Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Sequência Didática para os alunos das 1ª séries -EM, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Língua Portuguesa (Adaptação feita pelo Prof.Sérgio Luiz de Mello)


  AULA 1


Música: Polícia
              Tony Belloto

Dizem que ela existe pra ajudar!
Dizem que ela existe pra proteger!
 Eu sei que ela pode te parar!
 Eu sei que ela pode te prender!

 Polícia! Para quem precisa! Polícia!
 Para quem precisa de polícia! (2x)

Dizem pra você obedecer!
 Dizem pra você responder!
Dizem pra você cooperar!
 Dizem pra você respeitar!

 Polícia! Para quem precisa! Polícia!
 Para quem precisa de polícia! (2x)

 Dizem que ela existe pra ajudar!
 Dizem que ela existe pra proteger!
 Eu sei que ela pode te parar!
 Eu sei que ela pode te prender!

Polícia! Para quem precisa! Polícia!
 Para quem precisa de polícia! (2x)

 Dizem pra você obedecer!
 Dizem pra você responder!
 Dizem pra você cooperar!
 Dizem pra você respeitar! Polícia!

 Para quem precisa! Polícia!
 Para quem precisa de polícia! (2x)

 Disponível em: . Acesso em: 25 de janeiro de 2018

____________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADES - AULA 1

1- Você já conhecia essa música?

2- Qual é o tema abordado nela?

_________________________________________________________________________________

Nessa sequência de atividades, estudaremos o gênero crônica e, para o início, o que se espera de uma crônica que tenha como nome: "Aprenda a chamar a Polícia" ?
HIPÓTESES:
3- Alguém conhece essa crônica?
4-Do que será que ela trata?
5- Por que é preciso chamar a polícia?
6- Por que será necessário que se aprenda a chamar a polícia? Não é fácil chamá-la? Não basta discar 190?
7- O que acontece nessa crônica, na opinião de vocês?
_________________________________________________________________________________

MOMENTO DE LEITURA E COMPREENSÃO DA CRÔNICA:

Aprenda a Chamar a Polícia
Luís Fernando Veríssimo

Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa.
Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro.
Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando tranquilamente.
Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço.
Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa.
Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível.
Um minuto depois, liguei de novo e disse com a voz calma:
— Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro de escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa para estas situações. O tiro fez um estrago danado no cara!
Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo.
Eles prenderam o ladrão em flagrante, que ficava olhando tudo com cara de assombrado. Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do Comandante da Polícia.
No meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim e disse:
— Pensei que tivesse dito que tinha matado o ladrão.
Eu respondi:
— Pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível.

VERISSIMO, Luís Fernando. Aprenda a chamar a polícia. Disponível em: . Acesso em: 22


ANOTAR NO CADERNO A DEFINIÇÃO DE CRÔNICA:

Crônica é um gênero narrativo cujos fatos são expostos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". É uma narração curta sobre fatos do cotidiano que podem ser relacionados a outros assuntos: esporte, saúde, história, ciência e outros. A leitura de uma crônica é muito agradável; muitas vezes, o leitor se identifica com os personagens, uma vez que eles apresentam comportamentos e características semelhantes às suas. Geralmente elas são publicadas em jornais e revistas.


PROPOSTA DE PESQUISA

Você provavelmente deve ter lido algum texto de Luis Fernando Veríssimo, se sim ou não,faça uma pesquisa sobre o autor em livros ou na Internet,atentando para os seguintes ítens:
a- Nascimento 
b- Como foi a formação do autor?
c- Quais são as suas principais obras e qual delas deu mais popularidade ao autor?
* Realizar as anotações no caderno, apresentar ao professor e demais amigos da classe.

_________________________________________________________________________________

AULA 2

Leia os resultados da pesquisa sobre Luis Fernando Veríssimo e depois responda as questões abaixo no seu caderno, com base na crônica: "Aprenda a chamar a Polícia".

1-Essa situação, vivida pelo personagem, poderia acontecer no nosso dia a dia?

2-O que vocês acham da solução encontrada para que a polícia atendesse prontamente?

3- Quem é o narrador da história?

4- Ele participa do enredo?

5- Em que pessoa é feita a narrativa?

6-Por que vocês acham que o autor escolheu narrar em primeira pessoa?

7- Se fosse escrito em 3ª pessoa, como ficaria o texto? Reescreva os parágrafos do texto abaixo em seu caderno e explique a diferença entre o narrador em 1ª pessoa e a narração em 3ª pessoa:

“Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa.
Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro.
Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando tranquilamente.”

*Agora responder com atenção as questões a seguir:

1) O que acontece nessa narrativa?
2) Em que época os fatos narrados se passam? Eles se verificam em um tempo cronológico? O espaço de tempo em que os fatos se passam é longo, ou é curto?
3) Onde acontecem? Esse local contribui para o desenrolar das ações?
4) Por que acontecem?
5) Com quem acontecem? Qual é o personagem principal? E os secundários (ou coadjuvantes)?
6) Descreva em forma de  quadro as características de cada personagem:
Personagens  - Características

Narrador                                                                     Personagens secundários/coadjuvantes


7) Como acontece o desfecho da história?
8) Que sentimentos esta leitura desperta?   

ANOTAR NO CADERNO AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

Como fazer uma crônica narrativa?
Para produzir uma crônica narrativa primeiramente temos de considerar os principais elementos que compõem uma narração. São eles:

a- Enredo: história da trama, no qual temos o tema ou o assunto que será narrado.
b- Personagens: pessoas presentes na história e que podem ser principais ou secundários.
c- Tempo: indica o tempo no qual a história está inserida.
d- Espaço: determina o local (ou locais) onde se desenvolve a história.
e- Foco narrativo: é o tipo de narrador que pode ser um personagem da trama, um observador ou ainda onisciente.                                                                  
_________________________________________________________________________________

AULA 3

- Apresentar ao professor as atividades da aula anterior.
Responder as questões a seguir:
1- Como é a linguagem nessa crônica? Há palavras difíceis de serem compreendidas?

2- Por ser uma linguagem simples, coloquial, que tipo de leitor aprecia essa leitura? São só os adultos?

3- Quais são outras características de linguagem que fazem com que as pessoas apreciem essa crônica?


SUGESTÃO DE PESQUISA DE OUTRA CRÔNICA

Pesquisar em livros ou na Internet uma outra crõnica. Se possível, traga o livro ou o texto impresso que poderá ser colado no caderno de Língua Portuguesa para a realização de uma roda de leituras. Abaixo seguem alguns links que poderão ajudar nessa busca:

SABINO, Fernando. A ultima crônica. Disponível em: . Acesso em: 25 de janeiro de 2018.
SCLIAR, Moacyr. A noite em que os hotéis estavam cheios. Disponível em: . Acesso em: 25 de janeiro de 2018.
LISPECTOR, Clarice. Das vantagens de ser bobo. Disponível em: . Acesso em: 25 de janeiro de 2018.
_________________________________________________________________________________

AULA 4

1-Leia com atenção as manchetes abaixo, e escolha uma delas para você escrever uma crônica;
Observar  as seguintes manchetes, retiradas dos sites Planeta Bizarro3 e Notícias Bizarras4
 1. Carta de amor de 1944 é achada em parede durante reforma de casa nos EUA Carta era de Walter para Betty, que já morreu. Eles nunca se casaram.

 2. 'Papai Noel do crime' fica entalado em chaminé em tentativa de assalto nos EUA Ele não tinha as mesmas habilidades do Papai Noel real', brincou a polícia.

3. Jovem embriagado pega táxi em Mato Grosso do Sul e vai parar no Paraná Depois de bebedeira, Lucas revela que pegou táxi e foi parar em Londrina pagando 1,5 mil.

 4. Cansada de lavar a louça, mãe quebra tudo e deixa um prato pra cada filho Sabe aquele momento em que o pessoal usa todos os pratos da casa, mas ninguém lava a louça suja? Cansada de toda essa bagunça, mãe deu o seu próprio jeito.

5. ... Novinha posta selfie provocante, mas bagunça de quarto ‘rouba a cena’ Uma bela jovem americana postou no Twitter um selfie provocante com um vestido decotado, mas a bagunça do quarto dela foi que chamou a atenção dos internautas


* Realizar primeiramente no caderno, depois, passar em folha à parte e entregue ao professor na data por ele estipulada.


ORIENTAÇÕES PARA A ESCRITA DA CRÕNICA

Você deve redigir uma crônica a partir da manchete escolhida.
Por mais absurda que a notícia pareça, você deve relatar os fatos como se fossem reais e verdadeiros, para que seu leitor acredite neles. A crônica deve ser:
- em 1ª. pessoa do singular;
- no tempo passado;
- em local adequado ao assunto;
- as ações devem ser bem detalhadas;

- os personagens devem ser verossímeis

Recomendações:
1. Faça rascunho.
2. Verifique se o leitor de seu texto compreenderá o que você quis dizer.
3. Passe o rascunho a limpo, utilizando caneta azul ou preta.
4. Capriche na letra!
5. Não se esqueça do título.
6. Seu texto deve ter mais de 7 linhas.
7 Verifique se escreveu seu nome, número e série.
_________________________________________________________________________________

AULA 5

1- Ao receber a sua crônica devidamente lida e revisada pelo professor, passe-a a limpo no seu caderno,  fazendo as modificações necessárias sugeridas pelo professor. Reescreva-a com uma letra bonita e com a máxima boa vontade.

2- Consultar o trabalho da escola E.E. Salvador de Leone que fez uma novela radiofônica, inspirada na crônica “Aprenda a Chamar a Polícia”, e que está postada no blog “Mediação e linguagem 2016”, disponível em: . Acesso em: 25 de janeiro de 2018.



* Material adaptado para o Blog Família Roque Bastos, pelo Prof.Sérgio Luiz de Mello, do material produzido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo



A FAMÍLIA ROQUE BASTOS parabeniza aos seus alunos e professores na luta incessante da busca aos saberes!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário