Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Sequência Didática para os alunos dos 8ºAnos A,B,C-EF, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Língua Portuguesa, Adaptação feita pelo Prof.Sérgio Luiz de Mello


AULA 1


Música: Esperando na janela
              Gilberto Gil


Ainda me lembro do seu caminhar
Seu jeito de olhar, eu me lembro bem
Fico querendo sentir o seu cheiro
É daquele jeito que ela tem

O tempo todo eu fico feito tonto
Sempre procurando, mas ela não vem
E esse aperto no fundo do peito
Desses que o sujeito não pode aguentar, ah
E esse aperto aumenta meu desejo
Eu não vejo a hora de poder lhe falar

Por isso eu vou na casa dela, ai, ai
Falar do meu amor pra ela, vai
Tá me esperando na janela, ai, ai
Não sei se vou me segurar

Composição: Targino Gondim / Manuca Almeida / Raimundinho do Acordeon
Disponível em: . Acesso em: 05 de janeiro de 2018.

______________________________________________________________________________

ATIVIDADES -AULA 1

Responder com atenção as seguintes questões:
Questões Bloco 1
1- Do que o eu lírico se lembra?

2- Como ele se sente ao lembrar?

3-Apesar de procurar, a amada não vem. Como ele se sente por causa disso?

4-De que problema se queixa o eu lírico?

5- Para ele, qual a solução?

6-Qual o tema da canção?


Questões do Bloco 2

1- Essa música é um grande sucesso, por quê?

2-Muito tocada nas rádios, é um forró3, dançante. É agradável de ouvir?

3- Como é retratada a mulher?

4- É comum a mulher ficar na janela esperando?

5- Você conhece por filmes, novelas ou por experiência de vida, lugares em que as mulheres esperam os namorados na janela de casa?


SE EXPRESSANDO COM CRIATIVIDADE:

Desenhar ou colar uma imagem da Internet que represente a história do conto. Os trabalhos serão compartilhados com a classe e professor e posteriormente divulgados no Blog.

_________________________________________________________________________________

AULA 2

1- Releia a estrofe 2 da música e identifique palavras que sozinhas podem exprimir um sentimento ou emoção do eu lírico, elas são chamadas de interjeições.

2- Releia o refrão ou a 3ª estrofe para identificar as interjeições presentes. Anote-as em seu caderno.

3- Contruir frases com as interjeições abaixo:
Interjeição                                           Exemplo                                           Efeito
Ah!______________________________________________________________
Ih!_______________________________________________________________
Credo!____________________________________________________________
Ui!_______________________________________________________________
Ei!_______________________________________________________________
Oba!_____________________________________________________________
Ai!_______________________________________________________________
Oh!_______________________________________________________________

4- Fazer uma pesquisa apurada a respeito da origem do forró. Não esquecer de por as fontes de sua pesquisa.
O que é forró? Qual é a sua origem? Segundo Câmara Cascudo, a palavra forró é uma redução de forrobodó. O que significa forrobodó? Por que tantas pessoas gostam de forró em São Paulo? Explique: por que o forró representa um vínculo com as raízes populares do sertão nordestino?

________________________________________________________________________________

AULA 3

1- Reler a letra da música e retirar todos os substantivos.
PARA RELEMBRAR: Substantivo é a palavra que nomeia seres animados e inanimados, ações e sentimentos.

2- Retirar da letra os verbos presentes.
PARA RELEMBRAR: Verbos são palavras que indicam ação, estado ou fenômeno meteriológico e pode ser conjugado em tempos verbais (presente, passado, futuro) e alocado em modos: Indicativo: (indica certeza da ação verbal), Subjuntivo (Indica incerteza da ação verbal) e Imperativo ( que indica ordem, aconselhamento).
Pelo verbos utilizados, o narrador se refere ao tempo presente da amada ou no passado ou até memo no futuro? Retirar três verbos que comprovem a sua resposta.

3- Reescrever  a letra da música no caderno, transcrevendo aos verbos para o tempo perfeito ou imperfeito do Indicativo.Se possível, pesquisar em livros ou na Internet como seriam essas terminações verbais.
________________________________________________________________________________

AULA 4

1- Observando as características da linguagem usada pelo poeta, por representar a cultura popular nordestina, qual variedade linguística é utilizada? A vairiedade da norma culta ou da norma popular? Explique.

2- A forma utilizada pelo eu lírico é coerente? Comentar.

3- Reescrever os trechos em destaque de acordo à norma padrão da Língua Portuguesa:
 "Por isso, eu vou na casa dela, ai ai
   Falar do meu amor pra ela, vai
   Tá me esperando na janela,ai, ai
   Não sei se vou me segurar."

4- A locução verbal é uma expressão formada de dois ou mais verbos, mas que possui um siginificado único. Complete as formas verbais adequamente :
LOCUÇÃO VERBAL            FORMA SINTÉTICA: FUTURO       FORMA SINTÉTICA: FUTURO
(perífrase)                                DO PRESENTE                                    DO PRETÉRITO
Vou fazer/iria fazer                             farei                                                                      faria
_________________________________________________________________________________________________
Vamos cantar/iríamos
cantar
_________________________________________________________________________________________________

Vai falar/iria falar
_________________________________________________________________________________________________

Vou viajar/iria viajar
_________________________________________________________________________________________________

Vamos conhecer/iríamos
conhecer
__________________________________________________________________________________________________

Vão resolver/iriam 
resolver
__________________________________________________________________________________________________

AULA 5

1- Ler e cantar em única voz  a letra da música.

2-Compartilhar com os amigos, a pesquisa sobre o forró.

________________________________________________________________________________


A FAMÍLIA ROQUE BASTOS parabeniza os seus alunos e professores pelo empenho em aprender sempre mais.

3 comentários:

  1. Boa tarde!
    Poderia enviar o gabarito? facilitar a vida corrida.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Vc teria o gabarito da questão sobre substantivos? Obrigada!!!!

      Excluir