Pesquisar este blog

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Sugestão de trabalho- Semana de 05 a 09 de fevereiro de 2018, Séries Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, CGEB/SEE-SP,Língua Portuguesa e Literatura:Marcelo D2 - 1967 (Ao Vivo) / Canto de Ossanha


1967-
Marcelo D2

1967, o mundo começou
Pelo menos pra mim
E a minha história reduzida
É mais ou menos assim:chora chora
Nascido em São Cristóvão
Morador de Madureira
Desde pequeno acostumado a
subir ladeira
me lembro muito bem
dos meus tempos de moleque
que sempre passava as férias
no final do 77
Padre Miguel sempre 10 na bateria
saudoso Mestre André
sempre soube o que queria
futebol na rua F ou no campo de baixo
Você sabe
Meu tio gentil era um esculacho
Eu andava pelas ruas vestindo o meu bate bola
Se tu passasse em minha frente
Era melhor tu sair fora
Carnaval de rua perigoso e divertido
Mas passei por tudo isso
Entre mortos e feridos
Graças ao meu pai
O pessoal da tramela
Sérgio Cabrito meu padrinho
Não dava trégua
Lembra do Cassino Bangu
De vez em quando eu ia lá
Curtir um funk, ver a mulherada rebolar
Kool and the gang, gap band,
outro mestre, James Brown
Era só alegria
Não tinha pau

Eu quero ver

Se tu é homem mané
Do jeito que eu fui
E que eu sou
Eu quero ver
Se tu é homem mané
Que nem a parteira falou

No Andaraí, Grajaú o bicho pegava mais

Quando pichava muro
Sempre tinha um correndo atrás
Carlos Peixe, meu camarada
De vez em quando no piche
Outras na baforada
Vida de moleque sempre sangue bom
Calote no ônibus
Pra ir à praia no verão
Pra ficar um pouco mais
Roubava no supermercado
Foda-se pra mim isso nunca foi pecado
Sempre no Maraca vendo o Mengão jogar
Zico, Adílio, Júnior, fazendo a bola rolar
Como já diz o hino, vou repetir com vocês
Uma vez Flamengo
Flamengo até morrer
Meu avô Peixoto deixou meu sangue rubro-negro
Me orgulho de ser carioca
Me orgulho de ser brasileiro
skate na veia, só quem tem
sabe como é que é a sensação
e o poder de dar um ollie-air
Campo Grande, Norte Shopping
Street no Meier
À noite Circo Voador
Show do De Falla e um Domec
Vender Camisa na 13 de Maio
Na situação show no Garage
Skank, diversão de irmão
Grandmaster Flash, Afrika Bambaata
Planet Rock,
Rap, break, graffiti
Chegou o hip hop
Cantando a vida
Mas vista por outro lado
Não é apologia cumpadi
Não adianta ficar bolado
Entenda se a minha rima
Não te faz rir
É apologia parceiro
Dá licença, sai daqui
Eu vim pra zoar
Fazer barulho
Falar um pouco de mulher
Skate, som e bagulho
Sempre ligado, sempre sabendo o que quer
Sempre bom da cabeça, nunca doente do pé
Eu vou levando a vida
Juro que vou
Só no sapato, sempre sendo o que sou

Eu quero ver

Se tu é homem mané
Do jeito que eu fui
E que eu sou
Eu quero ver
Se tu é homem mané
Que nem a parteira falou

Agora saiu o flow

Brasileiro, Carioca
Marcelo D2 na área
Se derrubar, é pênalti
Valeu!!



ATIVIDADES - 1ºMOMENTO

1- Como esse rap foi construído?
2- Para que público?
3- É o relato de quem ?
4- Como é eese jovem ? De onde vem?
5- Como são as pessoas e quem se refere?

_________________________________________________________________________________
ATIVIDADES -2º MOMENTO

1- Como é o narrador da música? Descreva-o quanto à sua família, escolaridade, idade, comunidades que frequenta, forma de resolver alguns problemas do cotidiano,como por exemplo: a falta de dinheiro.

2- Apresentar a descrição ao professor e aos amigos.

_________________________________________________________________________________
ATIVIDADES -3º MOMENTO

1-  Quais são as expressões usadas no rap que revelam a identidade social do narrador?
2- Que gírias aparecem no texto? Quais são os possíveis significados?

_________________________________________________________________________________
ATIVIDADES - 4º MOMENTO

1- Em grupo de até 4 pessoas, escrever uma letra de rap, podendo usar o recurso da paródia,
2- Ensaiar o rap com acompanhamento musical e apresentar ao professor em data a ser por ele definida.

_________________________________________________________________________________


* OBSERVAÇÃO:

As letras de rap produzidas pelos alunos e os vídeos das apresentações serão posteriormente publicadas nesse espaço.




A FAMÍLIA ROQUE BASTOS parabeniza desde já aos seus alunos e aos professores de Língua Portuguesa que desenvolverão esse trabalho em sala de aula. Lembrando que essa atividade se baseia no Documento Orientador da CGEB- Secretaria de Educação do Estado de São Paulo- Sequência de Atividades- Língua Portuguesa, PLANEJAMENTO 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário