas maravilhosas pelas lindas páginas dos livros!"
_________________________________________________________________________________

A FAMÍLIA ROQUE BASTOS parabeniza ao professor e a todos aqueles que amam a Literatura!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário