AULA 1
Música: Paciência
Composição: Lenine, Dudu Falcão
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
A vida não para
Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora vou na valsa
A vida é tão rara
Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência
E o mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência
Será que é tempo que lhe falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber
A vida é tão rara (tão rara)
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para (a vida não para não)
Será que é tempo que lhe falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber
A vida é tão rara (tão rara)
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei, a vida é tão rara (a vida não para não)
(a vida é tão rara)
Disponível em: . Acesso em: 22 de janeiro de 2018.
_________________________________________________________________________________
ATIVIDADES- AULA 1
1- De acordo com o eu lírico, o que acontece quando tudo pede um pouco mais de calma?
2- O que o eu lírico faz, enquanto o tempo pede pressa?
3- Enquanto todos esperam a cura do mal, o que acontece?
4- O mundo gira veloz e o que faz o eu lírico?
5- Como é a vida para o eu lírico?
QUESTÃO DISSERTATIVA: Escrever um parágrafo para responder a seguinte pergunta:
* Em que essa canção faz pensar?
- Mostrar ao professor e aos demais amigos a sua resposta dissertativa.
_________________________________________________________________________________
AULA 2
1- Substituir por uma palavra sinônima os termos em destaque nos versos da música:
a- Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma : _______________________
b- Até quando o corpo pede um pouco mais de alma : _______________________
c- A vida é tão rara : _______________________
d- Enquanto todo mundo espera a cura do mal : _______________________
e- Um pouco mais de paciência : _______________________
2- É notório que as letras de músicas e poemas em geral, utilizam-se de linguagem conotativa, isto é, sentidos figurados, servindo-se muito de Figuras de Linguagem. Vamos relembrar algumas delas, e depois, realizar uma pequisa mais apurada de outras figuras que serão apresentadas depois da relembrança de três principais
Metáfora: ampliação de significado de uma palavra/expressão por comparação subentendida com outra.
Metonímia: substituição de uma palavra/expressão por outra de significado diferente, mas que representa o todo de uma parte; a parte de um todo, por exemplo.
Antítese: apresentação de uma série de pensamentos opostos e contraditórios.
* Achar no texto um exemplo de cada Figura de Linguagem acima relacionada.
_________________________________________________________________________________
AULA 3
1-Sendo assim, pesquisar em livros didáticos, gramáticas e na Internet as seguintes Figuras de Linguagem com um exemplo respectivo:
a- gradação;
b- eufemismo:
c- ironia;
d- paradoxo;
e-personificação;
f- comparação;
g- catacrese;
* Apresentar ao professor em sala de aula e aos colegas, a pesquisa das figuras acima.
2-Reler a letra da canção para reconhecer palavras ou expressões que se aproximam mais da linguagem informal. Responder o que se pede:
a- O que se entende por “fazer hora” e “ir na valsa”?
b- A que expressões formais elas correspondem?
c- "Pra" é o mesmo que "para". São variações para a mesma preposição: "pra" é uma forma reduzida de "para". Qual dessas variações é a mais usada em uma notícia de jornal, por exemplo?
3-Reler a terceira estrofe da música e analise com atenção o seguinte verso:
" E a loucura finge que isso tudo é normal"
a- A que se refere isso tudo?
b- O que a loucura finge o que é normal?
4- Reler as primeiras estrofes da música e responda:
a- Em que circunstâncias a vida não para?
b- Essas circunstâncias apontadas, de algum modo, contradizem o que se afirma em: " a vida não para?"
c- A vida não para apesar de tudo pedir um pouco mais de calma?
d- A vida não para embora o corpo peça um pouco mais de alma?
_________________________________________________________________________________
AULA 4
1- Leia com atenção a tirinha a seguir para responder atentamente o que se pede;
b- Quem são?
c- Quem os criou?
d-Conversam sobre o quê?
e- Por que motivo os personagens estão desenhados sem a boca? (Mafalda no 1º e último quadrinhos e Miguelito no 3º e no 4º)
2- É possível estabelecer alguma relação entre o tema da canção “Paciência” e o assunto tratado na tirinha da Mafalda?
3- O que ambas têm em comum?
4- Há diferenças? Quais são?
5- Elas se complementam? Por quê?
PROJETO DE PESQUISA
A classe se dividirá em dois blocos para realizar o que se pede;
A- GRUPO A: Pesquisar o que foi o movimento Hip Hop e o estilo musical Hap. Esse grupo poderá preparar slides ou apresentar um trabalho escrito ou video para expor as informações ao grupo e ao professor.
B- GRUPO B: Reler a letra da música "Paciência" e estudar a mudança da mesma para o rap. Ensaiar e apresentar à sala essa mudança, no tempo determinado pelo professor.
_________________________________________________________________________________
AULA 5
1- Ouça novamente a música "Paciência"- cantada por Lenine.
2- Apresentar em dois momentos, a pesquisa e o rap produzidos.
* A apresentação dos trabalhos poderão ser filmados e apresentados nesse espaço para apreciação de toda a equipe escolar.
*Sequência Didática elaborada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e, devidamente adaptada para o uso do Blog Família Roque Bastos, pelo Prof.Sérgio Luiz de Mello.
_________________________________________________________________________________
A FAMILIA ROQUE BASTOS parabeniza a todos os seus alunos e professores na luta incessante da busca aos saberes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário