Pesquisar este blog

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Sequência Didática para alunos dos 9ºAnos -EF, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Língua Portuguesa, Prof.Sérgio Luiz de Mello.

Resultado de imagem para Pessoas se observando

Fonte da imagem: http://adoraveispequenices.blogspot.com.br
AULA 1
Leitura do Conto: Para que ninguém a quisesse
                               Marina Colasanti
Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as jóias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.
Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.
Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras.
Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.
Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos.
Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido em uma gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.
 COLASANTI, Marina. “Para que ninguém a quisesse”.
In: Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. P. 111-2.
______________________________________________________________________

ATIVIDADES -AULA 1

1- O que sugere o título:" Para que ninguém a quisesse" ?

2- Alguém já leu uma história com esse título?

3- O que o título do conto quer dizer?  Dá para imaginar?

4- Refere-se a quem, homem ou mulher? Por quê?

5- Do que será que se trata?

6- Para que ninguém a quisesse, alguém deve ter tomado algumas atitudes como:
a-Quem tomou as atitudes com essa finalidade?
b- Quais serão as consequências?
c- A leitura do conto trará respostas as essas questões?

________________________________________________________________________________


VAMOS CONHECER UM POUCO A RESPEITO DA AUTORA MARINA COLASANTI

Marina Colasanti lança o livro 'Minha Tia me Contou', baseado nas histórias que ouviu da cantora lírica Gabrielle Lage

Marina Colasanti nasceu em 1937 na cidade de Asmara, capital da Eritreia. Residiu posteriormente em Trípoli, na Líbia, mudou-se para Itália e, em 1948, transferiu-se com a família para o Brasil, onde vive até hoje na cidade do Rio de Janeiro. É casada com o também escritor Affonso Romano de Sant'Anna e tem duas filhas, Fabiana e Alessandra Colasanti. De formação artista plástica, ingressou no Jornal do Brasil, dando início à sua carreira de jornalista. Desenvolveu atividades em televisão, editando e apresentando programas culturais.
 Foi publicitária. Traduziu importantes autores da literatura universal. Seu primeiro livro data de 1968. Hoje são mais de cinquenta títulos publicados no Brasil e no exterior, entre os quais livros de poesia, contos, crônicas, livros para crianças e jovens e ensaios sobre os temas literatura, o feminino, a arte, os problemas sociais e o amor. Por meio da literatura, teve a oportunidade de retomar sua atividade de artista plástica, tornando-se sua própria ilustradora. Sua obra tem sido tem de numerosas teses universitárias. É uma das mais premiadas escritoras brasileiras, detentora de vários prêmios Jabutis, do Grande Prêmio da Crítica da APCA, do Melhor Livro do Ana da Câmara Brasileira do Livro, do prêmio da Biblioteca Nacional para poesia, de dois prêmios latino-americanos. Foi o terceiro prêmio no Portugal Telecom de Literatura 2011. Tornou-se hors-concours da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), após ter sido várias vezes premiada. Participa ativamente de congressos, simpósios, cursos e feiras literárias no Brasil e em outros países.
_________________________________________________________________________________

RETOMANDO A LEITURA DO CONTO

 Reler o primeiro parágrafo do conto, e responda as questões a seguir:
1-Já descobriram que o marido está tomando certas atitudes. Será que o homem ficará feliz com o resultado?

2- E a mulher, como estará se sentindo?

3-Por que o homem mandou que a mulher usasse vestidos mais compridos?

4- Por que proibiu que ela se pintasse e que usasse roupas decotadas?

5-Por que o homem cortou os cabelos dela?

6- Os alunos conseguem imaginar as cenas? Conseguem imaginar a mudança na aparência da mulher?

7- Só pela leitura deste parágrafo, o leitor sabe como a mulher se sentiu com tais atitudes do homem?

8- Alguém se habilita a contar o que entendeu do primeiro parágrafo?
________________________________________________________________________________

ESCRITA DE OPINIÃO: Quais foram as consequências das ações do homem? Registrar no caderno e depois, leia para os seus amigos e professor o que você escreveu.
_________________________________________________________________________________

AULA 2

Relcione os fatos narrados no primeiro parágrafo do conto com os acontecimentos do segundo parágrafo.
1- Por que o homem agora vivia descansado? Descobriram a causa?

2-O fato de que agora o homem vivia descansado, é consequência de quê?

3-A narrativa é constituída de elementos e o narrador é um deles, assim como, os personagens, o lugar onde acontecem os fatos narrados, o tempo e o enredo. Identificar esses elementos, a partir da leitura do conto é uma habilidade que precisa ser desenvolvida pelo leitor:
a-Quando o narrador diz “esquiva2 como um gato”, a quem se refere?
b- Como o narrador chega à conclusão de que a mulher era esquiva?
c- Por que ele a compara a um gato?
d- Quais os fatos ele narra, que o levam a essa conclusão?
e- Essa conclusão é uma opinião?
f- Que outra opinião é possível sobre a mulher, de acordo com os fatos narrados?

4- Identifique no texto aquilo que é fato e aquilo que é uma opinião:
Fato                                                                    Opiniões
A mulher evitava sair.                                        Esquiva como um gato.

                                                                          Silenciosa como uma cobra. (exemplo)

*Organizar as ideias alocando-as nessas duas colunas.

_______________________________________________________________________________

AULA 3

Vamos relembrar algumas informações do conto lido:
1- Por que motivo o homem resolveu tomar certas atitudes?
2- Com que finalidade?
3- Quais foram as consequências?
4- A mulher reagiu? Como?
5- O narrador emite opinião sobre algum fato narrado? Qual?
6-Leia os dois últimos parágrafos do conto de forma silenciosa e observe como a autora escolheu encerrar a história. E antes de encerrar, o que acontece para surpreender o leitor?

7- Elabore perguntas sobre o conteúdo do penúltimo parágrafo, começando com: O que...? Quando...? Para que...? São questionamentos cujas respostas estão explícitas no trecho. 

8- Essa atitude do homem era prevista?
9- O que se pode dizer desse personagem?
10- O que se pode dizer do comportamento dele em relação à mulher?

11- Leia o último parágrafo do conto e responda:
a-Que transformações podem ser notadas na mulher? O que aconteceu com ela?
b- A autora pode ter se baseado na vida real para escrever o conto? Por quê?
c- Como cada um descreveria o comportamento dos personagens?

12- Anotar em duas colunas as características do Homem e da Mulher.
      HOMEM                                                                             MULHER

_____________________________________________________________________________
AULA 4

Os dois personagens do conto são elementos da narrativa que já foram analisados na aula anterior. Vamos ver outros elementos nesta aula.Vamos começar pelo lugar em que acontecem os fatos narrados.
1-Onde se passa a história? Em que cidade? Isso aparece no texto?

2- O que o leitor pode deduzir sobre o espaço nessa narrativa? Quais são as pistas para isso?

3- O narrador traz descrições minuciosas do ambiente? Isso é importante para o desenrolar dos acontecimentos nesse conto?

4-E o tempo na narrativa?

5- Pela leitura, é possível saber quando se passa a história, em que época? Há pistas sobre isso?

6- Quanto tempo leva? Isso é importante para o desenvolvimento do enredo?

7-E o enredo na narrativa?

8- Se o enredo se organiza em torno de um conflito, afinal, qual é o enredo nesse conto?

9- Podemos identificar as partes desse enredo?

ANÁLISE DO ENREDO

Localizar nos parágrafos, os trechos que correspondem a elas: Introdução (feita para despertar a atenção do leitor e situá-lo diante do conto); desenvolvimento (traz o desenrolar dos fatos que estão gerando o conflito); clímax (momento culminante da história, em que há maior tensão) e desfecho (a conclusão do conflito).
Enumerar as linhas do texto e complete adequamente as partes que constituem a obra literária;
Enredo
Introdução:_______________________________________________________________________
Desenvolvimento:__________________________________________________________________
Clímax :__________________________________________________________________________
Desfecho:_________________________________________________________________________


ANÁLISE DO NARRADOR:

1- É personagem nessa história? Participa das ações? Ou está do lado de fora dela, contando ao leitor o que aconteceu?

2- A história está contada a partir do ponto de vista do narrador, em 3ª pessoa?


3-Que partes do texto podemos marcar como exemplos do foco narrativo?

4- Reconte a história, mudando o ponto de vista do narrador e depois apresente ao professor e amigos em outra aula.

 _________________________________________________________________________________

AULA 5

1- Ilustre o seu conto e entregue ao professor.

2- Espere que o professor leia o seu texto e corrija aquilo que for indicado.

* Os melhores trabalhos serão posteriormente divulgados nesse espaço.

_________________________________________________________________________________

VÍDEO ADAPTAÇÃO DO CONTO: PARA QUE NINGUÉM A QUISESSE



* Adaptação do material da SEE-SP pelo Prof.Sérgio Luiz de Mello

Um comentário: